15 de setembro de 2014

As Horas Difíceis

Cada Vez Que é Desafiado Pelo Sofrimento, o
Ser Humano Decide se Prefere Agir com Grandeza

Carlos Cardoso Aveline 


  
“A perfeição moral consiste em
viver cada dia como se fosse o último.”

[Marco Aurélio, o imperador-filósofo]


Ninguém está livre de perigos, de perdas ou de sofrimento. Uma questão prática, portanto, é saber o que fazer diante dos momentos difíceis da vida. Como devemos enfrentá-los? E como ajudar os outros seres que sofrem? 

É nos momentos de dor, e não nas horas agradáveis, que o indivíduo verifica o seu verdadeiro sistema referencial e examina a solidez do solo em que está colocada a estrutura da sua vida.  

Cada vez que é desafiado pelo sofrimento, o ser humano decide se prefere agir com grandeza. Aquele que se deixa levar pelo desespero está na verdade perdendo uma oportunidade valiosa de crescer interiormente. E quando alguém amedrontado abandona o bom senso para pedir favores especiais a alguma divindade, esquece que o Universo é regido por leis imparciais e que cada erro será corrigido, sem que seja necessário fazer alguma solicitação ou requerimento pessoal neste sentido. 

Ao contrário, o realismo manda deixar de lado a pretensão egocêntrica ou desesperada de manipular o modo como o universo e a vida evoluem. Cabe a cada um fazer o melhor que pode a cada momento, ocupando-se daquilo que depende de si, e não se ocupando daquilo que não depende de si. Dezenove séculos atrás o filósofo estoico Epicteto ensinava:

“A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob o nosso controle, e outras não estão. Só depois de aceitar esta regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis.” [1] 

Agir corretamente é plantar bom carma. É inútil tentar colher o que não foi plantado, ou colher o que foi plantado enquanto o carma não estiver maduro. O Universo é regido por uma Lei, e não por algum deus humanoide, um egoísta todo-poderoso que quebra as regras da natureza e “desliga a lei do carma” para proteger casuisticamente este ou aquele indivíduo, porque foi feita esta ou aquela oração.  

Ignorando a busca espiritualmente infantil de vantagens pessoais, a filosofia esotérica investiga as grandes questões da vida e da morte. Ela estuda a reencarnação, as causas do sofrimento e o caminho para a felicidade interior. Ela é também um guia prático para a vida diária. Ela nos ensina a compreender o contexto maior em que ocorrem os estados de consciência marcados por serenidade, tristeza e alegria, ou equilíbrio, desânimo e esperança.   

Estudando os grandes ciclos de tempo em que ocorre a evolução da vida, o teosofista compreende o funcionamento da Lei e se pergunta pela atitude pessoal mais adequada diante dos momentos difíceis que todo ser humano deve enfrentar.  

Ele sabe que as igrejas frequentemente ensinam o medo, ao estimular pedidos de favores pessoais a um deus imaginário. Ele afasta de si esta influência negativa, lembrando da dignidade com que um Sócrates, um Sêneca, um Giordano Bruno e outros filósofos viveram o desapego quando perseguidos e condenados à morte. Ele sabe que tem algo a aprender de tais exemplos. Ao invés de pretender dirigir os acontecimentos da vida através de pedidos pessoais a algum deus −  ou de desesperar-se sem saber o que fazer nas horas difíceis − ele age da melhor maneira possível e planta para o futuro a médio e longo prazo aquilo que lhe parece correto. Ele é capaz de valorizar estas palavras de Epicteto, que via a vida como se ela fosse um longo banquete oferecido pelos deuses:

“Quando somos convidados a um banquete, nós tomamos o que nos é servido. Se um hóspede pedir ao anfitrião que lhe dê peixe ou bolo doce, será considerado um sujeito pouco razoável. Mas no mundo nós pedimos aos Deuses aquilo que eles não dão; e fazemos isso embora sejam muitas as coisas que eles nos deram.” [2]

