Caminho da Sabedoria Elimina as Causas da Dor
Carlos Cardoso Aveline
Carlos Cardoso Aveline

Todos os seres buscam a plenitude e tentam caminhar na direção daquilo que consideram bem-aventurança.
Nem todos fazem isso com igual sabedoria.
Alguns, ao procurar por satisfação num sentido exclusivo, geram sofrimento desnecessário para si próprios e para os outros.
Aqueles que renunciam ao egoísmo e aos seus jogos mentais de autoilusão apenas deixam de mentir para si mesmos. Eles encontram a felicidade na vida simples, na gratidão e na sabedoria. Controlam a si mesmos, ao invés de pretender controlar a vida.
Seguramente não há uma fórmula óbvia de felicidade que sirva igualmente para todos. O caminho da plenitude deve começar onde a pessoa está. O indivíduo precisa conhecer a si mesmo, ouvir sua própria alma e caminhar por esforço independente na direção correta. Nisso, perseverança é indispensável. Ele deve “erguer a sua Cruz”, assumir o seu carma, e seguir o Caminho dos Sábios. Este é um caminho estreito e íngreme. Não faltam desafios. Firmeza é recomendável, porque de nada adianta caminhar numa direção pela manhã, e noutra direção oposta, à tarde.
A teosofia ensina o mistério transcendente daquele bem-estar interior e incondicional que surge do contato ampliado do indivíduo com sua própria alma espiritual, e com as leis do universo.
Quando isso acontece, os sofrimentos externos perdem importância. A felicidade surge então como a luz brilhante de um pequeno sol. Ela se irradia de dentro para fora em todas as direções, mostrando o que é belo e o que não é belo em si e nos outros. A perseverança na ação correta consolidará a paz.
Para facilitar a descoberta gradual deste caminho de bem-aventurança, listamos a seguir 18 textos selecionados do acervo de nossos websites associados.
Os artigos mostram diferentes aspectos da calma mudança alquímica - uma transformação quase imperceptível no curto prazo - pela qual o ser humano se liberta das causas do sofrimento.
Existe uma agricultura do espírito. O que se planta, se colhe. Antes de colher, portanto, é preciso semear: e isso não basta. É recomendável cuidar silenciosamente, durante muito tempo, daquilo que se semeou. O altruísmo é a chave-mestra da libertação. A teosofia ensina a plantar.
A Filosofia Ensina a Maneira Correta de Viver
Todo Progresso é Resultado de Cooperação
A Ponte Para Uma Bênção Infinita Pode Ser Encontrada no Ciclo de 24 Horas
Um Estudo Sobre Eu Inferior e Otimismo na Busca da Sabedoria
A Arte de Enxergar Lições em Toda Parte
O Eu Superior Produz Uma Satisfação Interna e Essencial Diante da Vida
A Essência Universal da Tradição Judaica
Autoconhecimento, Altruísmo e Boa Saúde
O Bem-Estar Como Uma Questão Prática
Inspirador da Antiga Idade de Ouro, o Planeta dos Anéis é Corregente da Era de Aquário
Um Conhecimento Adequado da Lei do Carma Levará a Humanidade à Felicidade Suprema
A Teosofia Original Ensina a Confiar no Futuro
Fragmento de um Texto
Sobre o Ritmo Em Que Ocorre o Despertar Interior
A Vida Tal Como a Conhecemos é Apenas a Matéria-Prima Para a Vida Como Ela Pode Ser
A Expansão e a Retração São Igualmente Necessárias Para a Arte de Viver
A Bem-Aventurança Ocorre No Nível da Consciência Universal
A Arte de Fazer Descobertas Felizes
000
O texto acima foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas em 22 de dezembro de 2012, e atualizado pelo autor em setembro de 2025.
000
Leia mais:
* Artigos e livros de Carlos Cardoso Aveline.
000

Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
000