14 de outubro de 2016

O Que é um Teosofista?

A Importância de Procurar a Verdade Por Si Mesmo

Helena P. Blavatsky


  

..... Todos os pensadores  e investigadores originais do lado oculto da natureza, sejam materialistas - aqueles que veem na matéria “a promessa e a potencialidade de toda força terrestre” - ou sejam espiritualistas (aqueles que descobrem no espírito a fonte de toda energia e também de toda matéria) foram e são, propriamente falando, teosofistas.  Porque, para ser teosofista, não é necessário reconhecer a existência de qualquer Deus ou divindade especial. 

Basta adorar  o espírito da natureza viva, e tentar identificar-se com ela. Trata-se de reverenciar esta Presença, a Causa invisível, que no entanto está sempre se manifestando em seus resultados incessantes; o Proteus intangível, onipotente, e onipresente: indivisível na sua  Essência e na sua forma indefinida, e no entanto aparecendo sob todas as formas e sob cada uma delas; e que está aqui e lá,  em todo lugar e em lugar algum; que é TUDO e NADA; ubíquo e no entanto uno; a Essência que preenche, reúne, amarra e contém todas as coisas,  e que está presente em tudo. 

Pode-se ver agora, cremos, que, quer sejam classificados como teístas, panteístas ou ateus, tais homens estão próximos de todos os outros. 

Seja como for, uma vez que um estudante abandona o velho e desgastado caminho da rotina e entra no caminho solitário do pensamento independente - em direção à divindade - ele é um teosofista. É um pensador original, um buscador da verdade eterna e que possui “uma inspiração própria” para resolver os problemas universais.

A teosofia é aliada de todo aquele que busca seriamente, da sua própria maneira,  obter um conhecimento do Princípio Divino, da relação  do homem com este Princípio e das manifestações deste Princípio na natureza. 

Ela é também aliada da ciência honesta -  algo que é  diferente de muita coisa apresentada como ciência exata, física -  enquanto esta última não invadir indevidamente os domínios da psicologia e da metafísica.

000

O fragmento acima faz parte do artigo What Are The Theosophists?” publicado na coletânea  de três volumes “Theosophical Articles”, Helena P. Blavatsky, Theosophy Co., Los Angeles, volume I, 1981. Ver pp. 51-52. Foi publicado em português originalmente na publicação eletrônica “O Teosofista” edição de março de 2010.

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   


000