14 de julho de 2021

O Compromisso Interior

Temos Uma Dívida de Lealdade
Para Com Nossa Consciência Interna

Carlos Cardoso Aveline
 

Roessler, a sua assinatura, e um panfleto impresso por ele com o Juramento de Proteção
 
 
 
Em que momento alguém assume um compromisso com a sua própria consciência? Estou pensando, por exemplo, no Juramento de Proteção criado em 1953 pelo ecologista Henrique Roessler: aquele compromisso solene tinha algo de patriótico, mas também de religioso.
 
Para alguns, pode parecer fora de moda buscar Deus ou amar a pátria. Isto não me preocupa. O que é correto não deixa de ser correto por ser, talvez, desprezado por muitos ou poucos.
 
Diz o juramento de Proteção Ambiental, feito por Roessler e pelos sócios da entidade ecologista que ele liderou nos anos 50 e 60:
 
“Juro solenemente, como filho do Brasil, orgulhoso de suas belezas e riquezas naturais, zelar pelas suas florestas, sítios naturais e campos, protegendo-os contra o fogo e a devastação; fomentar o reflorestamento; conservar a fertilidade do solo, a pureza das águas e a perenidade das fontes; e impedir o extermínio dos animais silvestres, aves e peixes.”
 
Curiosamente, este juramento dos anos 50 ressurgiu com outras palavras quatro décadas mais tarde, em 1992, durante a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Naquele momento, centenas de milhares de amigos da natureza assumiram pessoalmente em todo o mundo o seguinte “Compromisso com o Planeta Terra”:
 
“Reconhecendo que as ações do homem em relação à natureza e a si mesmo estão criando danos crescentes ao meio ambiente e aos recursos naturais necessários para assegurar a sobrevivência, o atendimento das necessidades humanas e o desenvolvimento, prometo agir de forma a garantir que o Planeta Terra seja um lar seguro e hospitaleiro, tanto para as gerações presentes como para as gerações futuras.”
 
Todos assumimos compromissos com nós mesmos, quando tomamos decisões importantes na vida. Votos, promessas, compromissos e juramentos fazem parte das diversas religiões. Uma pessoa de palavra é respeitada, assim como alguém que não tem palavra não merece confiança. Portanto, a necessidade de um compromisso pessoal com a defesa do meio ambiente existe dentro do contexto dos diferentes compromissos éticos e religiosos graças aos quais o ser humano se aperfeiçoa.
 
No Budismo, encontramos os cinco preceitos universais, um compromisso em que todo seguidor sério daquela religião diz a si mesmo:
 
“Eu observo o preceito de me abster de tirar a vida dos outros seres; de me abster de tomar para mim o que não é meu; de me abster de toda relação sexual ilícita; de me abster de mentir; de me abster do uso de bebidas que alteram o meu espírito.”
 
No Cristianismo, há os dez mandamentos, a Aliança, a Nova Aliança. No Batismo, os padrinhos assumem um compromisso diante de Deus em nome da criança. Na Confirmação, dos evangélicos, e na Sagrada Eucaristia (dos católicos) a própria criança assume o compromisso. Na Confirmação, segundo a liturgia da IECLB [1], o jovem promete viver de acordo com a fé cristã que está abraçando. Na Sagrada Eucaristia, o jovem católico promete manter-se afastado dos vícios, das violências, da ganância e de tudo aquilo que diminui a vida de fé.
 
Na religião fundada por Zoroastro, na antiga Pérsia, há o seguinte juramento, que estabelece uma espécie de Ecologia da Mente:
 
“Eu estou de acordo com bons pensamentos; e não estou de acordo com maus pensamentos. Estou de acordo com boas ações, e não estou de acordo com más ações. Estou de acordo com a obediência (aos preceitos morais e éticos), e não estou de acordo com a desobediência (aos preceitos). Eu estou de acordo com pessoas corretas, e não estou de acordo com pessoas indignas ou sem ética. Este é o juramento de todo verdadeiro zoroastriano.” [2]
 
É assim que o ser humano evolui em seu mundo interior. Em todos os momentos da vida há compromissos que assumimos de modo natural. No trabalho, no casamento, na relação com os filhos, com os pais e os amigos, há sempre um compromisso com a verdade. A defesa do meio ambiente é também um dever pessoal que ocorre espontaneamente no plano da sinceridade de cada um com sua própria consciência.
 
NOTAS:
 
[1] IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Igreja historicamente engajada em questões éticas, com teologia séria, forte nas cidades brasileiras de colonização alemã.
 
[2] “Mazda-Yasni and Zoroastrian Tales”, Kuku S. Shabbir, Aruna Publishers, Bombay/Mumbai, Índia, 1993, 102 pp. Citado no artigo “A Força de um Compromisso Sagrado”.
 
000
 
O artigo “O Compromisso Interior” foi publicado pela primeira vez no jornal “Vale do Sinos”, de São Leopoldo, RS, Brasil, em 9 de maio de 1995. Para a publicação nos websites associados - ocorrida 26 anos depois em 14 de julho de 2021 - algumas frases foram atualizadas e notas foram acrescentadas pelo autor.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 
000
 

Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000