25 de novembro de 2022

Quatro Axiomas Para Reformar o Mundo

 A Vitória Merecida
Surge Como o Nascer do Sol
  
Carlos Cardoso Aveline
  
 
 
 
As Cartas dos Mahatmas e as Cartas dos Mestres de Sabedoria são claras em relação a vários pontos, dos quais vale a pena enumerar quatro aqui.   
 
Em primeiro lugar, os grandes sábios que ajudam a humanidade convidam, através dos seus ensinamentos, cada indivíduo a ser um reformador do mundo.
 
O segundo ponto é que a mudança do mundo deve começar pela reforma de si mesmo. O terceiro item é que a estratégia fundamental do aprendiz deve incluir várias encarnações, de modo que ele aprenda a viver conscientemente o fluxo das eternidades. Este é o melhor método para ser eficaz na reforma do mundo, inclusive no curto prazo e no plano imediato. Deve ser reconhecida a presença do tempo eterno em cada fração de segundo.
 
O quarto axioma afirma que se você deseja reformar o mundo, há várias formas de ilusão que deve evitar. A primeira delas é pensar que seus bons pensamentos e ideias generosas serão recebidos com apoio e aplauso. Evite a armadilha e não terá o sofrimento da desilusão.
 
Você pode receber solidariedade de vez em quando; mas, em geral, o mais provável é que você seja atacado injustamente, ridicularizado e incompreendido. Isso será parte do seu treinamento interno.
 
À medida que você emite generosidade e age de modo sincero, você irrita e desafia a rotina do egoísmo. A ignorância organizada, que existe dentro e fora de você, o atacará na exata medida em que for perigoso para ela.
 
A energia e a substância do amor à verdade são incompatíveis com a adoração das aparências. Você precisa ajudar a estabelecer todo um outro território, uma atmosfera inteira. Com o tempo, este esforço construtivo mostrará a você aqueles que podem cooperar na tarefa.
 
Ao longo de muitas fases diferentes, cada nível de “emissão de sinceridade” provocará renovadas represálias por parte das energias cegas do apego, da rotina e do amor pelo mero conforto. Isso ocorrerá até que a maré mude e a primavera da sinceridade se torne um fato. Porém, não há razões para contar com o surgimento rápido da maré favorável.
 
Não cabe a você decidir o momento da vitória da alma. O dever do peregrino é plantar enquanto avança. A vitória merecida surge de modo semelhante ao nascer do Sol, e nada pode impedi-la nem atrasá-la, ou adiantá-la.
 
000
 
Pequenas Ações Concretas
 
* A teosofia deve ser aplicada à vida diária. Reveja o texto acima, escolhendo os pontos mais úteis. Registre em um caderno de anotações aquilo que chama atenção por ajudar você no momento atual. Comente com seus amigos sobre isso.
 
* Aceite, e exerça, o privilégio de pensar com calma. Imprima os textos que estuda dos websites associados. Com frequência a leitura em papel permite uma compreensão mais profunda. Ao estudar um texto impresso, o leitor pode sublinhar e fazer comentários manuscritos nas margens, ligando diretamente o texto à sua realidade concreta.
 
000
 
O texto acima foi publicado como item independente nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia 25 de novembro de 2022. Uma versão anterior e anônima do artigo faz parte da edição de janeiro de 2017 de “O Teosofista”, pp. 6-7.
 
000
 
Leia mais:
 
* O Poder de Mudar o Mundo.
 
* Vídeo: a Alavanca dos Teosofistas.
 
* Superando o Erro de Rousseau.
 
* Uma Alavanca Para Mover o Mundo.
 
000
 

 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000