25 de abril de 2018

Ideias ao Longo do Caminho - 10

A Sabedoria é Inseparável do Autossacrifício

Carlos Cardoso Aveline




* A força moral do indivíduo cresce quando ele concentra a mente em seu dever.

* Um certo grau de solidão externa e sofrimento surge ao mesmo tempo em que nasce o sentido de unidade interna com a vida do Universo.

* Sabendo ou não, cada um de nós vive em unidade interior com todos os seres. Porém este fato só adquire a forma de uma bênção quando chegamos ao território do altruísmo. A satisfação da generosidade faz a diferença entre o céu e o inferno.

* Na bússola secreta da alma humana, a agulha apontando para o norte é o sentido de justiça imparcial.

* Todos sabem que o verdadeiro templo deve ser construído na própria alma do ser humano. E que isso requer uma certa força de vontade.

* A teosofia amplia horizontes de modo radical. Através do estudo de textos antigos, você tem como mestres os maiores sábios de todos os tempos.

* As aparências enganam: o fato é que a felicidade resulta de uma vida simples, e o oposto da simplicidade gera, principalmente, sofrimento.

* Ao deixar de lado falsidades pseudorreligiosas e outras formas de lixo mental, aprendemos a respeitar a verdade em todas as circunstâncias.

* Adote como seu o ideal mais elevado que conhece, e depois olhe para a sua vida diária do ponto de vista deste ideal. Tenha paciência: o aperfeiçoamento não pode ser súbito. É pouco a pouco que nos aproximamos da meta sagrada.

* Examine suas ações. Verifique se está avançando no rumo correto. Uma vez que isso ocorra com suficiente vigor, persista firmemente e uma bênção incondicional virá até você.

* Antes de dizer algo importante, decida em seu coração que agirá à altura e responderá pelo que diz. Sua alma está ligada ao que você pensa e fala. Cada palavra tem um determinado peso cármico e magnético.

* Diferentes momentos trazem oportunidades especiais para desenvolver esta ou aquela forma de ação correta. Por outro lado, qualquer instante é sempre o tempo adequado para o exercício da plena atenção, e para a calma escuta da voz sem palavras da nossa consciência.

* Paciência e audácia, prudência e coragem, são qualidades igualmente necessárias ao longo da caminhada. E também discernimento, para saber quando usar uma qualidade ou outra, e de que modo, e até que ponto.

* Tentando fazer o melhor, aprendemos mais.

* Cada tropeço, mesmo doloroso, traz lições úteis para a caminhada. E todo momento de vitória produz a possibilidade de alguma ilusão. Por isso a sabedoria está em colher vitórias com humildade e enfrentar derrotas com uma calma coragem: o desapego protege o peregrino.

* No caminho da sabedoria é preciso verificar o grau de unidade entre os diferentes elos da vida individual. O querer, o aspirar, o pensar, o sentir, o compreender, o atuar e o perseverar formam uma corrente. Nesta associação de elementos distintos, a força de um elo é a força de todos.

* A chave para a compreensão mútua está no autoconhecimento. O “outro” primordial do mundo psicológico de todo ser humano é o seu próprio eu superior. Construindo uma relação correta e forte com sua verdadeira alma, o indivíduo irá respeitar naturalmente a si mesmo e aos outros.

* As incertezas inevitáveis da vida são um convite para que o indivíduo encontre a estabilidade em seu próprio interior, em primeiro lugar. Isso o tornará capaz de ver uma certa estabilidade também no mundo externo. As leis da natureza ocorrem em todos os níveis de consciência. Elas presidem a vida espiritual e a vida física, e são estáveis.

* Uma osmose oculta ocorre inevitavelmente nas 24 horas do dia. Através dela, tudo o que fazemos, pensamos e sentimos chega direta e silenciosamente até as pessoas e situações que são mais importantes para nós.[1] Lembrando disso, passamos a ser mais responsáveis em relação ao que sentimos, pensamos e fazemos.

* Melhor do que perder tempo com ninharias é ter prioridades claras e organizar a agenda do dia, do mês e do ano atual. A programação deve ser suficientemente flexível para que possamos lidar bem com o Desconhecido, com o Inesperado e também com a criatividade pura, que ocorre em silêncio. A agenda eficiente é um processo vivo.

* A sabedoria é inseparável do autossacrifício.

* A busca de poder pessoal é um sintoma de que as relações da pessoa com sua própria alma imortal precisam melhorar. O problema fica mais grave quando o indivíduo tenta esconder dos outros o seu amor pelo poder. Para que haja um aprendizado real, a vaidade e o orgulho devem ser vistos,  confessados, e abandonados.

* Há uma água visível que purifica o físico, e uma água invisível que purifica a alma: a boa vontade.

* Cada passo na direção do conhecimento sagrado traz testes severos para o aprendiz. O efeito prático disso é que somos obrigados a identificar e abandonar sempre novas formas de ignorância em nós próprios, porque a vida se renova a cada minuto e a sabedoria inclui o desapego.

