Teosofia Ensina a Plantar
Ideias Novas em Lugares Limpos
Joana Maria Ferreira de Pinho
A vida simples que muitos ouvem seus pais e avós
descreverem enquanto partilham momentos de família parece, por vezes, estar
distante do tempo atual.
Porém poucas gerações nos separam da época em que a vida,
apesar de apresentar dificuldades, tinha um ritmo humano e natural. A Terra e
os mais velhos eram respeitados. O trabalho trazia valor. A disciplina era uma
aliada da educação e do progresso.
Os indivíduos estavam mais próximos do ciclo solar e
orientavam suas vidas não só pelo mapa da Terra, mas também pelo mapa do céu. As
pessoas viviam o tempo, e o tempo não corria à sua frente como parece ocorrer atualmente
em grande número de casos.
Hoje vive-se ao ritmo das máquinas, e a ditadura
consumista está presente um pouco por todo o mundo. Produz-se e consome-se a um
ritmo demasiado rápido. Este é o tempo dos bens e das relações descartáveis.
Apesar de existirem homens e mulheres que moldam sua
personalidade conforme os acontecimentos externos, um número expressivo de
indivíduos faz da verdade uma força que comanda suas vidas.
Carlos escreveu:
“O nosso dever é construir solidariamente uma cultura em
que a sinceridade possa ser tolerada.”[1]
Uma vida simples abre espaço para que essa construção se
expanda. A calma é fonte de entendimento e de comunhão com a verdade. À medida
que avançamos no cultivo da tranquilidade, o autocontrole, o autoconhecimento e
o autorrespeito amadurecem como frutos do esforço.
A mãe Terra alimenta nossos corpos físicos e dá-nos
abrigo. Tudo o que precisamos no nível físico da existência é produzido por ela
em conjunto com a vasta comunidade de seres minerais, vegetais, animais e
humanos que a habitam. Os astros e as inteligências divinas auxiliam o processo
de plantio e colheita. Assim como a Terra é um imenso ecossistema composto de
diversos e pequenos ecossistemas, podemos vê-la como parte de um ecossistema
ainda maior, o ecossistema universal.
O planeta alberga uma humanidade complexa e cada vez mais
numerosa. Há muito que se estuda a capacidade de a Terra gerar alimento e
recursos suficientes para satisfazer toda população. É hora de os indivíduos de
boa vontade fortalecerem o altruísmo. Concentrando mente e coração naquilo que
é correto, criamos soluções para os desafios presentes.
A generosidade rege a existência. Enquanto o ser humano
respeitar o planeta e a Vida, enquanto ele se guiar pela simplicidade, pela
partilha e ajuda mútua, não faltará aos indivíduos o que eles necessitam para
viver dignamente.
O problema não está na Terra, assim como o mal não está
no Universo, mas surge do egoísmo. Um Mahatma escreveu:
“O verdadeiro mal surge da inteligência humana e sua
origem está inteiramente no homem que raciocina e que se dissocia da Natureza.
Só a humanidade, portanto, é a verdadeira fonte do mal. O mal é o exagero do
bem, produto do egoísmo e da ganância humanos.” [2]
As sociedades estão muito focadas no crescimento
econômico e material e pouco concentradas no desenvolvimento espiritual dos
indivíduos. Isso é visível na dinâmica familiar de grande parte das famílias. Nada
de material pode faltar às crianças. Dá-se tudo e mais alguma coisa, como se a
felicidade das crianças dependesse do consumo de bens. Com isso os adultos
tentam que os objetos façam o papel que eles próprios devem cumprir: acompanhar
as crianças, e estimular nelas o melhor.
Precisamos educar e ser educados acima de tudo para a
vida, e isso significa aprender e participar da agricultura do espírito. “Não
só de pão vive o homem” (Mt 4: 4). É necessário despertar para a vida interior
e para as necessidades espirituais do ser humano.
Farias Brito explica:
“…O conhecimento está para o espírito, como a nutrição
para o corpo. (…) Há, pois, um pão do corpo e um pão espiritual. (…) Devemos
trabalhar pelo conhecimento, pois é pelo conhecimento que o espírito se
conserva e desenvolve.” [3]
O conhecimento sobre o qual Brito escreve é o saber
alcançado pelo amor à verdade. O ser humano cresce em sabedoria caminhando com
ética pela Terra ao mesmo tempo que eleva a consciência até o infinito. Para
que a alma se expanda, precisamos nutri-la. O alimento para o corpo é produzido
na Terra, enquanto o alimento da alma se cultiva no Céu, símbolo do eu superior.
As almas infantis esperam que alguém as alimente, já as
almas maduras plantam e colhem seu próprio alimento.
