29 de setembro de 2020

Roteiro Sobre Como Estudar Teosofia

Muitos Leem Sobre Filosofia Esotérica,
Nem Todos Sabem Como se Aprende de Fato

Carlos Cardoso Aveline

À esquerda, Helena Blavatsky, cuja vida e obra são a segunda maior referência para o
trabalho da Loja Independente de Teosofistas - logo após os três volumes de Cartas dos Mestres 
 
 
 
Apresentamos a seguir uma sequência de lições a ser administrada pelo próprio estudante. A ideia é que o interessado assuma a responsabilidade pela sua própria aprendizagem e seja seu próprio mestre e seu discípulo, com base no material que fornecemos.
 
Ao contrário da falsa segurança de obedecer a um “professor”, oferecemos um processo autodidático. O estudante deve decidir, por exemplo, se lerá duas lições por semana, ou sete. A voz da consciência será o mestre.
 
O objetivo não é memorizar. Tampouco consiste em avançar rápido. Aprender é algo mais complexo do que simplesmente obter informação. Vale a pena comprar um caderno para anotar ideias pelo antigo processo manuscrito. 
 
Na releitura e nas anotações, o estudante deve registrar aquilo que lhe diz coisas mais importantes para o seu momento atual. É oportuno fazer uma ponte entre o ensinamento, a reflexão, a vida diária e a visão de longo prazo que tem da sua própria existência.
 
Pensar, sentir e atuar são coisas inseparáveis em teosofia. A aprendizagem envolve níveis de consciência  muito diferentes, e alguns deles são inspiradores, enquanto outros podem boicotar o progresso espiritual. Tudo tem prós e contras.
 
Algumas recomendações práticas:
 
 

000
 
O artigo “Roteiro Sobre Como Estudar Teosofia” foi publicado nos websites associados dia 29 de setembro de 2020.
 
000
 
O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 
 
 
Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   

https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/SerAtento/info.
 
000