16 de novembro de 2016

Trocando a Igreja Pela Teosofia

A História De Uma Descoberta Gradual

Celina de Jesus de Magalhães Cardoso

Praia da Costa, em Vila Velha, Espírito Santo


Meu encontro com a Teosofia aconteceu um pouquinho lá atrás, quando lia as Revistas “Planeta” e via os textos de alguém que hoje é meu amigo. 

Eu lia a palavra  TEOSOFIA,  lia textos que achava belíssimos e que de alguma forma falavam para uma parte interior de mim, que eu não sabia definir.

Mesmo lendo a Planeta e os artigos e tendo um só livro deste autor, eu tinha uma longa prática religiosa: pertencia à IMMB- Igreja Messiânica, e era bastante atuante. Tenho uma vontade imensa de ser útil, de servir, sou por natureza prestativa.

Mas os temas teosóficos me chamavam.  Muitas vezes dava aulas na igreja usando artigos deste meu amigo teosofista. Era uma forma simples de explicar coisas complicadas. Bem, eu também não trabalhava com Internet. Para falar a verdade, nada entendia de computadores. E como conheci o SerAtento, e o site www.FilosofiaEsoterica.com?

Ainda dentro da igreja, mas já procurando coisas que não encontrava, via muito mais hipocrisia que sinceridade, e estava insatisfeita. Comprei mais livros deste autor amigo e a Editora me forneceu o e-mail e o telefone dele. Imediatamente pedi que a filha enviasse uma mensagem de elogio. Ele custou para responder e quando respondeu me convidou para o SerAtento.  

Entrei de cabeça, com fome de saber, participando bastante, sem saber a dimensão exata do espaço do SerAtento. Cometi inúmeras mancadas, que muito me ensinaram. E foi aos poucos que aconteceu: quanto mais me aproximava da sabedoria que me apresentavam, mais me distanciava de minhas práticas religiosas.

Fui repensando tudo. Passei por momentos difíceis no sentido de ver que aquelas práticas não eram corretas. Claro que algumas semelhanças sim, existiam. Comprei os dois volumes das CARTAS DOS MAHATMAS e houve mais infinitas descobertas. Cada dia, a cada leitura crescia em mim o valor da autorresponsabilidade. Fui trazendo para minha vida os estudos, vivendo os ensinamentos e me conhecendo. A proximidade com a Sabedoria Divina foi abrindo minha mente e meu coração; fui investigando, fui reconhecendo que eu precisava daqueles ensinamentos.

E a decisão de me afastar das práticas religiosas foi amadurecendo. Pensei por um ano, até a decisão final. Foi tranquilo. Marquei a entrevista com o sacerdote e encerrei o meu vínculo com aquelas crenças e rituais, já sem sentido algum.

Hoje, estudo com uma alegria imensa. Muitas questões foram explicadas, e restam muitos mistérios, sempre. Estou bem, sem pesos e vendo toda a vida de outra forma. Costumo dizer, “estou me alargando”... e foi demorada a minha decisão de me associar formalmente ao movimento teosófico [1], por não entender a maneira sutil de ele existir ... eu brincava dizendo que não sabia o que e como fazer,  com tamanha liberdade. Era acostumada a obedecer. E agora devo caminhar com meus passos, minhas escolhas, minhas decisões... tudo novo. Sabem, acho que o movimento teosófico foi-me convidando aos poucos, sem imposições.

A TEOSOFIA me aponta um outro caminho: estou aprendendo a percorrê-lo.  Estou fazendo um trabalho comigo, com ajuda de meus companheiros. 

Nada sabia de EU Superior, das renúncias e das aquisições... enfim, a Teosofia preenche minha vida de sentido. Tenho uma boa vida, pois tenho uma grande tarefa para desenvolver; trabalhar por uma Causa.

Estou entendendo o que é ser fraterno, como compartilhar, e toda a profundidade da ética em nosso dia-a-dia. Estou colocando qualidade nas minhas ações, aprendendo a pensar, e conhecendo um pouco do silêncio.

NOTA:

[1] Celina associou-se ao movimento teosófico em 2009 e está entre os fundadores da Loja Independente de Teosofistas, criada em setembro de 2016. 


000

Celina de Jesus de Magalhães Cardoso vive no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, ES.

000