Observar os Efeitos
Práticos da Paz Interior
Carlos Cardoso Aveline

* Os animais agem com moderação por instinto, mas os humanos precisam ter sabedoria por mérito próprio. O presente e o futuro de um país ou civilização dependem da moderação e do autocontrole que cada indivíduo tenha, de modo a respeitar em sua própria alma o bem comum e a defender a felicidade dos outros.
* Não basta erguer de vez em quando a mente e as emoções acima da ignorância. É necessário firmar a independência pessoal com um vigor concreto e terrestre, bastante material, feito na direção da luz. A força terrestre que obedece à energia superior deve vencer a batalha material na luta contra a força terrestre que ainda não aprendeu a obedecer à Lei e à intenção correta. A média da consciência diária deve ser elevada enquanto se ergue e se purifica os pontos mais baixos da consciência. Para isso é necessária uma vontade indômita.
* Diz um antigo provérbio turco que, quando o machado entrou na floresta, as árvores comentaram: “O cabo é um dos nossos”. O ditado tem um sentido profundo. Para o lenhador que corta árvores, o cabo de madeira do machado é um convite à moderação. O autocontrole leva à bem-aventurança. A floresta sustenta a todos, se for preservada, mas não há civilização sem florestas. [1]
* A ignorância é mais confortável que a sabedoria, ou assim parece. Por isso nem todos sabem que abrir mão de coisas materiais e posições de destaque pessoal permite conquistar o mais valioso, que é invisível. Quem tem discernimento percebe que desapegar-se do egoísmo permite alcançar o seu oposto. E que a ação justa produz contentamento. A pobreza é amiga da sabedoria. Quando cumpre seu dever perante a alma espiritual, o peregrino deixa de lado o que não vale a pena e conhece pouco a pouco a bem-aventurança.
O Passado é Fonte de Inspiração para o Futuro
* A visão que temos das nossas origens é um fator determinante da nossa visão de futuro. Este necessário equilíbrio está presente em todos os níveis da vida.
* Quando um peregrino vê suas origens como um conjunto que envolve mais de uma encarnação - incluindo, portanto, níveis superiores de consciência - a visão de futuro do indivíduo passa a ser mais ampla e profunda.
* No âmbito familiar ou de uma comunidade qualquer, uma visão espiritual do passado sustenta uma visão espiritual do presente, e estabelece também a estrutura e a substância interna de um futuro melhor. A compreensão do passado determina secretamente o futuro da comunidade.
* A visão que uma loja filosófica tem da linhagem a que pertence é um fator decisivo para a fonte de legitimidade e de magnetismo superior da associação. Fundada em 2016, a Loja Independente de Teosofistas, por exemplo, vê como parte da sua origem os escritos do Visconde de Figanière (1827-1908). Amigo pessoal e aluno de Helena Blavatsky, Figanière é autor de livros clássicos importantes e escreveu artigos publicados por Blavatsky nas revistas que ela editava.
O Bem-Estar e o Bom Senso
* O discernimento é indispensável no caminho da sabedoria, porque a aparência de ideias nobres é com frequência usada para disfarçar ações ignóbeis.
* O escritor brasileiro Lima Barreto abordou o processo pelo qual o discurso elegante serve para esconder os fatos reais: “Em nome da religião têm-se praticado muitos crimes; em nome da arte têm-se justificado muitas sem-vergonhices; mas, atualmente, é a ciência que justifica crimes e também assaltos aos minguados orçamentos do país.” [2] Tendo por arma a força da ironia, Lima Barreto desmascarou a astúcia da ignorância espiritual organizada.
* Quando olhamos as misérias do nosso tempo, fica fácil perceber que a paz interna deve ser incondicional, e que ela precisa fluir com independência em relação ao mundo externo. Por outro lado, o tesouro que está nos céus é imortal. A libertação da consciência enfrenta obstáculos, mas avança devagar e sempre.
Resultados Práticos da Paz de Espírito
* Não é tarefa simples enumerar os efeitos da harmonia na alma das pessoas.
* Uma profunda paz mental pode tornar-se um fato sociológico em grande escala, na medida em que a paz se expande e produz um sentimento de boa vontade entre diferentes grupos e classes sociais. As formas políticas e religiosas de egoísmo passam então a desaparecer.
* A harmonia emocional com nós mesmos e com os que estão mais próximos de nós reduz radicalmente o medo; cura ou reduz os efeitos da maior parte das doenças; previne a maioria das enfermidades; torna desnecessárias e desagradáveis mil e uma maneiras de ser hostil; multiplica a cooperação e a ajuda mútua nos parlamentos; expande a criatividade em cada ação social e econômica; e permite que as nações economizem dinheiro que de outro modo seria desperdiçado em guerras, ou em preparações militares.
* No plano individual, a paz interior expande a felicidade e o contentamento; elimina as causas da ansiedade; promove o amor e o bem-estar no casamento e em outras formas de vida familiar; cura a doença emocional do consumismo; torna o indivíduo capaz de avançar no caminho espiritual; permite que cada ser humano seja amigo das árvores e dos animais; e capacita as pessoas a agir de maneira mais sábia em todos os aspectos da vida.
* Estes exemplos facilmente se multiplicam, à medida que pensamos neles.
NOTAS:
[1] Leia “A Oração das Árvores” e “A Magia das Árvores”.
[2] Do livro “Feiras e Mafuás”, Lima Barreto, Editora Mérito, São Paulo e Rio de Janeiro, 1953, 312 pp., ver p. 09.
000
O artigo “Ideias ao Longo do Caminho - 62” foi publicado como item independente em 28 de julho de 2025. Uma versão inicial e anônima dele pode ser vista na edição de setembro de 2020 de “O Teosofista”, pp. 15-17.
000
Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the Road”, de Carlos C. Aveline, não há uma identidade exata entre os conteúdos das duas coletâneas de pensamentos do autor. Desde 2018 a série “Thoughts Along the Road” está sendo publicada também em espanhol sob o título de “Ideas a lo Largo del Camino”.
000
Leia mais:
000

Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
000