17 de setembro de 2017

A Criação da LIT em 2016

O Breve Documento Que Anunciou a
Fundação da Loja Independente de Teosofistas

Carlos Cardoso Aveline

O nascimento de uma consciência planetária é tema central no estudo da teosofia autêntica



Em setembro de 2016 os associados ativos no trabalho da loja luso-brasileira da Loja Unida de Teosofistas decidiram declarar a independência da sua loja, desvinculando-a completamente da LUT no plano nominal e orgânico.

Desde a criação da loja lusófona em 2009, o bom crescimento interno e externo do esforço havia ampliado as suas responsabilidades não só no Brasil e em Portugal, mas internacionalmente e em mais de um idioma.

Em 2012, a loja passou a dirigir a publicação mensal “The Aquarian Theosophist”, que havia sido criada em novembro de 2000 desde Los Angeles por Jerome Wheeler. 

O lançamento do livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”, em outubro de 2013, foi outro divisor de águas. Passados cerca de sete anos desde o início do trabalho em 2009, os associados perceberam que havia chegado o momento de dar novos passos adiante, fundando a Loja Independente de Teosofistas, LIT. Dia 16 de setembro, os iniciadores da nova Loja mandaram ao escritório da LUT em Los Angeles esta mensagem, em inglês e português:

“[Prezados Amigos]

“Saudações fraternas.

“Dia 14, dois dias atrás, os associados da LUT que estão ativos no trabalho teosófico no Brasil e em Portugal decidiram formar uma loja independente de teosofistas, desvinculada da LUT.

“Embora a futura loja independente vá continuar a ter muito em comum com a LUT - todos os aspectos essenciais, na verdade - a decisão é a de criar uma loja sem qualquer vinculação nominal com Los Angeles.

“Deste modo, pedimos que seja retirado o nosso nome da Lista de Lojas da LUT no boletim de Los Angeles, a partir da sua próxima edição, e de quaisquer outras listas de lojas da LUT que haja em Los Angeles.

“Permanecemos amigos da LUT. Permanecemos individualmente associados a ela. Continuamos colegas de trabalho teosófico, e vemos como sempre com admiração e respeito o trabalho da LUT ao redor do mundo.

“Nosso gesto é específico: solicitamos ausência de vinculação nominal com a Loja Unida de Teosofistas - entendida como coisa externa - a partir de 17 de setembro de 2016.

“Fraternal e respeitosamente, Carlos.” [1]

A mensagem acima e o fato da criação da Loja Independente foram divulgados de público em português e inglês no dia 17 de setembro.

NOTA:

[1] Na versão em inglês, o documento foi assinado por Joana Maria Pinho.

000

Veja entre outros em nossos websites associados os artigos “A Loja Independente de Teosofistas”, “Construindo a Loja Independente”, “A Loja Independente e o Movimento”, “LIT: a Árvore Com Raízes no Alto”, “Os Três Tipos de Associados”, “Sete de Setembro em Nova Iorque” e “O Perfil da Loja Independente”.

000

Em 14 de setembro de 2016, depois de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu criar a Loja Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um futuro saudável.

000