1 de setembro de 2012

A Egrégora do E-Grupo SerAtento

Vivenciando Aspectos da Verdade Universal 

Carlos Cardoso Aveline

 O SerAtento está voltado para o despertar da consciência cósmica
 
 
 
A palavra “egrégora” deriva de “egrégores”, que, segundo o Glossário Teosófico são os seres da luz astral cuja função é trazer para o mundo humano a energia das inteligências planetárias superiores. Os egrégores são a projeção da consciência planetária divina no mundo do akasha.
 
Em meios espíritas e teosóficos, usa-se informalmente a palavra “egrégora” como sinônimo de “aura coletiva”. Considera-se, por exemplo, que um lugar de reuniões teosóficas possui uma “egrégora”, uma “atmosfera” especial criada por aquela atividade regular no local. 
 
O e-grupo SerAtento pode ser visto como uma egrégora ou campo energético que rodeia um ideal e um saber filosófico de caráter planetário.
 
Enxergando o SerAtento como um processo vivo, é possível investigar em que plano da realidade ele existe, já que sua atividade não ocorre exatamente no plano físico.
 
O SerAtento não é apenas intelectual. Não é feito só de palavras. Seu processo dinâmico ocorre na luz astral, mas se desdobra em sete níveis de consciência. Ele é como um templo sutil. Ele funciona como uma sala de reuniões teosóficas. Ele é um exercício constante da Prática da Presença Sagrada. Visto como um espaço de trabalho, o SerAtento é um lugar real, mas não é físico. Ele é mais real, talvez, do que uma sala de quatro paredes feitas de tijolos. O SerAtento é um prédio construído com pensamentos.
 
Graças ao trabalho cooperativo dos amigos que nele se reúnem, o sentimento que se respira na atmosfera do Atento é ético. Existe “no ar” uma energia reflexiva e contemplativa.
 
Sabe-se, com base em testemunhos diretos, que esta força sutil constitui, potencial e realmente, um alimento interior para aqueles que prestam atenção a ela. 
 
Todo pensamento é um processo vivo: a atmosfera do Atento ativa gradualmente os princípios superiores da consciência, dando elementos para que ocorra uma alquimia renovadora. Os efeitos práticos são proporcionais à Atenção que cada estudante coloca no estudo reflexivo da teosofia original.
 
Para frequentar este templo sutil com eficiência, é preciso “deixar os sapatos do lado de fora”. Preocupações materiais e pessoais não devem entrar nesta sala virtual.
 
O estudo ocorre nas 24 horas do dia. Cada estudante participa do e-grupo em seu horário preferido. O SerAtento atua potencialmente em todo lugar. Ele está na casa, no trabalho, num restaurante, em qualquer cidade ou país. Pode ser acessado através de um computador ou telefone celular. As formas externas variam. A prioridade é o processo interno do despertar da inteligência cósmica e da boa vontade planetária no cidadão autorresponsável.
 
000
 
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, visite a página do nosso e-grupo SerAtento em Google Groups e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é o seguinte: https://groups.google.com/g/seratento.
 
000
 
Uma primeira versão do texto acima foi publicada sem indicação de nome de autor em “O Teosofista” de fevereiro de 2011.

000

Para conhecer a teosofia original desde o ângulo da vivência direta, leia o livro “Três Caminhos Para a Paz Interior”, de Carlos Cardoso Aveline.


Com 19 capítulos e 191 páginas, a obra foi publicada em 2002 pela Editora Teosófica de Brasília.

000