7 de outubro de 2017

O Carma da Mídia, da Arte e da Literatura

Progressos Sociais Verdadeiros Surgem do
Crescimento da Sabedoria na Alma Humana

Carlos Cardoso Aveline




Depois de vários milênios de mudança social constante e incontáveis tentativas de “reformar o mundo” e “fazer revoluções”, começa a chegar a hora de percebermos que só pode haver uma transformação para melhor na sociedade se ela for resultado de um progresso feito nas almas das pessoas, em primeiro lugar.

Quando os seres humanos purificam o estado de suas mentes, passando a ser amigos da ética e da sinceridade, todas as coisas terrestres trilham naturalmente o caminho da cura.

Enquanto os cidadãos fazem o oposto disso e tentam mudar a sociedade sem mudar a si próprios, a mediocridade colhe o que a mediocridade plantou.

O tipo correto de transformação social acontece quando as pessoas pensam em seus deveres, mais do que em seus “direitos”. Porém, cabe lembrar que o comportamento ético ou antiético da população não ocorre por acaso. Ele não obedece ao vento. Ele é guiado em grande parte por uma coisa que se pode chamar de “atmosfera cultural da época”.

A Ação Sutil de Escritores e Líderes

Uma obra fisicamente rara, publicada em 1918 e hoje disponível em nossos websites, examina a poderosa influência dos artistas e escritores sobre o carma humano. [1]

Pensadores e líderes sociais exercem uma ação sutil em larga escala, que ajuda ou atrapalha o equilíbrio moral e a prática da simplicidade voluntária nas populações. Às vezes eles estimulam direta ou indiretamente o crime, a luxúria, a pornografia, a violência, o abuso e a doença da depressão psicológica. Exemplos clássicos de pensamento negativo em literatura podem ser encontrados em algumas obras de F. Dostoievsky ou E. Zola, para mencionar apenas dois nomes clássicos.

No século 21, sentimentos e pensamentos negativos são transmitidos a milhões de pessoas através de jornais e televisão, de arte, música, filmes e pela internet.

A questão da negatividade cultural é decisiva para a qualidade da vida. Assim como há uma saúde física a ser preservada, também existe uma saúde emocional e mental, e elas devem ser defendidas. É provavelmente mais fácil evitar alimentos físicos contaminados do que o veneno emocional e as ilusões mentais. A mídia não é inocente nesta luta. Ela ajuda ou atrapalha a evolução humana.

Cabe ao jornalista e divulgador honesto abrir os olhos e questionar a rotina cega. Cada cidadão deve ser vigilante em relação ao tipo de Arte ou de Jornalismo que admira e estimula.

É verdade que a dimensão dramática da vida faz parte da aventura humana. Por outro lado, o desânimo e o egoísmo obstruem o caminho da paz. Um conhecimento da lei do equilíbrio universal é fonte de bem-estar e felicidade.

A teosofia moderna foi dada ao público amplo durante a última quarta parte do século 19. Desde então a mente humana tornou-se mais forte e mais aguda. Infelizmente, não se pode dizer que no mesmo período a média dos pensamentos e sentimentos humanos se tornou mais pura e mais saudável.

A força do pensamento se expande a cada ano e produz resultados cármicos sempre maiores e mais rápidos. A responsabilidade individual de artistas, professores, escritores, repórteres, editores, líderes políticos, empresários e cidadãos vigilantes cresce na mesma proporção.

Melhorar Aqui e Agora o Carma Humano

Cada um é parte do problema e deve ajudar com a solução, dentro do seu círculo de influência. Os pensamentos criam a realidade, ao longo do tempo. Pensar corretamente é o primeiro e principal instrumento com o qual a humanidade deve construir uma civilização que mereça existir e seja durável.

Toda mediocridade tende a criar mais mediocridade a partir da sua própria “maneira de ser”. Uma manifestação de grandeza de alma também estabelece um padrão a ser seguido.

O espaço e o tempo estão conectados. Mentes estreitas veem acontecimentos estreitos, que duram pouco. A mente que é pequena na dimensão do tempo enxerga pouco na dimensão do espaço.

Mentes que veem acontecimentos de longo prazo têm horizontes amplos, e estes provocam uma expansão da consciência individual na direção do tempo eterno. A duração ilimitada se relaciona com o espaço infinito: o nível da mente que busca a infinitude tende a libertar-se da ignorância.

A afinidade é serena. A sinceridade é calma.

A sedução e o ódio, sentimentos que não resistem a um exame racional, são frequentemente duas caras da mesma moeda falsa. Os dois fatores são fáceis de encontrar em civilizações que já não têm um futuro saudável.

O culto do prazer pelo prazer, estimulado na cultura do materialismo cego, leva à violência gratuita, física e psicológica. A ausência de moderação é uma forma errada de busca da transcendência: a atitude moderada traz o começo da paz.

A crueldade resulta da falta de contato com a alma espiritual e procura usar belas desculpas para parecer legítima. A fraternidade começa nos corações: inclui o desapego, rejeita toda chantagem e manipulação, e não se esconde, porque confia na verdade dos fatos.

A ausência de ações impulsivas produz bom senso. A razão traz o equilíbrio. A justiça é a proporção correta das coisas, e nem sempre necessita de um longo raciocínio para ser compreendida, porque governa intrinsecamente a natureza e o universo. Cabe ter um discernimento adequado nos tempos de hoje. Pequenos passos fazem a diferença: os cidadãos responsáveis empurram a mídia e a literatura na direção de um nível maior de honestidade e de respeito pelo que é bom, belo e verdadeiro.

NOTA:

[1] “Farias Brito e a Reacção Espiritualista”, de Almeida Magalhães, 125 pp., 1918. Veja as pp. 72-74. O livro está disponível em PDF em nossos websites associados.

000

Uma versão inicial do artigo acima foi publicada na edição do junho de 2016 de “O Teosofista”, pp. 6 a 8. Título original: “A Arte, o Cinema e o Pensamento”.

000

Veja em nossos websites os artigos “A Influência Oculta de Machado”, “A Guerra Mundial em Nossas Mentes”, “Rompendo a Manipulação Mental”, “Os Novos Médiuns” e “O Poder de Sugestão”.

000