Um Mahatma Escreve Sobre a
Melhor Maneira de Ajudar a Humanidade
Um Mestre Oriental
ensinamento original é uma
oportunidade valiosa
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Nota
Editorial de 2018
Reproduzimos a seguir o melhor da Carta
4 da
primeira série de “Cartas dos Mestres de
Sabedoria”
(Editora Teosófica, Brasília). Deixamos
de lado os trechos
que são específicos da cidade de Londres
nos anos 1880.
Preservamos as frases da Carta que têm
valor universal.
Em sua essência, a carta pode ser lida
como se tivesse sido
escrita diretamente para a Loja
Independente de Teosofistas
e para toda associação de estudantes
sinceros da filosofia
esotérica original. Como documento
histórico, a carta é
dirigida a Francesca Arundale. Os
trechos omitidos estão
indicados por reticências. Em algumas
frases, colocamos
palavras em itálico entre colchetes para
facilitar a compreensão.
(Carlos Cardoso Aveline)
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…Você é
uma dirigente da [sua Loja] e como
tal tem um dever e uma oportunidade especiais. Não é suficiente que possa dar o
exemplo de uma vida pura e virtuosa e de um espírito tolerante; isto é apenas
virtude negativa e para o chelado nunca
será o bastante.
Você
deveria, mesmo como simples membro, e muito mais como dirigente, aprender que
pode ensinar, adquirir conhecimento espiritual e força de tal forma que o fraco
possa apoiar-se em você e as tristes vítimas da ignorância possam aprender de
você a causa das suas dores e a solução para elas. Se quiser, pode tornar sua
casa um dos centros de influência espiritual mais importantes em todo o mundo. [1]
O
“poder” agora está concentrado ali, e permanecerá - se você não enfraquecê-lo
nem repeli-lo: permanecerá para sua bênção e vantagem. Você fará bem em encorajar
visitas de seus companheiros [do
movimento teosófico] e de pesquisadores através da realização de encontros
com os que tiverem mais afinidade, para estudo e instrução. Você deveria
incentivar outros, em outros setores, a fazer o mesmo. Deveria refletir
constantemente com seus associados no Conselho, sobre como tornar os encontros
gerais da Loja interessantes. Os novos membros deveriam ser atendidos, desde o
início, pelos mais antigos - especialmente selecionados e indicados para a
tarefa em cada caso e completamente instruídos naquilo que vocês já estudaram
anteriormente - de tal forma que possam ser capazes de participar
inteligentemente no trabalho dos encontros regulares.
Há
uma forte tendência a criticar a cerimônia de “iniciação” de um modo que pode
impossibilitar uma impressão séria sobre o candidato. O método da Sociedade
Matriz [na Índia] pode ser inadequado
aos preconceitos britânicos, contudo, cair no extremo oposto da pressa sem
dignidade é muito pior. Seus métodos de iniciação
são um permanente insulto a qualquer chela regular e provocaram o descontentamento de seus “Mestres”. É uma
coisa sagrada para nós; por que deveria ser de outra maneira para vocês? Se
cada membro tomasse como seu lema as sábias palavras de um rapaz jovem, mas que
é um teosofista fervoroso, e repetisse com Bertram K., “Antes de ser inglês, sou teosofista”, nenhum inimigo jamais poderia
perturbar sua Sociedade. Contudo, deve-se dizer aos candidatos, e os membros
antigos devem lembrar sempre, que a Sociedade está engajada em um assunto
sério; e que eles deveriam iniciar seu trabalho da mesma forma, com seriedade,
tornando teosóficas suas próprias vidas.
(…..)
Você aceitou um serviço importante - a função financeira - e o tem desempenhado
sabiamente. Tal auxílio era muito necessário. Se os membros na Europa querem o
bem da Sociedade Matriz, devem auxiliar a fazer circular as suas publicações e
a traduzi-las para outras línguas, quando valer a pena. Você pode dizer aos
seus companheiros da Loja que intenções e palavras amáveis contam pouco para
nós. Ações são o que queremos e exigimos. L.C.H. - pobre criança - fez mais
nesta direção durante dois meses, do que os melhores de seus membros nestes
cinco anos. [2]
Os
membros da Loja (…..) têm uma oportunidade que raramente aparece. Está sob sua
custódia um movimento concebido para beneficiar todo o mundo de fala inglesa.
Se eles cumprirem com todo seu dever, o avanço do materialismo, o aumento de
uma perigosa autoindulgência e a tendência em direção ao suicídio espiritual
poderão ser detidos. A teoria da redenção intermediada produziu uma inevitável
reação: apenas o conhecimento do karma
pode contrabalançá-la. O pêndulo avança do extremo da fé cega para o extremo do
ceticismo materialista, e nada pode pará-lo a não ser a Teosofia. Não vale a
pena trabalhar em função desta meta - de salvar aquelas nações do destino
adverso que sua ignorância lhes está preparando?
Vocês
pensam que a verdade lhes foi mostrada apenas para seu próprio benefício? Que
quebramos o silêncio de séculos para proveito de apenas um punhado de
sonhadores? As linhas convergentes de seus karmas
conduziram a cada um e todos para esta Sociedade como para um foco comum, de
modo que cada um pudesse auxiliar a produzir os resultados interrompidos na
encarnação anterior. Nenhum de vocês pode ser tão cego a ponto de supor que
este é o seu primeiro contato com a Teosofia. Devem compreender, certamente,
que isto seria o mesmo que dizer que efeitos são gerados sem causas. Saibam,
portanto, que agora depende de cada um de vocês se daqui para a frente deverão
lutar sós em busca da sabedoria espiritual, através desta e da próxima
encarnação, ou em companhia de seus atuais associados, e grandemente auxiliados
pela simpatia e aspiração mútuas. Bênçãos a todos - que as merecerem.
(Koothoomi)
NOTAS:
[1] Nota
de C. Jinarajadasa: “77 Elgin Crescent, Notting Hill, Londres, W., onde H.P.B.
era hóspede da Sra. Arundale e da Srta. Arundale.”
[2] “L.C.
H.” - Laura C. Holloway. (CCA)
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A carta acima foi publicada dia 15 de
maio de 2018. O documento faz parte da edição de outubro de 2016 de “O Teosofista” (pp. 3-4). A nota
editorial inicial foi atualizada. Na sua primeira versão, não tinha indicação
do nome do seu autor.
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Veja em nossos websites os artigos “O Perfil da Loja Independente”, “A Criação da LIT em 2016”, “A Força de um Compromisso Sagrado”, “A LIT e o Despertar Interior”, “A Loja Independente e o Movimento”, “Transformar Uma Casa Num Templo”, “O Desafio Diante da Loja Independente”, “Construindo a Loja Independente”, “O Movimento Teosófico, 1875-2075”, “LIT: a Árvore Com Raízes No Alto” e “A Loja Independente de Teosofistas”.
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Em 14 de setembro de 2016, depois
de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de
estudantes decidiu criar a Loja
Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um
futuro saudável.
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