25 de janeiro de 2018

Democracia Exige Respeito à Lei

Os Diferentes Setores da Sociedade
Devem Ser Liderados por Pessoas Honestas

Carlos Cardoso Aveline





Como é sabido em meios teosóficos, a cada final de século tem ocorrido uma expansão das ideias humanistas na história da civilização ocidental. O esforço é feito sob a observação dos Mestres de Sabedoria e ajudado por eles desde os níveis superiores de consciência.

No Brasil, a Constituição de 1988 foi a grande conquista do final do século vinte. A Carta Magna constitui uma referência central na construção de um país em que a consciência teosófica floresça.

Para o fortalecimento da democracia, deve haver um respeito sincero pela Constituição, pelo parlamento e pelos tribunais. Seja de direita ou de esquerda, nenhum líder político, mesmo que autoritário ou ambicioso, pode colocar-se acima da lei ou liderar impunemente uma organização criminosa.

Desrespeitar tribunais e juízes é inadmissível. Tampouco se pode aceitar que alguém roube dinheiro do povo enquanto promove mecanismos de manipulação mental coletiva visando o controle da opinião pública.

Os partidos políticos cumprem uma função importante em qualquer país democrático, e precisam ser liderados por pessoas honestas e equilibradas.

Esta necessidade se aplica igualmente a todos os setores políticos. Abrange os mais diversos aspectos da comunidade. O criminoso que usa um discurso conservador e o delinquente que se esconde sob um discurso “progressista” precisam ser tratados do mesmo modo, de acordo com a lei.  

O juiz federal Sérgio Moro escreveu estas palavras lúcidas e ponderadas no item 961 da sua sentença de 12 de julho de 2017, que condenou Luiz Inácio Lula da Silva a prisão: 

“Registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado ‘não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você’.”

Há uma dimensão espiritual no sentimento de respeito à lei que faz parte da cidadania.  

O cultivo da ética nas diversas esferas da vida facilita o fortalecimento do movimento teosófico. Por outro lado, um movimento esotérico autêntico constitui uma base oculta decisiva para que haja uma verdadeira democracia.

Na medida em que as escolas de pensamento filosófico trabalham com níveis superiores e universais de consciência, elas constroem a base da comunidade justa e sábia do futuro.

000

O artigo acima foi publicado nos websites associados em 25 de janeiro de 2018 e atualizado em 25 de abril de 2020.

000


Leia mais:


000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto).  


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:


000