4 de outubro de 2016

Construindo a Loja Independente

Uma Visão Global do Movimento Teosófico

Carlos Cardoso Aveline

A visão do detalhe e a visão do todo são igualmente importantes em teosofia



Pensemos por um momento no estudante de teosofia que nasceu em um país de língua portuguesa e prefere por algum motivo não fazer parte das associações pseudoteosóficas, mas deseja, em vez disso,  participar de formas de busca da Sabedoria que estejam livres de ilusões como ritualismos e falsa clarividência.       

Em teoria,  um tal estudante poderá começar um esforço individual, sem qualquer ligação de ajuda mútua com outros estudantes e sem uma visão internacional do movimento teosófico.

Desse modo ele terá uma prática altruísta na qual poderá testar e melhorar suas percepções filosóficas a respeito da vida. Iniciativas deste tipo são louváveis, mas ficam limitadas pelo seu isolamento. Em geral, duram pouco.   

Há vantagens e desvantagens  no fato de pertencer a um esforço que se inscreve com voz própria no contexto internacional do movimento e está presente em vários idiomas, com interlocutores ao redor do mundo.

As desvantagens  são compensadas pelo caráter global da ação. A internacionalidade constitui um aspecto prioritário da proposta original do esforço teosófico: desde 1875, o objetivo primeiro do movimento é a gradual constituição de um núcleo de fraternidade sem fronteiras. Além da sua importância na fase contemporânea da história da humanidade, essa construção faz parte de um trabalho que prepara estágios futuros da longa evolução humana, diante dos quais um ciclo de 26.000 anos é visto como “pequeno”.    

A unidade, no entanto, não é burocrática ou corporativa, mas ocorre pelo diálogo, e isso é o que oferece a pequena Loja Independente de Teosofistas, fundada em 2016  por antigos associados da Loja Unida de Teosofistas.

É precisamente o caráter sem fronteiras e  multicultural da proposta teosófica que a torna de fato “universal” e, também, especialmente desafiante.  Espaço e tempo são inseparáveis. O trabalho teosófico convive com uma dimensão de tempo que parece eterna.

A visão do detalhe e a visão do todo são igualmente importantes em teosofia.

Através dos projetos de ação da Loja Independente, o estudante pode contribuir de modo prático para a ampliação local e internacional de um trabalho teosófico que segue os ensinamentos autênticos do movimento, e trabalha em vários idiomas. A Loja está voltada para a construção sutil de um futuro saudável. Ela não receia desafiar ou desmascarar fraudes pseudoesotéricas. Seus associados sabem ser pioneiros e abrir caminho ali onde parece não haver um caminho. Embora numericamente pequena, a Loja atua com uma perspectiva global.

O Campo Magnético Sutil

Em linguagem da ciência de hoje, os conceitos de luz astral e akasha correspondem  às ideias de “ordem implícita” e  “campo mórfico”.

Levando em consideração esta ideia, podemos lidar com a existência de canais “holográficos” pelos quais se projeta magneticamente para cada ação pioneira o melhor da experiência previamente acumulada pelo movimento teosófico.

Cada pequeno projeto recebe deste modo algo da força reunida e dos obstáculos enfrentados em todas as outras iniciativas. A Loja Independente partilha um conhecimento eficaz sobre o modo de construir o movimento. Há mecanismos diversos de ajuda mútua, e um  patrimônio literário e bibliográfico é compartilhado no plano físico e no plano sutil. O esforço é probatório, isto é, inclui, como toda aprendizagem, testes individuais e coletivos.  

Ao iniciar um esforço novo vinculado à Loja Independente, é inevitável “começar de zero” de certo modo, mas não é necessário “inventar a roda”.  Um trabalho teosófico nunca começa “do nada”  no plano interior. Trata-se de  abrir um ponto magnético que receberá  a força da proposta e partilhará dos seus insights e inspirações acumulados,  que são os do movimento teosófico como um todo, observado, na perspectiva Independente,  desde o ponto de vista dos ensinamentos de Helena Blavatsky e dos Mestres de Sabedoria; e compreendido desde o ponto de vista da intenção de ajudar a humanidade em seu conjunto.

Cada estudante se beneficia do método original ensinado pelos fundadores do movimento, assim como do magnetismo correspondente. Ao mesmo tempo o método deve ser adaptado  a cada tempo e espaço concretos.

A força  acumulada da Loja Independente é parte da corrente oculta e holográfica formulada inicialmente no período entre 1875 e 1891 por Helena Blavatsky, Henry Olcott, William Judge, Damodar Mavalankar, Subba Row e outros.

Ela se beneficia da vida e da obra do grande pioneiro em língua portuguesa, o Visconde de Figanière. Ela aprende com o melhor dos esforços de Robert Crosbie, John Garrigues, Boris de Zirkoff, Geoffrey Barborka, Geofrey Farthing, Jerome Wheeler e Sylvia Cranston, para citar alguns nomes.     

A percepção individual dessa proposta de trabalho ocorre gradualmente.

Ela surge a partir do estudo, do trabalho e da observação independentes de cada estudante.  Para a Loja, a independência não nega a cooperação, assim como  a cooperação não suprime a independência. Os dois fatores devem andar juntos.  

Uma vez despertado um certo discernimento interior, o estudante passa a compreender as “evidências internas” do ensinamento, que não podem ser facilmente colocadas em palavras.  A corrente oculta interna da substância do movimento flui no nível  essencial da  “doutrina do coração” e pode ser sintonizada pelo estudo de obras como “A Voz do Silêncio”, “A Doutrina Secreta”, “Luz no Caminho”, “A Chave da Teosofia”, “Cartas dos Mahatmas”, “Cartas dos Mestres de Sabedoria” e “Ísis Sem Véu”. 

A troca de ideias e a cooperação com outros estudantes em torno dos objetivos nacionais e internacionais do movimento teosófico torna mais fácil o despertar interior. Deste modo a busca da Sabedoria do Altruísmo encontra  um terreno mais propício e é iluminada por ações eficazes, protegida pela ajuda mútua, e inspirada por uma dimensão ilimitada de espaço-tempo.  

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:  


000