7 de outubro de 2017

Uma Alavanca Para Mover o Mundo

O Destino do Nosso Globo,
e o Modo Eficaz de Mudá-lo

Carlos Cardoso Aveline




“Dê-me uma alavanca suficientemente longa
e um lugar de apoio, e eu moverei o mundo.”

(Arquimedes 230 A.E.C.)



É sempre fácil e agradável, no curto prazo, focar nossas mentes no que pensamos que está errado na conduta dos outros, e no mundo.

Discutir tudo o que não está certo ao nosso redor nos dá uma sensação de que nós somos corretos, e somos poderosos, e espertos. Fica de lado, assim, aquela incômoda percepção de que não estamos fazendo tudo o que podemos para viver da maneira adequada. É como se tivéssemos um álibi para postergar o nosso aperfeiçoamento. Dizemos a nós mesmos:

“O mundo, ou esta ou aquela situação, está passando por tantos problemas que preciso reformar o mundo primeiro, e mudar aquela circunstância, antes de aperfeiçoar a mim mesmo.”

O raciocínio é falso porque a minha existência é precisamente aquela parte do universo que - estando ligada a todas as outras - é meu dever cuidar. Aperfeiçoar a si mesmo é o primeiro passo inevitável para quem deseja ajudar o mundo.

O propósito de identificar erros ao nosso redor é apenas evitar que  o Erro seja imitado desnecessariamente, ou tenha uma influência indevida no meio em que vivemos.  

A verdadeira compaixão e o autossacrifício animam as tentativas sinceras de reformar o mundo externo.  No entanto, a eficiência de tais esforços depende da aplicação dos princípios da ação inteligente e da conservação da energia.

Devemos mudar os aspectos decisivos da realidade, e não sua aparência. Precisamos agir naquilo que depende de nós. Assim, cabe começar mudando as nossas próprias vidas. Se queremos “uma alavanca para mover o mundo”, a alavanca é - o nosso próprio ser.  A primeira tarefa consiste em dar uma direção definida a cada dia para os nossos pensamentos e ações, e ensinar os outros pelo exemplo.  

Os seres humanos de boa vontade são corresponsáveis pelo futuro da Terra. Nosso planeta está destinado a viver em harmonia com o princípio da fraternidade universal. Não há necessidade de preocupar-se com o momento exato em que será alcançada essa meta, porque a teosofia nos ensina uma visão de longo prazo da vida.  O nascimento do futuro com frequência acontece através de crises geológicas e cataclismas, e o espírito humano deve estar à altura da ocasião.  

A responsabilidade é individual.  De acordo com a tradição, o famoso matemático grego Arquimedes disse, mais de dois mil anos atrás:

“Dê-me uma alavanca suficientemente longa e um lugar de apoio, e eu moverei o mundo.”

No século 21, podemos usar o poder criativo do pensamento para melhorar a atmosfera psíquica do nosso globo. O filósofo francês Maine de Biran estava correto ao escrever que “ninguém pensa sobre o óbvio”.

É autoevidente o fato de que todo cidadão possui em si mesmo a Alavanca de Arquimedes. E vale a pena pensar a respeito. Desde um ponto de vista prático, a alavanca global é a vontade criadora de cada indivíduo altruísta.

O lugar de apoio é o seu próprio eu superior ou alma espiritual.  O tempo da ação é agora; e  também inclui diversas encarnações.

Nenhum indivíduo está sozinho no esforço. Cada cidadão atento é um centro único e criativo no universo do bom carma da humanidade.

000

Veja em nossos websites os artigos “O Centro do Círculo de Pascal”, “Meditação pelo Despertar Planetário”, “Meditando Pelo Despertar de Portugal”, “Meditando Pelo Despertar do Brasil”, “Meditando Pelo Despertar da Amazônia”, “O Poder de Mudar o Mundo” e “Meditando no Despertar da Minha Cidade”.

000

Em 14 de setembro de 2016, depois de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu criar a Loja Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um futuro saudável

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:  


000