23 de novembro de 2016

Meditando no Despertar da Minha Cidade

Como a Força Criadora da
Mente Constrói a Comunidade do Futuro

Carlos Cardoso Aveline

Aquilo que é difícil tem mais mérito: basta que a meta seja digna.



0000000000000000000000000000000000000

Nota Editorial:

A versão inicial  da presente meditação
foi publicada em meu livro “A Informação
Solidária” (Edifurb, Blumenau, SC, 86 pp.,
2001, pp. 72-74). Outras versões deste exercício
incluem “Meditando Pelo Despertar do Brasil”  e
“Meditando Pelo Despertar de Portugal”, e podem
ser encontradas em nossos websites associados.

(CCA)

00000000000000000000000000000000000000000000



“Tudo o que somos é resultado do que pensamos no
passado. Tudo o que somos se baseia em nossos pensamentos
e é formado por nossos pensamentos. Se alguém fala ou age
com pensamento puro, a felicidade o acompanha assim como
sua própria sombra, que nunca se afasta dele.”

(“O Dhammapada” budista, Capítulo 1, Versículo 2)


“Pede, e te será dado; busca, e acharás; bate à porta - e a porta se abrirá.”

(Novo Testamento cristão, Mateus, 7:7)



A visualização a seguir desenvolve a potencialidade superior do ser humano, destrói circuitos fechados de emoções negativas e abre espaço para uma regeneração cultural. Como meditação e como ação criadora, ela devolve ao cidadão a consciência de que os seus pensamentos criam o futuro, individual e coletivo.

A respeito da lei natural em que a meditação se baseia, cabe levar em conta estas palavras de Helena Blavatsky:

“Havendo uma certa intensidade da vontade, as formas criadas pela mente se tornam subjetivas. Alucinações, elas são chamadas, embora para o seu criador elas sejam tão reais quanto qualquer objeto visível é para qualquer outro. Existindo uma concentração mais intensa e mais inteligente desta vontade, a forma se tornará concreta, visível, objetiva; o homem terá então aprendido o segredo dos segredos; ele se tornou um MÁGICO.” [1]

O exercício de visualização pode ser praticado individual ou coletivamente. É boa ideia fazer com que ele aconteça em uma associação, sindicato ou movimento comunitário. De preferência, deve ser escolhido um local em que haja silêncio e ar puro.[2]

A sua realização regular tem um efeito mais forte do que uma ação apenas eventual. Porém, ele é extremamente benéfico mesmo como um acontecimento isolado. 

Os Três Objetivos para a Construção do Futuro

O desenvolvimento das potencialidades sagradas da humanidade faz parte do dharma e do dever do movimento esotérico moderno. 

O primeiro objetivo do esforço teosófico inaugurado em 1875 é o estímulo à prática da fraternidade universal, o que deve ser feito pelo exemplo. A segunda meta é a busca da sabedoria ensinada pela literatura filosófica de todos os tempos e de todos os povos, com prioridade para a sabedoria oriental, mais antiga. O terceiro objetivo é a investigação dos poderes latentes na consciência de cada ser humano.

As três metas são inseparáveis. O terceiro objetivo deve ser buscado, naturalmente, como um instrumento para alcançar o primeiro.

O egoísmo, que brota da ignorância, é um beco sem saída e provoca um círculo vicioso de infelicidade. A meditação a seguir constitui uma prática altruísta. Ela coloca os poderes latentes da consciência expressamente a serviço da Fraternidade Universal. Esta é a maneira correta de desenvolver as potencialidades transcendentes da mente humana. É também o modo mais eficaz de alcançar a felicidade.  

Meditando pelo Despertar da Minha Cidade

1) Respiro calma e profundamente. Deixo de lado as preocupações com assuntos pessoais de curto ou médio prazo.

2) Penso na dor acumulada do povo do meu país e da cidade em que moro. Observo minha própria dor. Reflito sobre o fato de que é possível transmutar o sofrimento em sabedoria.

3) Reconheço que o apego à dor não é necessário. Admito que todo obstáculo é fonte de lições.

4) Concentro-me no fato de que a tarefa maior do ser humano é crescer interiormente, fortalecendo a vontade de agir de modo correto. A vocação humana para a felicidade se realiza através da ética do altruísmo.

5) Visualizo a população da cidade em que vivo tirando lições de cada desafio que enfrenta. Vejo a sabedoria e a solidariedade permeando as relações entre todos. Imagino a população da cidade a despertar para a força ilimitada da ajuda mútua. Mantenho diante de mim, por um instante, a imagem da comunidade acordando para a solução fraterna dos problemas. 

6) Enxergo compreensão e amizade unindo os habitantes dos municípios próximos. Visualizo estas cidades com pleno respeito aos direitos humanos, e livres de racismo, antissemitismo, fanatismo religioso ou intolerância política. Vejo os meios de comunicação social atuando a serviço da vida, buscando e transmitindo sabedoria. Visualizo uma espécie de assembleia geral permanente, cujo grande tema é como atuar de modo correto. Fortaleço meu compromisso pessoal com esta visão de cidade.   

7) Nenhuma comunidade urbana vive em isolamento. Visualizo dirigentes políticos sinceros e leais ao povo do país em que vivo. Aquilo que é difícil tem mais mérito: basta que a meta seja digna. Imagino minha cidade, sua área rural e toda a região em torno como um território em que reina a ética. Vejo estas comunidades como prontas para uma nova era de fraternidade. Guardo comigo esta imagem revolucionária. Mantenho-a nítida em minha mente. Vejo a mim mesmo como corresponsável pelo despertar coletivo.

Farei com que esta visão elevada permaneça mais forte que os sentimentos antigos e rotineiros. Assim desenvolverei corretamente o poder da vontade, enquanto acelero o surgimento da cidade fraternal e da civilização do futuro.

NOTAS:

[1] Helena P. Blavatsky, em “Isis Unveiled”, Theosophy Co., Los Angeles, Vol. I, p. 62. Veja também a edição brasileira, “Ísis Sem Véu”, Ed. Pensamento, volume I, capítulo II. Em outra obra, a sra. Blavatsky escreveu: “Os antigos afirmavam que qualquer ideia será manifestada exteriormente se a nossa atenção estiver profundamente concentrada nela. Do mesmo modo, uma vontade intensa será seguida do resultado desejado.” (“The Secret Doctrine”, Helena P. Blavatsky, Theosophy Co., Los Angeles, vol. I, p. 293.)

[2] O momento da lua nova e o momento da lua cheia são especialmente adequados para esta atividade.  

000

Veja em nossos websites associados o texto “A Feliz Cidade do Futuro”, de Carlos Cardoso Aveline.

000

Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas prioridades a construção de um futuro melhor nas diversas dimensões da vida.

000