A filosofia clássica e a teosofia autêntica ensinam o autorrespeito, o autocontrole, a autorresponsabilidade e a coragem diante da vida em geral; e especialmente diante do desafio e do sofrimento. Neste ponto - ao contrário da maior parte das igrejas - a boa mística cristã coincide com a filosofia. Um exemplo disso está no clássico “Imitação de Cristo”, de Tomás de Kempis, escrito em 1541. Nesta obra, devemos levar em conta as três partes iniciais. O quarto livro ou quarta parte é uma concessão ao ritualismo, incluída possivelmente para evitar as acusações de heresia e a perseguição por parte do Vaticano e seus cardeais, que tinham o hábito de torturar pessoas e de colocá-las na fogueira para maior glória do seu “deus”. Com esta ressalva, “Imitação de Cristo” é um bom tratado de  filosofia estoica clássica, prudentemente colocado sob roupagem cristã.

Como chaves de interpretação para uma leitura esotérica dessa obra, devemos lembrar que expressões como “Jesus”, “Senhor”, ou “Senhor Cristo” são símbolos do Eu Superior de cada indivíduo. Ambientado na cultura medieval, o livro é um diálogo entre a Alma Mortal e o seu Eu Superior. Em determinado momento, Jesus diz à alma mortal ou discípulo:

“Filho, se puseres tua paz em alguma pessoa, por ser de teu parecer e por conviver contigo, achar-te-ás inconstante e embaraçado. Se, porém, recorreres à verdade, sempre viva e permanente, não te entristecerás pela ausência e morte de um amigo. Em mim [alma imortal, amor impessoal] se deve fundar o amor do amigo; por mim se deve amar todo aquele que, nesta vida, te parecer bom e amável.” [3]

Esta ideia é similar a algo que está presente nos Upanixades hindus. Ali, o sábio Yajnavalkya explica à sua esposa Maitreyi:

“Não é pelo marido em si que o marido é amado, mas é pela presença do Ser [a inteligência universal] no marido, que o marido é amado. Não é pela esposa em si que a esposa é amada, mas é pela presença do Ser [a inteligência universal] na esposa, que a esposa é amada. Não é pelos filhos em si mesmos que os filhos são amados, mas é pela presença do Ser [a inteligência universal] nos filhos, que os filhos são amados. Não é pelos animais em si, que os animais são amados, mas é pela presença do Ser [a inteligência universal] nos animais, que os animais são amados.” [4] 

Quando o estudante de teosofia percebe a unidade dinâmica da vida e vê que a durabilidade dela está na essência interior, mas não na forma externa, ele é capaz de compreender que tanto as perdas quanto as aquisições - emocionais ou materiais - fazem parte de um processo maior de reciclagem e de renovação. Não há motivo para lamentar demasiado as perdas. Nem é sábio apegar-se indevidamente às vitórias obtidas. Em determinado trecho da obra “Imitação de Cristo”, a alma mortal ou discípulo desabafa e diz o seguinte ao “Senhor”, símbolo da alma imortal ou mestre interno:

“Ah, Senhor, a que chegamos? Eis que choramos uma perda temporal, trabalhamos e corremos para ganhar lucro mesquinho, mas do dano espiritual esquecemos, e mal nos lembramos, ou tarde.  Olha-se muito pelo que pouco ou nada vale, e não se faz caso do que é sumamente necessário, porque o homem se entrega inteiramente a coisas exteriores, e, se prontamente não se recolher, nelas descansa com prazer.” [5]

Em outro trecho, a palavra “cruz” simboliza o carma, os testes e as provações:

“Jesus [a alma imortal] encontra muitos agora [que são] apreciadores do seu reino celestial; mas poucos que queiram levar a sua cruz [carma]. Tem muitos sequiosos de consolação, mas poucos da tribulação; muitos companheiros à sua mesa; mas poucos da sua abstinência. Todos querem gozar com ele; poucos querem sofrer por ele alguma coisa. Muitos seguem Jesus até o partir do pão, poucos até o beber do cálice da paixão. Muitos veneram seus milagres, mas poucos abraçam a ignomínia da cruz. Muitos amam a Jesus enquanto não enfrentam adversidades. Muitos o louvam e bendizem, enquanto recebem d’Ele algumas consolações; se, porém, Jesus [a alma imortal] se oculta e por um pouco os deixa, caem logo em queixumes e desânimo excessivo.  Aqueles, porém, que amam a Jesus por Jesus mesmo, e não por própria satisfação, tanto O louvam nas tribulações e angústias como na maior consolação. (.....) Não se amam mais a si do que a Cristo os que estão sempre cuidando de seus cômodos e interesses?” [6]

