18 de outubro de 2016

Os Jovens e a Filosofia Esotérica

A Teosofia Autêntica Questiona
Rotinas e é Naturalmente Renovadora

Joaquim Duarte Soares




Qual é o valor da teosofia para as novas gerações?

A Loja Independente de Teosofistas (LIT) existe desde setembro de 2016, mas seu trabalho é muito anterior. O fato simbólico de ela ser provavelmente a primeira loja teosófica a ter como gênese e “base operativa” a luz astral - pois nasceu e mantém-se no espaço “virtual” da Internet - é um sinal claro de que ela está adaptada aos novos tempos e às novas gerações.

Sabemos o quanto os mais jovens se movimentam pelo “espaço universalista” da Internet, através de emails, websites, redes sociais, blogs, etc. As novas gerações convivem muito à vontade, muitas vezes de modo desconcertante para os mais velhos, com o mundo virtual e com as potencialidades de meios de informação e conhecimento que funcionam à velocidade da luz.

Por outro lado, vivemos um momento da história em que grande número de jovens, e menos jovens, se mobiliza por causas nobres. Hoje em dia, milhões de adolescentes e jovens adultos estão lutando (e muitos outros milhões estão dispostos a lutar) por um mundo mais justo e fraterno, pela proteção da natureza, pelo esbatimento das desigualdades sociais, pela defesa dos mais desfavorecidos e desprotegidos, pelo fim das guerras.

O ideal da vida simples e voltada para a beleza, criatividade, sabedoria e espiritualidade, é também algo que atrai um número cada vez maior de jovens. Conscientes da sua responsabilidade para com o planeta, a humanidade e as gerações do futuro, eles querem tomar as rédeas do destino e anseiam quebrar as cadeias que continuam a oprimir as consciências. Claro que no meio de tudo isto há muitos excessos, mas, no essencial, e de uma forma geral, os jovens de hoje já não se sentem cidadãos desta civilização decadente mas antes de um novo mundo. A consciência planetária é já para eles uma realidade palpável.

Dentro desta perspectiva, é preciso dizer a um número cada vez maior de jovens algo que consta de uma mensagem mandada anos atrás ao e-grupo SerAtento:

“O movimento teosófico é a melhor coisa de que a humanidade dispõe e a única verdadeira filosofia universalista, capaz de eliminar a causa das guerras, da injustiça social, da corrupção na política, da opressão econômica e da destruição da natureza.”

É possível constatar que os jovens vêm apresentando uma grande abertura mental para o transcendente. Alguns encontram satisfação nas mil e uma formas da chamada cultura “new age”. Outros demonstram um certo desdém por tudo o que tenha o cunho de “espiritual”, pelo simples fato de que a sua própria razão e consciência lhes mostram o absurdo de todo aquele circo.

Mais uma vez se revela a necessidade imperiosa de uma filosofia, de uma sabedoria, que satisfaça tanto o coração como a cabeça. E nada melhor do que a Filosofia Esotérica.

É preciso demonstrar que a teosofia é a essência da ecologia, da política com ética, dos movimentos sociais verdadeiramente reformadores (porque reformam primeiro as consciências), da economia solidária, da arte que inspira e eleva, da educação com alma, da ciência com espírito, das religiões com sabedoria.

Para isso é necessário que haja teosofistas dedicados a desmontar as muitas ilusões que envolvem o esoterismo. No fundo, é preciso resgatar o programa, a dinâmica e o modo de trabalhar de H.P. Blavatsky e seus estudantes.

É preciso demonstrar que a verdadeira filosofia esotérica é aquela que tudo abarca e que não há assunto que esteja fora do seu alcance e da sua influência. É preciso não ter medo de ser polêmico, de desmascarar o erro e os ídolos de “pés de barro”, nem ter medo de discutir seja o que for, dentro da perspectiva elevada das verdades teosóficas. É preciso assumir um pouco dessa irreverência que caracteriza e atrai a juventude.

Os jovens querem conhecer os grandes sábios da humanidade, de Buddha a Platão, passando por Jesus e Confúcio. Mas eles não querem a letra morta dada nas aulas enfadonhas de filosofia nas universidades. Pelo contrário, eles procuram o espírito que vivifica - e esse espírito é oferecido pela Teosofia.

Os jovens querem seguir os grandes exemplos dos servidores do bem geral, de Gandhi a Mandela, passando por Giordano Bruno e Hipátia. Vendo que em todos pulsam as mesmas verdades que a teosofia original proclama sentirão inevitavelmente em seu coração a mesma chama que outrora iluminou outros.

Os heróis de ontem podem e devem inspirar os servidores de amanhã.

A LIT, com a sua configuração não-burocrática, sua base nos ensinamentos originais intemporais, o seu foco na autonomia solidária, está capacitada para ser um elemento fundamental no despertar das novas gerações. Sua proposta é verdadeiramente atrativa.

Tornar o movimento teosófico estimulante para os jovens passa por (re)conduzir o movimento à teosofia autêntica e ao programa original. Não há fórmula melhor do que esta.

Lemos o seguinte no texto “A Teosofia da Civilização Futura”:

“Na era de Aquário, que começou há pouco mais de cem anos, a iluminação espiritual nada mais tem a ver com ‘rebanhos’, ou com ‘pastores’. Ela é impulsionada, isto sim, por indivíduos livres e responsáveis por suas próprias vidas. A partir de agora, a ação solidária deve preservar a originalidade essencial de cada ser, ao mesmo tempo que todo cidadão pode vivenciar a unidade interior que o liga aos outros seres.” [1]

Citando novamente palavras de uma mensagem mandada ao e-grupo SerAtento:  

“Com um pouco de esforço e ajuda mútua, a gente consegue espalhar esta compreensão. É como bola de neve. No começo, o trabalho é pequeno. Depois pega o ritmo.”

A gente consegue.

NOTA:

[1] O texto citado está em nossos websites associados. 

000

Uma primeira versão do artigo “Os Jovens e a Filosofia Esotérica” foi publicada no e-grupo SerAtento, de YahooGrupos, em novembro de 2010.

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:  


000