Quando o Discípulo é Sincero, Consegue
Ver a Autenticidade Essencial do Mundo

* Confiança e confiabilidade são dois fatores inseparáveis. Porém, ser digno de confiança é mais valioso do que confiar.
* Do mesmo modo, ser amigo é mais importante que ter amigos.
* Ao invés de reclamar, é melhor agradecer. Mais vale fazer do que pedir, realizar do que prometer, ajudar do que ser ajudado. [1]
* O indivíduo que é confiável tende naturalmente a confiar, tanto na vida como em si mesmo e nos outros. E não fará isso de olhos cegos, mas com discernimento. O cidadão que não é confiável, porém, inclina-se facilmente a ficar desconfiado. Pode inclusive sofrer da doença da suspeita, porque o seu subconsciente sabe que ele mesmo não merece confiança.
* Quando alguém se perguntar, portanto, se pode confiar nisso ou naquilo, deve perguntar a si mesmo: “Da minha parte, eu sou confiável? Minha palavra é firme e estável? Minhas ações merecem a confiança de todos?”
* Depende de cada peregrino ser digno da confiança das pessoas com quem se relaciona. Quando todos fizerem isso, o mundo inteiro será confiável.
* Se as pessoas começassem subitamente a confiar em tudo e todos, teríamos um problema grave de ingenuidade. Porém para aquele que é digno de confiança, o ato de confiar na vida ocorre naturalmente.
* Ter confiança não pode ser algo obrigatório. A dúvida não é o inimigo. A dúvida ajuda o peregrino, por levar ao estudo e à pesquisa até que surja a compreensão. Além de examinar se o ensinamento que estudamos é autêntico, cabe investigar se nós mesmos somos autênticos e como aumentar nossa legitimidade.
* O ensinamento teosófico autêntico é aquele que mostra a ilusão em mim e que me ajuda a libertar-me dela, tornando minhas ações mais honestas e mais duradouras. Aprender teosofia é tornar-se cada vez mais autêntico. Se eu for confiável, entrarei em sintonia interior com o que é verdadeiro e deixarei de lado, passo a passo, o mundo das ilusões.
* Quando o discípulo é sincero em tudo o que faz, mas não ingênuo, torna-se visível para ele o caráter essencialmente autêntico do mundo, coisa que outros talvez não consigam perceber.
* O cosmo inteiro avança segundo a lei da sintonia e da afinidade. Aceitando a sua insignificância diante da lei universal, o peregrino descobre o que há de melhor em si próprio. A humildade interior o liberta de tudo o que não é confiável.
* O estudo da filosofia esotérica coloca as esperanças e dificuldades pessoais dentro de um contexto mais amplo, de modo que a alma se liberta para o mundo da paz e da sabedoria.
A Doutrina Secreta Como Mantra Ioga
* Vista superficialmente, a prática de um mantra consiste na recitação repetida de uma ou mais palavras sagradas. Visto em profundidade, o mantra é não só um som físico, mas uma ideia espiritual.
* A obra máxima da filosofia esotérica moderna, “A Doutrina Secreta”, tem entre os seus numerosos aspectos uma dimensão mântrica.[2] Ao longo das suas cerca de 1500 páginas - na edição original em inglês - o leitor está constantemente abordando e pronunciando mentalmente, pelo mero fato de ler o livro, um número incontável de palavras referentes ao mundo divino, e expressando igual número de ideias sagradas. O efeito é o de um mantra. Outros grandes livros da literatura mística produzem resultados práticos similares.
* Pouco a pouco a mente do estudante toma a forma daquilo que ele contempla. Através de uma leitura calma e sincera, ele perde interesse em temas mundanos à medida que aumenta a sua compreensão do mundo divino.
* A metafísica teosófica ensinada por Helena Blavatsky é uma forma de Jnana Ioga que nos convida à prática de Carma Ioga e de Raja Ioga; no entanto ela também constitui Mantra Ioga em si mesma, e anda perto de Bhakti Ioga, se levarmos em conta os aspectos essenciais e não meramente formais de cada um destes campos de conhecimento.
NOTAS:
[1] Veja o artigo Oração Para Aqueles que Curam.
[2] Clique para ver o que já foi traduzido ao português da edição original de 1888 da obra A Doutrina Secreta.
000
O artigo “Ideias ao Longo do Caminho - 69” está disponível nos websites da Loja Independente de Teosofistas desde 26 de janeiro de 2026. Uma versão inicial e anônima dele pode ser vista na edição de abril de 2021 de “O Teosofista”, pp. 9-10.
000
Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the Road”, não há uma identidade exata entre os conteúdos das duas coletâneas de pensamentos do autor. Desde 2018 a série “Thoughts Along the Road” está sendo publicada também em espanhol sob o título de “Ideas a lo Largo del Camino”.
000
Visite os nossos canais no YouTube:
* Canal Filosofia Esotérica:
* Canal Loja Independente de Teosofistas:
000
Leia mais:
000

Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
000

