15 de fevereiro de 2017

O Perfil da Loja Independente

Os Dez Pontos Básicos que Definem a LIT

Carlos Cardoso Aveline




A Loja Independente de Teosofistas tem algumas características que a distinguem de outras organizações.

Criada a partir da experiência centenária do movimento teosófico, a estrutura da LIT começou a funcionar cerca de uma década antes da sua independência formal, ainda como parte da Loja Unida de Teosofistas.

A experiência foi positiva. O projeto produziu frutos e consolidou-se. Em determinado momento, tornou-se inevitável avançar mais na autonomia, e em 14 de setembro de 2016 foi fundada a Loja Independente. Desde aquele momento, o seu perfil ficou nítido e fácil de compreender.

Ele pode ser resumido em dez pontos, conforme veremos a seguir.

1) Pequena mas Internacional

Embora numericamente pequena, a Loja Independente de Teosofistas é uma organização internacional, porque trabalha em diversos idiomas e tem público leitor espalhado por dezenas de países.

2) Cartas dos Mahatmas Como Inspiração

A LIT é a única organização teosófica que adota as Cartas dos Mestres como prioridade bibliográfica máxima e como principal guia para a ação.

A Loja considera que há um desnível entre as Cartas dos instrutores e o resto da literatura esotérica de qualquer época.

Naturalmente, há que saber como estudar as Cartas. Cabe ao estudante ampliar a sua afinidade interna com a pedagogia dos Mestres e de Helena P. Blavatsky, que está expressa nas Cartas e é examinada em detalhes em nossos websites associados. Os ensinamentos de HPB e dos Mahatmas dão a chave de leitura que permite compreender as filosofias de todos os povos e de todos os tempos, revelando o que elas têm de essencial.

3) WQJ, Humilde Discípulo de HPB

Ao contrário da Loja Unida de Teosofistas, a Loja Independente não coloca William Q. Judge no mesmo nível que HPB, mas o vê como aluno dela, e um aluno que cometeu erros. [1] Ao mesmo tempo, a LIT valoriza a vida e a obra de William Judge e destaca o fato de que ele foi um dos principais fundadores do movimento em 1875.

4) Esforço Teosófico é um Campo de Testes

A LIT considera que o movimento teosófico é um campo probatório. Afirma que o verdadeiro movimento está na periferia do discipulado e sujeito a testes intensos. Negar, portanto, a existência de dificuldades é iludir a si mesmo e aos outros e fracassar antes de tentar. Tal falha resulta também de uma pedagogia ingênua. Nós dizemos a verdade às pessoas: o fogo da verdade queima a ignorância em cada peregrino que persiste. Há sofrimento enquanto a cura se desenvolve na alma.

5) Uma Comunidade de Pesquisadores

A LIT não trabalha com crença cega, mas com pesquisa. Para a Loja, estudar não é apenas memorizar. Consiste em testar o conhecimento na vida diária, tomar notas e buscar ativamente informação em fontes legítimas, além de guardar na memória o que aprende. A LIT vê o movimento como uma comunidade de pesquisadores.

6) Abandonar o que é Falso

Cabe lembrar que há ilusões no mundo esotérico. A Loja investiga e revela ao público os métodos da pseudoteosofia. A independência da LIT como associação está historicamente ligada à preparação, publicação e distribuição do livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”, que apareceu em papel em 2013, mas cuja missão, de defesa de Helena Blavatsky, começou em 2005 em meio a grande número de obstáculos. [2] Através das suas diversas frentes de trabalho, a LIT preserva e dá destaque ao que é autêntico no movimento teosófico, enfrentando tanto a fraude ativa como o quietismo imobilista.

7) A Ética e o Discipulado

A edição crítica do livro “Luz no Caminho”, de M.C., publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”, define a relação entre a sinceridade e a busca do discipulado. [3]

A importância do desafio ético parece ter sido esquecida pelas grandes corporações e burocracias políticas do movimento, levando-as a uma certa paralisia.

8) Sem Apego Cego a Rotinas

A Loja Independente não tem apego a formas externas do passado. Ela evita a mera repetição e trabalha para o futuro da humanidade, apontando para o ano de 2075 e além.

9) Rigor nas Fontes Bibliográficas

As publicações online da Loja estão como regra geral ancoradas bibliograficamente em livros de papel que pertencem à sua biblioteca intercontinental física. A Loja dá importância à legitimidade das fontes e oferece referências exatas de textos e autores que cita ao publicar algo.

10) Atuação Forte no Mundo Online

Embora promova ações físicas e as valorize, a LIT trabalha fundamentalmente no plano sutil do mundo online.

Considera-se que a maior parte dos pontos acima decorre de modo natural do estudo continuado das Cartas dos Mahatmas e escritos de HPB.

Para aquele que persevera, o ensinamento original desdobra-se em níveis gradualmente mais amplos de consciência. Por isso um dos lemas da LIT é: “Antes de desejar, faça por merecer.”

NOTAS:

[1] Para saber mais a respeito, clique e veja o artigo em inglês The Main Founder of the Movement”.

[2] Leia o relatório “Projeto de Defesa de HPB - 2016”.

[3] Cabe olhar os artigos “A Luz no Caminho” e “Examinando ‘Luz no Caminho’”. Um texto decisivo de um Mahatma a este respeito é “Duas Escolas de Ocultismo”.

000


000





000 

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   


000