3 de julho de 2013

Oração Para Antes de Dormir

Como Fechar Cada Dia Mergulhando na Paz

Carlos Cardoso Aveline




As orações usadas em teosofia não são pedidos de favores pessoais, mas decisões e compromissos do indivíduo consigo mesmo. Elas são feitas de pensamentos claros e definidos. Ajudam a organizar a vontade própria, e estão baseadas nos princípios filosóficos do autoconhecimento, do autorrespeito e da autorresponsabilidade diante da vida.

Orações podem ser usadas para começar algo, e também para terminar. O modo como se conclui uma atividade, ou um período qualquer de atividades, é tão importante quanto o modo como se vive o seu início. O final de uma semana, de um mês, ou um ano constitui uma ocasião propícia para avaliar o que foi feito e vivido. Lições devem ser extraídas, e a decisão de fazer o melhor, renovada. 

Tudo é cíclico. A vida avança em espirais.  O último passo de cada etapa prepara sempre o primeiro passo da etapa seguinte. Por isso, os últimos pensamentos antes de dormir não influenciam apenas a qualidade do sono e dos sonhos: também ajudam a determinar a substância do despertar na manhã seguinte.  É recomendável, portanto, dirigi-los de forma consciente e criativa, com responsabilidade em relação aos efeitos que eles irão provocar. A oração é um meio prático e eficaz de obter o direcionamento e a organização da consciência, no momento exato da transição para o descanso.  

Como Melhorar a Qualidade do Sono

É saudável dormir cedo, quando possível. No período anterior ao recolhimento para o descanso, cabe evitar atividades ou pensamentos estressantes e que envolvam conflito emocional.

A média da consciência durante o sono é determinada pela média da consciência em estado de vigília, exercida ao longo do dia. O ciclo de 24 horas é um todo indivisível. O estudante de filosofia deve dormir envolto num clima de confiança e de repouso de alma. Ele obtém isso não só meditando e orando de modo eficaz no momento de dormir, mas também através da prática do despertar correto.[1] É igualmente importante desenvolver ações adequadas ao longo do dia inteiro, a partir de intenções nobres, com desapego e discernimento.

A Oração Para Antes de Dormir deve ser dita com pausas contemplativas que terão uma duração variável. O momento de silêncio deve ser tão longo quanto for útil, nem mais, nem menos. Sua duração será diferente a cada nova realização da prática. As pausas devem ser feitas em diferentes trechos, conforme a importância desta ou daquela ideia para fechar cada dia em particular.

É correto anotar ideias e comentários nas margens do papel em que a oração foi impressa.

Dizer a palavra Om é um meio pelo qual se evoca a lei da harmonia universal. A “palavra sagrada” dos orientais só pode ser pronunciada em um estado mental altruísta e generoso: de outro modo seria perigosamente nociva para o praticante. Ela pode ser pronunciada durante cerca de quatro a cinco segundos. O final do som deve ser rápido e não arrastado. Entre os seus efeitos está o de estimular a serenidade. 

As pessoas que se amam profundamente podem praticar em conjunto esta meditação.[2]

Oração Para Antes de Dormir 

1) Om...

2) É hora do repouso, e decido neste momento concluir em paz a pequena encarnação que foi o dia de hoje. Agradeço a cada parte do meu corpo físico pelo trabalho fielmente realizado. Sou grato a cada célula desse corpo. Liberto de ocupações, aceito a presença da felicidade em meu coração.

3) Renuncio agora a todo desejo. O cansaço é bem-vindo. Mergulho na serenidade. Sei que sou parte da lei universal, e ela é meu refúgio.

4) O ponto de equilíbrio do meu ser, aqui e agora, está no sentimento de autorrespeito e de respeito por todos os seres. O amor é como a luz do sol e das estrelas. É por ele que cada ser se orienta na vida. Através dele eu encontro a felicidade da paz.

5) Chamo a mim o meu eu superior, o meu anjo da guarda, o meu mestre interno de cada dia. Ele fez com que eu nascesse. Ele me orienta sempre que sou capaz de ouvir sua voz. Sua voz vibra acima do plano em que existem palavras. 

6) A voz de meu Mestre, a voz de minha Alma, é a Voz do Silêncio sagrado. Eu sou um instrumento da aura imortal que me rodeia e inspira. Nela eu vivo. Nela eu encontro a paz. Sua harmonia é eterna e está viva aqui e agora. Ela me protege.

7) Om...  Shanti. Paz.   

NOTAS:

[1] Veja os textos “Como Começar o Dia” e “Oração Para Começar o Dia”, de Carlos C. Aveline, que podem ser encontrados em nossos websites associados.  

[2] Após algumas semanas ou meses de prática diária com leitura do texto em papel, é válido evocar apenas interiormente o espírito vivo desta oração, isto é, o estado de alma que ela produz. Ainda assim será útil reler regularmente o texto em papel.

000