O caminho espiritual é, na verdade, diametralmente oposto ao caminho do apego a bens e vínculos mundanos, sejam eles físicos ou emocionais.  

Diz “Imitação de Cristo”:

“A muitos parece dura esta palavra: ‘Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz [o carma] e segue a Jesus Cristo [a alma imortal] (Mt. 16:24) ’. ” [7]

Esta ideia básica faz parte do que há de melhor na sabedoria de todos os tempos, e coincide com a Raja Ioga. As filosofias clássicas do Oriente e do Ocidente ensinam a renúncia ao eu inferior:

“E se tiver grande virtude de devoção ardente, muito ainda lhe falta, a saber: uma coisa que lhe é sumamente necessária. Que coisa será esta? Que, [tendo] deixado tudo, deixe a si mesmo e saia totalmente de si, sem reservar amor-próprio algum, e, depois de feito tudo o que soube fazer, reconheça que nada fez.” [8]

“A Voz do Silêncio”, o clássico da filosofia esotérica do Oriente, aponta para o mesmo princípio universal:

“Se tua Alma sorri enquanto se banha na luz do Sol da tua Vida; se tua Alma canta dentro da sua crisálida de carne e matéria; se tua Alma chora dentro do seu castelo de ilusão; se tua Alma luta para romper o cordão de prata que a liga ao MESTRE (Eu Superior), então fica sabendo, ó Discípulo, que a tua Alma é da terra.” [9]  

Há, de fato, uma essência comum compartilhada pelo cristianismo místico, pelo budismo e por outras filosofias e religiões. Essa essência interior constitui a verdadeira Theo-sophia. Assim, “A Voz do Silêncio” coincide com todas as tradições autênticas, ao aconselhar:

“Não desejes coisa alguma. Não te irrites com o Carma, nem com as leis imutáveis da Natureza. Mas luta apenas com o que é pessoal, com o transitório, o evanescente e o perecível.”[10]

A mesma obra explica o que é o mundo externo em que vivemos:

“Esta terra, Discípulo, é o Salão do Sofrimento, e nele, ao longo de um Caminho de duras provações, há armadilhas para fascinar o Eu através da ilusão chamada ‘Grande Heresia’ [o individualismo]. Esta terra, Ó Discípulo ignorante, é apenas a entrada sombria que leva à luz fraca existente antes do vale da verdadeira luz - aquela luz que nenhum vento pode apagar, a luz que queima sem uma mecha, e sem combustível. (....) Para alcançar o conhecimento (....),  tu deves desistir do Eu em função do Não-Eu, e desistir do ser em função do não-ser. Então poderás repousar entre as asas do GRANDE PÁSSARO. Sim, agradável é o repouso entre as asas daquilo que não nasce, nem morre, mas é o AUM, ao longo das eras da eternidade. Cavalga o Pássaro da Vida, se quiseres ter conhecimento.” [11]

A Lei está no centro da Roda da Vida, e nela não há oscilações, mas paz e bem-aventurança. “Imitação de Cristo” complementa:

“É bom passarmos algumas vezes por aflições e contrariedades. Porque elas frequentemente fazem o homem refletir, lembrando-lhe que vive no desterro e, portanto, não deve pôr a sua esperança em coisa alguma do mundo. É bom encontrarmos às vezes contradições, e que de nós façam conceito mau ou pouco favorável, ainda quando nossas obras e intenções sejam boas. Isso normalmente nos conduz à humildade e nos preserva da vanglória. Porque recorremos mais depressa ao testemunho interior de Deus [da Lei Universal], quando de fora somos vilipendiados e desacreditados pelos homens. Por isso o homem deve firmar-se de tal modo em Deus [na Lei Universal] que não lhe seja mais necessário mendigar consolações das criaturas.” [12]

Como, então, se pode agir corretamente? 

