1 de novembro de 2017

A Formação Diária do Caráter

Um Desafio em Filosofia Esotérica

Carlos Cardoso Aveline




A ideia de caráter se refere à estrutura mental e emocional do ser humano. O caráter é a fonte da nossa atitude básica e das reações diante da vida. A média dos nossos pensamentos e sentimentos é fortemente influenciada por ele.

Muita gente se contenta em dizer que o caráter resulta do carma. E, de fato, ele está intimamente ligado aos hábitos.

Para um estudante de teosofia, no entanto, o caráter não é apenas um fruto do passado. É também uma semente do futuro.

O caráter tal como é hoje constitui acima de tudo a matéria-prima  com a qual o estudante deve construir o seu verdadeiro caráter no futuro; aquele tipo específico de estrutura de eu inferior que poderá responder da melhor maneira possível aos impulsos sagrados do eu superior, a alma espiritual.

O caráter, portanto, não resulta inteiramente das vidas anteriores e da infância ou juventude, embora estes fatores sejam importantes.

Ele surge também da disciplina diária e das tentativas de viver cada semana de acordo com o ideal de progresso e perfeição humanos, que a ciência secreta revela.

Os padrões vibratórios da existência humana são flexíveis e podem ser mudados de dentro para fora, porque são determinados em grande parte pelos pensamentos, que respondem à vontade.

O propósito mais elevado do peregrino aponta para a bem-aventurança e pertence ao eu superior. Helena Blavatsky escreveu sobre o refúgio que devemos construir em nossa própria consciência, e no qual é possível encontrar repouso a qualquer momento.

Vemos a mesma ideia no “Dhammapada”. Os místicos de todas as tradições, orientais e ocidentais, ensinam sobre a fonte incondicional de bem-estar que existe na mente e no coração dos seres.   

O Centro de Paz Interior

À medida que o peregrino percorre o caminho, mesmo pequenos passos fazem com que a substância do seu eu inferior se torne mais flexível e sutil do que na média dos indivíduos, e deste modo fica alterada a equação entre a vida interna e a vida exterior, nos vários níveis de existência.

O caráter do estudante torna-se ao mesmo tempo forte e adaptável.  

O reforço da decisão de agir de modo correto e o desapego cada vez maior em relação à realidade externa compensam o fato de que a densidade ou materialidade do eu inferior é decrescente.

A força de vontade permite que a luz da paz interna flua do centro do coração em direção a todas as formas de vida que rodeiam o peregrino. O processo exige uma decisão firme de perseverar, coragem, humildade - e uma vigilância constante.

000

O texto acima é uma tradução do artigo “The Daily Formation of Character”, que está disponível em  nossos websites associados.

000

Veja em nossos websites associados os artigos “Um Confronto Diário no Templo”, “Como Começar o Dia”, “Os Diferentes Níveis do Templo”, “Oração Para Começar o Dia”, “Oração Para Antes de Dormir” e “Nossa Semana e o Sistema Solar”.

000