A Prática do Desejo, o Sofrimento e a Felicidade
Carlos Cardoso Aveline
Carlos Cardoso Aveline
O teosofista é convidado a estudar a presença e a dinâmica dos Nidanas em sua vida diária. O termo é de origem budista: os nidanas são as causas e os efeitos interligados. São os fios do carma tecendo o destino de cada um conforme o fluir dos desejos, dos pensamentos e das ações individuais.
Todo estudante de filosofia esotérica sabe que uma vontade nobre tende a
produzir paz e felicidade. Porém, o ser
humano não pode existir apenas com desejos elevados e impessoais, e por esta
razão a vida é probatória, como afirma H. P. Blavatsky em “Ísis Sem Véu”.
Cabe examinar, portanto, como funciona em cada caso o nível de aprendizado em
que a presença de testes é inevitável.
Há na consciência de cada indivíduo uma área de luta e de transição entre os
seus pensamentos mais elevados e os mais inferiores; e também existe um ponto
de encontro e de mutação em que os sentimentos generosos devem enfrentar os
sentimentos inferiores. [1]
A intensidade da luta na alma humana obedece a fatores variados, entre eles o
carma individual acumulado, a livre vontade do indivíduo, as suas decisões a
cada instante, e o carma coletivo. O carma se relaciona com os hábitos e
consiste de causas e efeitos
interdependentes, ou nidanas.
O Tolo e o Sábio
O carma individual não é uma ilha e não existe em separado. Ele interage com o
carma da nação, da cidade, da família, e com o carma dos grupos sociais a que o
indivíduo pertence, desde o movimento teosófico até o trabalho
profissional. Perceber isso não é sempre fácil: todos temos um tolo e um
sábio em nossas consciências.
A tolice consiste
em produzir sofrimento desnecessário para nós próprios ou para outrem. A
satisfação pessoal durável surge da sabedoria que nos permite evitar desejos
cujo resultado é sofrimento.
O tolo exige que a
vida lhe satisfaça as vontades: o sábio nada deseja com exagero no plano
pessoal, e assim alcança a plenitude. Cada cidadão pode decidir se o tolo em
seu próprio interior deve mandar no sábio, ou aprender com ele. A prática da sabedoria necessita discernimento:
a experiência acumulada da alma nos leva à serenidade, e a vontade de buscar o
mais elevado nos ensina a voar na direção da luz.
Como Funciona o Livre Arbítrio
O ponto central em nossa vida é o livre arbítrio, a vontade
individual. Colocar o foco da consciência na tolice ou na sabedoria é uma
decisão livre, e cabe olhar bem o modo como usamos a liberdade. Existe uma conexão de causa e efeito ligando o
sofrimento que não buscamos aos objetos de desejo atrás dos quais decidimos
correr. No momento de fazer um autoexame, há quatro perguntas úteis. As duas primeiras são sobre insatisfação:
* O que é que me frustra ou perturba neste exato momento?
* E quais são os
desejos que estão ocultos sob este sentimento?
As duas perguntas finais investigam o bem-estar:
* O que é que me
dá um sentimento de paz interior agora mesmo, sejam quais forem as
circunstâncias externas?
* E quais são os desejos
que estão na base deste sentimento?
A auto-observação cura e regenera. Um calmo exame da vida ilumina a
consciência e nos transmite lições a partir das quais são colocados em
movimento os nidanas da libertação interior.
NOTA:
[1] Nem sempre os sentimentos
inferiores são desleais aos sentimentos superiores. O inferior pode partilhar
das mesmas metas do superior, complementando e apoiando o trabalho nobre dentro
das suas possibilidades.
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Sobre
o tema dos Nidanas, veja também o texto “Atuando
no Plano das Causas”, de Carlos Cardoso Aveline. O artigo está disponível
em nossos websites associados.
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