Marco Aurélio - o imperador-filósofo do mundo romano - escreveu em seu caderno de anotações:

“A perfeição moral consiste em viver cada dia como se fosse o último, evitando a agitação excessiva, a indiferença e a hipocrisia.”[13]

E ainda:

“Pensa firmemente a cada instante (...) em fazer o que estiver em tuas mãos com uma seriedade total e sincera, com sentimento, independência e justiça; e trata de livrar-te de quaisquer outras preocupações. Livrar-te-ás delas se praticares cada ação de toda a vida como se fosse a última, evitando a negligência, a aversão doentia ao domínio da razão, a hipocrisia, o egoísmo e o inconformismo diante do que te foi destinado. Vês como são poucos os requisitos que basta dominar para viver uma vida correta e agradável aos deuses, pois os deuses não reclamarão nada mais a quem observar estes preceitos.”[14]  

O hábito de agir corretamente é uma fonte inesgotável de felicidade interior, e “Imitação de Cristo” esclarece:

“A glória do homem virtuoso é o testemunho da boa consciência. Conserva pura a consciência, e sempre terás alegria. A boa consciência pode suportar muita coisa e permanece alegre até nas adversidades. A má consciência anda sempre medrosa e inquieta. Gozarás suave sossego, se de nada te acusar o coração. Não te dês por satisfeito, senão quando tiveres feito algum bem.” [15]

Estes preceitos da sabedoria universal são úteis para todo ser humano, e o protegem tanto da euforia - na vitória - quanto do desânimo, na derrota. É também recomendável falar deles a amigos e pessoas próximas: deste modo, um número crescente de pessoas será capaz de receber com desapego os momentos agradáveis da vida, e de enfrentar com coragem as horas difíceis.

NOTAS:

[1] “A Arte de Viver”, Epicteto, uma nova interpretação de Sharon Lebell, Ed. Sextante, RJ, 2000, 159 pp., ver p. 20.

[2] “Enchiridion”, Epictetus, Dover Publications, Mineola, New York, copyright 2004, 56 pp., ver p. 26.

[3] “Imitação de Cristo”, Tomás de Kempis Ed. Vozes, Petrópolis, RJ, 2000, edição de bolso, 278 pp., ver Livro Terceiro, início do Capítulo 42.

[4] “Brihadaraniaka Upanixade”, em “The Principal Upanishads”, Edited With Introduction, etc., by S. Radhakrishnan, Muirhead Library of Philosophy, London: George Allen & Unwin Ltd, New York: Humanities Press, Inc., fourth impression, 1974, 958 pp., ver pp. 282-283.

[5] “Imitação de Cristo”, obra citada, Petrópolis, RJ, 2000, p. 176, Livro III, Capítulo 44.

[6] “Imitação de Cristo”, obra citada, p. 87.

[7] “Imitação de Cristo”, obra citada, p. 89.

[8] “Imitação de Cristo”, obra citada, p. 88.

[9] “A Voz do Silêncio”, Helena P. Blavatsky, edição online de nossos websites associados, ver Fragmento I, aforismo 14.    

[10] “A Voz do Silêncio”, de Helena Blavatsky, obra citada, Fragmento I, aforismo 65.  

[11] “A Voz do Silêncio”, de Helena Blavatsky, obra citada, Fragmento I, aforismos 17, 18 e 19.

[12] “Imitação de Cristo”, obra citada, Livro I, cap. 12, p. 29.   

[13] “Meditações”, Marco Aurélio, Ediouro, RJ, Livro VII, parágrafo 69, p. 84.

[14] “Meditações”, obra citada, Livro II, parágrafo 5, p. 31.

[15] “Imitação de Cristo”, obra citada, p. 76.  

000

Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas prioridades a construção de um futuro melhor nas diversas dimensões da vida.

000