17 de agosto de 2024

O Fogo e a Luz do Movimento Teosófico

 
O Simbolismo na Imagem da Capa de um Livro
  
The Aquarian Theosophist





“Se você pegar uma lamparina comum e a
mantiver abastecida com óleo, poderá acender
em sua chama as velas, os lampiões e os fogos do
planeta inteiro, sem que a chama inicial diminua.”

Helena P. Blavatsky




A foto de uma lâmpada quebrada, com um fósforo aceso queimando em seu centro, é um símbolo de todo o conteúdo do livro “The Fire and Light of Theosophical Literature[1]. O significado da imagem pode ser lido de várias maneiras. Ela simboliza sete aspectos do esforço teosófico.

1) O primeiro simbolismo é que há sempre um contraste vivo e nítido entre a Doutrina do Coração (a busca pelo fogo interior) e a Doutrina do Olho (o apego às aparências).

2) O segundo significado é a precariedade externa de qualquer fogo espiritual autêntico. Sua luz deve ser usada com cuidado. Não pense que você terá necessariamente muito tempo para se beneficiar dela.

3) A verdadeira luz da sabedoria teosófica se torna mais visível cada vez que as suas imitações infantis e substitutos ritualísticos e burocráticos completam seus ciclos e implodem, sendo incapazes de suportar seu próprio peso.

4) A Doutrina do Coração emerge como a luz de um fósforo de madeira, desde dentro da própria bolha das nossas ilusões humanas.

5) A luz real é consideravelmente menor do que sua versão externa, que opera em larga escala. O carma humano depende dos Poucos, e não dos Muitos. São as pequenas sementes que fazem a diferença, quando é necessário mudar a direção do carma.

6) A imagem de um fósforo aceso também simboliza um esforço concebido com independência e realizado com um sentimento de responsabilidade. O fogo e a luz espirituais emergem da percepção de um dever individual, do qual é inseparável a simplicidade voluntária (representada pelo fósforo de madeira). 

7) A presença de uma chama viva dentro de uma lâmpada é suficiente para acelerar a autodestruição da bolha mayávica, a bolha da ilusão. Este pequeno fogo então acende outros fósforos e velas ao redor do mundo, que acenderão outros, e outros. Helena Blavatsky escreveu:

“Se você pegar uma lamparina comum e a mantiver abastecida com óleo, poderá acender em sua chama as velas, os lampiões e os fogos do planeta inteiro, sem que a chama inicial diminua.” [2]

NOTAS:

[1] The Fire and Light of Theosophical Literature” (O Fogo e a Luz da Literatura Teosófica), livro de Carlos Cardoso Aveline, publicado em Portugal por “The Aquarian Theosophist”, em outubro de 2013, com 256 páginas.   

[2]A Doutrina Secreta”, Parte I, Vol. I, p. 151. Na edição original em inglês, “The Secret Doctrine”, vol. I, pp. 121-122.

000

O artigo “O Fogo e a Luz do Movimento Teosófico” foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia 17 de agosto de 2024. Veja o original em inglês: The Fire and Light of the Theosophical Movement.

000

Leia mais:




* Artigos e livros de Carlos Cardoso Aveline.

* Alguns escritos de Jean des Vignes Rouges.

000



Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.

000