Páginas

12 de maio de 2025

A Verdade Assusta Quem se Apega a Ilusões

 
Por que Tantos Teosofistas Ainda
Protegem as Fraudes do Século 20?  
 
Carlos Cardoso Aveline




Tentando evitar a vergonha de fazer circular as histórias de Charles Leadbeater sobre suas supostas viagens a Marte, as editoras teosóficas de Adyar, nos EUA, no Brasil e em outros países cortaram todas as passagens “marcianas” nas reedições do livro dele “A Vida Interna”, desde os anos 1960 para cá.

Mas estão escondendo apenas as falsidades que já foram publicamente desmoralizadas.

Há muitas outras afirmações absurdas, nas obras dele, cuja falsidade ainda não ficou demonstrada de uma maneira tão evidente, frontal e completa. E continuam circulando sob a proteção dos líderes da estrutura de poder ritualista criada por Leadbeater e Annie Besant. A ideia de teosofia é usada como fachada para encobrir os rituais, e também como fonte de prestígio. 

Os integrantes experientes da Sociedade de Adyar todos sabem muito bem que Leadbeater é uma fraude.

Mas como foi ele quem criou os ritualismos falsos dos quais eles fazem parte - maçonaria, Rito Egípcio, etc. - eles agem como se não soubessem de nada, e ainda tratam de evitar que a verdade venha a público.

Atacam os amigos da verdade, como se dizer a verdade fosse algo antifraterno porque “a verdade dói”.

Ora, a verdade é a única garantia da fraternidade. A falsificação de ensinamentos sagrados, esta sim, é antifraterna, como no caso de Leadbeater, e leva gerações de pessoas honestas a um desvio em que perdem o rumo espiritual.

A falsidade é antifraterna mesmo quando se disfarça de boa educação. Ser sincero, e respeitar a sinceridade, são dois fatores que estão na base de toda real fraternidade.

A falsidade leva à hipocrisia mais cedo ou mais tarde. 

Mesmo a mentira que começa com boas intenções termina mais adiante num claro descaramento. Por isso a opção pela sinceridade precisa ser incondicional, em teosofia como em todas as coisas.

Para Helena Blavatsky, não há religião, nem ritual, nem vaidade, nem busca de poder pessoal, nem ilusão alguma mais importante que a verdade.

000

O artigo “A Verdade Assusta Quem se Apega a Ilusões” foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas em torno do momento exato da Lua Cheia, no dia 12 de maio de 2025.

000

Leia mais:









* Outros artigos de Carlos Cardoso Aveline.


000



Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.

000