* Não engane a si mesmo. Quanto mais você avança pelo caminho da sabedoria, mais ilusão você é capaz de identificar à sua volta, e em você mesmo. Será preciso renovar constantemente o seu amor pela verdade à medida que percebe que o caminho para a felicidade é de fato estreito e íngreme, e rodeado de várias formas de faz-de-conta.

* Para cada lição que aprendemos ao longo do caminho, há uma antilição que deve ser desaprendida e abandonada. Todo novo elemento de sabedoria deve eliminar, na medida em que é adotado, pelo menos um elemento correspondente de ignorância. Há uma lei de simetria na vida, e cada aquisição traz consigo determinada forma de perda ou renúncia.

* Examine impessoalmente a direção média dos seus sentimentos, pensamentos e aspirações. A direção deles é a direção do seu carma. Este é o caminho que você escolheu? É suficientemente nobre e luminoso? Faça as melhoras necessárias em pensamentos e sentimentos, de modo a garantir que o seu carma avança na direção que você conscientemente deseja.

* A humildade e a audácia são igualmente necessárias, assim como a firmeza e a flexibilidade, o silêncio e o som. Firmeza inclui flexibilidade, e a flexibilidade deve transformar-se na dureza de uma rocha, quando necessário. O silêncio contém o som. E o som, ou mantra, possui em seu interior o silêncio, do qual é discípulo.

* Use o seu cérebro e pense na frente. Construa sua vida toda como uma obra de arte. Não aja como se a vida fosse uma sucessão ilimitada de pequenos períodos de tempo separados entre si, que em algum momento será interrompida de modo “casual” e “inesperado”. O correto é trabalhar desde já naquilo que não nasce e não morre, e que atravessa imperturbável o oceano do tempo.[2]

* A ignorância, Avidya, provoca Asmita, a ilusão de um eu que está separado da vida. O egocentrismo mal-informado acentua Raga (atração cega) e Dvesha (Repulsão cega). O par de opostos que pouco ou nada enxergam acentua Abinivesha, o medo de transcender, o medo do desapego. Estes são os cinco kleshas, ou aflições, segundo a Raja Yoga. A calma compreensão do seu funcionamento liberta o estudante da sua própria ignorância. No entanto, o processo é gradual. Não há milagre: deve haver mérito.

* Cada aspecto da nossa visão da realidade interage com todos os outros aspectos.

* Não vale a pena deixar que o pensamento seja arrastado pelo desejo. A confortável aceitação de uma falsidade - em qualquer dimensão da vida - irá distorcer a nossa visão de todas as coisas. Se quisermos alcançar a sabedoria e a paz, portanto, é essencial ter a coragem de observar com serenidade os fatos incômodos.

* A pureza mental e emocional de que fala a teosofia nada tem a ver com a atitude supersticiosa do dogmatismo religioso, cujo resultado é, em geral, o oposto do que se deseja alcançar. A pureza de pensamentos e sentimentos é uma necessidade prática para que se possa ver com lucidez a realidade. As emoções impuras - misturadas, contraditórias - distorcem a percepção da realidade. A purificação é um processo alquímico pelo qual o ouro se liberta de outros minerais mesclados a ele, ou pelo qual a vontade impessoal se liberta da influência de desejos inferiores.

* A purificação é sinônimo de concentração. Ela resulta da adoção de uma meta clara na vida: a busca da sabedoria eterna, que inclui um esforço altruísta pela felicidade de todos os seres. 

* Ter opiniões sobre fatos não é o mesmo que compreender a realidade. Quantas das “nossas ideias” são realmente nossas? E quantas delas foram apenas adotadas por nós? Alguns têm opinião sobre quase tudo, mas pesquisam pouco. Das nossas visões da realidade, quantas foram devidamente questionadas e examinadas por nós? É dever de um buscador da verdade reexaminar de tempos em tempos seus pontos de vista, de modo a ampliar horizontes e fazer com que aumente a capacidade de aprender. Cabe trocar opiniões de segunda mão por conhecimento direto.

* A simplicidade, o desapego, a atenção e a auto-organização diante dos aspectos externos da vida são fatores decisivos. Eles nos capacitam para transcender as coisas exteriores de modo responsável e para viver uma vida contemplativa no longo prazo.

NOTAS:

[1] Veja o texto “O Processo da Osmose Oculta” em nossos websites associados. Leia também “Telepatia, a Comunicação Silenciosa”.

[2] Leia em nossos websites o artigo “Todas as Idades da Vida”, de Carlos Cardoso Aveline.

000

O artigo acima foi publicado como texto independente em 25 de abril de 2018. Uma versão inicial dele está incluída de modo anônimo na edição de junho de 2015 de “O Teosofista”.

Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the Road”, do mesmo autor, não há uma identidade exata entre os conteúdos das duas coletâneas de pensamentos.

000