21 de agosto de 2012

O SerAtento Como Comunicação Social

Os Primeiros Anos de um Projeto de Informação Solidária

Carlos Cardoso Aveline




O e-grupo SerAtento foi fundado em YahooGrupos em 2005 com a intenção de constituir “um território sutil dedicado à fraternidade sem fronteiras”.

Inspirado nas ideias que deram origem à primeira edição de “A Informação Solidária[1], o SerAtento é um empreendimento cooperativo de comunicação social.

Faz parte de um pequeno conjunto que inclui websites, blogs, publicações eletrônicas e um e-grupo em língua inglesa. Como âmbito de estudo teosófico, ele promove uma reflexão diária sobre a sabedoria universal que é comum às diferentes religiões e filosofias. Mas também estimula uma percepção crítica em relação às falhas das religiões organizadas e dos grupos esotéricos.

O objetivo é não só estudar e vivenciar o que há de bom, mas também identificar os erros do passado e do presente, e aprender com eles, de modo que não se tenha de repeti-los desnecessariamente.

O SerAtento tem como referência central as obras da pensadora russa Helena Petrovna Blavatsky. Ao lado do seu equivalente em inglês, E-Theosophy, ele funciona como um laboratório de pesquisa teórica e prática e faz parte de um pequeno sistema dinâmico de produção, publicação e distribuição de textos sobre filosofia. 

A Fase Inicial do Empreendimento

O SerAtento surge em 29 de agosto de 2005 como instrumento para realizar um curso online de dois meses sobre a primeira parte do livro “Três Caminhos Para a Paz Interior” [2]. O nome do grupo era “O Caminho do Guerreiro” e reproduzia o título da primeira parte da obra. Ao final do evento decidiu-se continuar o e-grupo, desvinculando-o de atividades impermanentes e tornando-o um projeto de longo prazo.

Em fevereiro de 2007, entra em ação o website www.FilosofiaEsoterica.com como um centro de documentação online a serviço do e-grupo. Em seguida o website passa a distribuir material semanalmente através de uma lista de emails. Em maio, circula o número zero da publicação mensal do site, “O Teosofista”. Pela primeira vez desde 1875, começava publicamente no Brasil um trabalho filosófico dedicado à pesquisa, ao estudo e à vivência da teosofia original.  

A Loja Independente de Teosofistas

Em janeiro de 2008 é definido publicamente que o SerAtento tem como tema a teosofia original e que é inspirado pelo trabalho da Loja Unida de Teosofistas, a LUT. O foco central das ações fica ainda mais claro.  

Em setembro de 2009 é colocado em operação o blog em inglês www.Esoteric-Philosophy.com. Em novembro, foi registrada em Los Angeles a criação da loja luso-brasileira da LUT. A loja surgia como resultado de um trabalho cujo principal âmbito de ação era o SerAtento.

Sete anos depois, o crescimento interno e externo do trabalho forçou os associados da loja luso-brasileira a declararem a sua independência da Loja Unida. Em setembro de 2016, eles formaram a Loja Independente de Teosofistas. A Loja reúne no mundo virtual um pequeno grupo de pioneiros, geograficamente espalhados em lados opostos do Oceano Atlântico. Além do mundo lusófono, o trabalho deles é influente em língua inglesa.

O SerAtento, o E-Theosophy e seus Aliados

Em 7 de julho de 2010 foi criado, sob o nome de E-Theosophy, um e-grupo em língua inglesa, inspirado na experiência do SerAtento. Pouco depois, em 29 de agosto, foi colocado em funcionamento o website em inglês www.TheosophyOnline.com.   

Em fevereiro de 2012, “The Aquarian Theosophist[3], a revista eletrônica mensal fundada por Jerome Wheeler nos Estados Unidos no ano 2000, passou a ser publicada pelos futuros fundadores da Loja Independente. 

Os textos em inglês possuem um público amplo. Através das suas páginas no Facebook, o trabalho cooperativo chega a um grande número de leitores em vários idiomas. Cada novo texto em língua portuguesa alcança de imediato milhares de pessoas. O impacto cresce em todas as frentes de modo constante. O acervo dos websites associados se expande.  

Segundo os coordenadores do esforço, o que foi feito até agora constitui um começo. O trabalho é como um conjunto de mudas de árvores: deve ser levado adiante com cuidado e determinação.  

Mudança Planetária Exige Visão do Futuro

Embora o momento humano atual seja de transição em escala geológica e civilizatória, poucas escolas de pensamento têm algo a dizer sobre o futuro. Entre elas está a teosofia original.  

O SerAtento acompanha, pesquisa e escreve a respeito da atual crise planetária. Os coordenadores do e-grupo e os associados de Loja Independente estão investigando o presente e o futuro humanos à luz da teosofia. Trata-se de perceber o atual momento planetário desde níveis superiores de consciência que são gradualmente ativados pelo estudo solidário da teosofia original. O futuro fará com que esta atuação em pontos decisivos produza resultados, que podem ser visíveis ou invisíveis. E sabemos que os resultados invisíveis são, frequentemente, os mais importantes.

O SerAtento e o E-Theosophy também discutem o futuro do movimento teosófico.

Consideram que o verdadeiro movimento esotérico opera sobretudo em um nível de compreensão universal e buddhi-manásico, isto é, ligado à alma imortal.

Este nível de compreensão permeia e transcende as dimensões mais densas da realidade, ajudando a estimular nelas uma nova consciência de corresponsabilidade planetária. Chegar a esta percepção é a meta da caminhada individual em busca da sabedoria.  

As prioridades do SerAtento são, pois, o autoconhecimento, a autorresponsabilidade, a compreensão da teosofia original e o esforço por viver com ética. O grupo afirma que só um conhecimento profundo de si mesmo permite compreender o futuro saudável do planeta Terra e participar criativamente da sua construção.  

NOTAS:

[1] A obra A Informação Solidária”, de Carlos Cardoso Aveline (Edifurb, 2001), está disponível em PDF em nossos websites associados.

[2]Três Caminhos Para a Paz Interior”, Carlos Cardoso Aveline, Ed. Teosófica, Brasília.


000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   


000