“Luz no Caminho” ensina:
“O homem que quiser viver e agir na vida superior não
pode ser alimentado com uma colher, como um bebê. Deve alimentar-se por si
mesmo.” [4]
Mais do que alimentar a si mesmos, os agricultores do
espírito alimentam o mundo, seguindo o conselho dado em “Luz no Caminho”:
“Não desejes plantar sementes para a tua própria
colheita; deseja apenas plantar para que surjam frutos que alimentem o mundo.
Tu és parte do mundo; ao alimentares o mundo, tu te alimentas.”[5]
O cultivo do espírito dá-se no território do
autoesquecimento e da impessoalidade.
Os estudantes de teosofia que se esforçam por vivenciar
os ensinamentos são alquimistas da natureza humana e agricultores do espírito.
Os Mestres de Sabedoria dão indicações preciosas sobre o tema, entre as quais
destaco as seguintes:
* “Ideias novas têm de ser plantadas em lugares limpos
(….).” [6]
* “…O dever do teosofista é como o do agricultor; abrir
os sulcos e semear os seus grãos da melhor maneira possível: o resto é com a
natureza, e ela é a escrava da Lei”. [7]
* “Semeie grãos saudáveis e escolha seu solo, e o futuro
o recompensará com colheitas inesperadas. Tenha fé, meu Irmão, e quando menos
esperar seus olhos podem abrir-se para uma visão tão gloriosa que deslumbraria
qualquer mortal comum.” [8]
* “Você criou felicidade, e felicidade será criada para
você. A semente crescerá e florescerá e, sob a sombra benéfica do arbusto
celeste plantado por suas próprias mãos, você mesmo sentará um dia (…).” [9]
* “…Doces serão os frutos da planta celeste da Compaixão
e da Caridade.” [10]
* “…Um grão produzirá uma enorme quantidade na hora da
colheita.” [11]
Sabemos das vantagens da agricultura biológica. Frutas e
verduras livres de pesticidas químicos são fonte de saúde. Também na
agricultura do espírito deve ser deixado de lado o uso de qualquer tipo de
veneno, como a vaidade, a inveja, entre outros.
No cultivo que respeita a vida, as pragas agrícolas são
combatidas usando métodos naturais e que preservam o meio ambiente. Assim, para
se combater a ignorância deve ser usado o conhecimento, e ao orgulho pode-se
aplicar a humildade.
Na ausência de atenção, a erva daninha do egoísmo pode invadir até as plantações mais produtivas. Devemos arrancar
essa erva pela raiz, com cuidado para que não caiam sementes na terra. “Luz no
Caminho” ensina:
“Não vivas no presente nem no futuro, mas no eterno. Esta
erva daninha gigantesca [do egoísmo] não
pode florescer lá; a sua mancha na existência é eliminada pela atmosfera do
pensamento eterno.” [12]
Há muito por pesquisar sobre a sabedoria milenar do
cultivo da virtude. A vida de cada estudante é um laboratório alquímico. Sua existência,
quando vivida como um terreno fértil de gratidão e de compromisso com o eu
superior, gera a experiência necessária para que se cultive com
responsabilidade o altruísmo.
Não vale a pena deixar para amanhã o que pode ser feito
hoje. Plantar o bem hoje e sempre é fonte de paz. O plantio da sabedoria traz a
vitória da Luz.
NOTAS:
[1] Do texto “As Palavras Verdadeiras”, de Carlos Cardoso Aveline, que está disponível
em nossos websites associados.
[2] Palavras de um Mahatma citadas no texto “A Vida Toda é Bela”, de Carlos
Cardoso Aveline. Publicado em nossos websites.
[3] “Ensaio Sobre o Conhecimento”, texto de Farias Brito, p. 16. Veja em
nossos websites.
[4] “Luz no Caminho”, de M.C.; tradução, notas e prólogo de Carlos Cardoso
Aveline, The Aquarian Theosophist, 2014, 85 pp., p. 40.
[5] “Luz no Caminho”, de M.C., The Aquarian, p. 83.
[6] “Cartas dos Mahatmas”, Ed. Teosófica, Brasília, vol. I, Carta 12, p. 87.
[7] “Cartas dos Mahatmas”, vol. II, Carta 111, pp. 206-207.
[8] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, Ed. Teosófica, Brasília, segunda série,
Carta 10, p. 181.
[9] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, Ed. Teosófica, Brasília, segunda série,
Carta 7, p. 175.
[10] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, Ed. Teosófica, Brasília, segunda série, Carta 14, p. 186.
[11] “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, Ed. Teosófica, Brasília, segunda série,
Carta 11, p. 183.
[12] “Luz no Caminho”, de M.C., The Aquarian Theosophist, p. 21.
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Veja também, em nossos websites associados,
o artigo “Raja Ioga na Parábola do
Semeador”, de Carlos Cardoso Aveline.
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Em setembro de 2016, depois de uma
análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de
estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas. Duas das
prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir
um futuro saudável.
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