29 de dezembro de 2025

Ivan Il’in e a Consciência Legal

 
O Sentido de Justiça Como Sentimento Espiritual
 
Carlos Cardoso Aveline




A base e origem de toda regra de conduta, contrato social ou lei positiva está na Lei natural que cada ser humano saudável pode encontrar em seu próprio coração.

Por causa disso o filósofo russo Ivan Il’in escreveu o seguinte em seu livro sobre a essência da consciência legal:

“A Lei no seu sentido original e ‘natural’ é apenas uma forma necessária do ser espiritual de um humano.”

E acrescentou:

“A lei natural como uma forma necessária do ser espiritual é o patrimônio mais precioso da humanidade. Fora desta forma não há um caminho para sabedoria, para a virtude, para a Divindade, nem para as satisfações últimas e mais elevadas do Espírito. Toda diminuição da lei natural degrada o valor humano; cada violação desta lei é espiritualmente contrária à natureza. Portanto é essencial mantê-la e apoiá-la contra aqueles que a violam e não a reconhecem; é essencial protegê-la, afirmando-a através de um reconhecimento, uma proclamação e uma compreensão coletivos e organizados.” [1]

A palavra “lei”, no sentido não-burocrático, está associada aos conceitos de “Dharma”, potencialidade divina, dever, sabedoria, e ética.

Uma questão-chave para aqueles que desejam estudar e investigar a trajetória passada e futura do carma humano consiste em avaliar de que maneira as pessoas e comunidades veem as ideias de lei e dever. O mesmo se aplica ao movimento esotérico.

O caminho da sabedoria está em estudar a Lei natural presente na alma e viver de acordo com ela, tanto quanto possível.

NOTA:

[1] Ivan Il’in, em seu livro “On the Essence of Legal Consciousness”, Wildy, Simmonds & Hill Publishing, 2014, Reino Unido, 391 pp., ver p. 158.

000

O texto “Ivan Il’in e a Consciência Legal” está disponível nos websites da Loja Independente de Teosofistas desde 29 de dezembro de 2025. Uma versão inicial dele, sem indicação do nome de autor,  faz parte da edição de fevereiro de 2026 de “O Teosofista”, páginas 13-14. 

000

Leia mais:









* Veja alguns textos do filósofo russo Ivan A. Il’In (1883-1954).

* Examine nos websites da LIT a seção temática sobre Cristianismo e Teosofia.

000



Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 

000