7 de outubro de 2017

Uma Alavanca Para Mover o Mundo

O Destino do Nosso Globo,
e o Modo Eficaz de Mudá-lo

Carlos Cardoso Aveline




“Dê-me uma alavanca suficientemente longa
e um lugar de apoio, e eu moverei o mundo.”

(Arquimedes 230 A.E.C.)



É sempre fácil e agradável, no curto prazo, focar nossas mentes no que pensamos que está errado na conduta dos outros, e no mundo.

Discutir tudo o que não está certo ao nosso redor nos dá uma sensação de que nós somos corretos, e somos poderosos, e espertos. Fica de lado, assim, aquela incômoda percepção de que não estamos fazendo tudo o que podemos para viver da maneira adequada. É como se tivéssemos um álibi para postergar o nosso aperfeiçoamento. Dizemos a nós mesmos:

“O mundo, ou esta ou aquela situação, está passando por tantos problemas que preciso reformar o mundo primeiro, e mudar aquela circunstância, antes de aperfeiçoar a mim mesmo.”

O raciocínio é falso porque a minha existência é precisamente aquela parte do universo que - estando ligada a todas as outras - é meu dever cuidar. Aperfeiçoar a si mesmo é o primeiro passo inevitável para quem deseja ajudar o mundo.

O propósito de identificar erros ao nosso redor é apenas evitar que  o Erro seja imitado desnecessariamente, ou tenha uma influência indevida no meio em que vivemos.  

A verdadeira compaixão e o autossacrifício animam as tentativas sinceras de reformar o mundo externo.  No entanto, a eficiência de tais esforços depende da aplicação dos princípios da ação inteligente e da conservação da energia.

Devemos mudar os aspectos decisivos da realidade, e não sua aparência. Precisamos agir naquilo que depende de nós. Assim, cabe começar mudando as nossas próprias vidas. Se queremos “uma alavanca para mover o mundo”, a alavanca é - o nosso próprio ser.  A primeira tarefa consiste em dar uma direção definida a cada dia para os nossos pensamentos e ações, e ensinar os outros pelo exemplo.  

Os seres humanos de boa vontade são corresponsáveis pelo futuro da Terra. Nosso planeta está destinado a viver em harmonia com o princípio da fraternidade universal. Não há necessidade de preocupar-se com o momento exato em que será alcançada essa meta, porque a teosofia nos ensina uma visão de longo prazo da vida.  O nascimento do futuro com frequência acontece através de crises geológicas e cataclismos, e o espírito humano deve estar à altura da ocasião.  

A responsabilidade é individual.  De acordo com a tradição, o famoso matemático grego Arquimedes disse, mais de dois mil anos atrás:

“Dê-me uma alavanca suficientemente longa e um lugar de apoio, e eu moverei o mundo.”

No século 21, podemos usar o poder criativo do pensamento para melhorar a atmosfera psíquica do nosso globo.

O filósofo francês Maine de Biran estava correto ao escrever que “ninguém pensa sobre o hábito”, ou sobre aquilo com o que está acostumado. [1] É tarefa da filosofia questionar o que parece óbvio e no entanto é falso. Desse questionamento nasce a inteligência transformadora da alma, que atua de dentro para fora. 

É autoevidente o fato de que todo cidadão possui em si mesmo a Alavanca de Arquimedes. Desde um ponto de vista prático, a alavanca global é a vontade espiritual de cada indivíduo altruísta.

O ponto de apoio para mover o mundo é o nosso próprio eu superior ou alma espiritual.  O tempo da ação é o agora; porém o agora é contínuo e inclui diversas encarnações.

Nenhum indivíduo está sozinho no esforço. Cada cidadão atento é um centro único e criativo no universo do bom carma da humanidade.

NOTA:

[1] Clique para ver o livro de Maine de Biran Influence de L’Habitude sur la Faculté de Penser”,  Paris, edição original do Ano XI da revolução francesa,  ou seja, 1803. Ver p. 01.

000

O artigo “Uma Alavanca para Mover o Mundo” foi publicado em outubro de 2017.

000

Veja em nossos websites os artigos “O Centro do Círculo de Pascal”, “Meditação pelo Despertar Planetário”, e “O Poder de Mudar o Mundo”. 

000

Em 14 de setembro de 2016, depois de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu criar a Loja Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um futuro saudável

000