A Ajuda Mútua é a Lei
da Bênção e do Bom Carma
Carlos Cardoso Aveline
Todo peregrino tem
diante de si vários procedimentos possíveis pelos quais é capaz de avaliar se
quiser o estado em que está aquela ponte oculta
e interna que leva até o seu eu superior, sua alma espiritual.
Um
dos procedimentos consiste em comparar a quantidade relativa de ressentimento e
de gratidão no modo como ele olha para os outros, e para a vida.
A má
vontade, naturalmente, é tímida. Tem vergonha de si mesma. Trata de
disfarçar-se sob o manto de outros sentimentos mais nobres.
A
frustração diante da vitória e das qualidades positivas de outras pessoas é um
sintoma de que o antahkarana enfrenta
um problema: o contato com nossa verdadeira alma está sendo asfixiado pelo
monóxido de carbono do orgulho pessoal, do medo, da ambição e sentimentos
similares.
A
inveja é uma forma de cegueira. É um problema sério na oftalmologia da alma. O
problema básico de quem sente inveja é que não pode enxergar o seu próprio
valor e gostaria de roubar o valor de alguma outra pessoa.
A
gratidão é diferente.
O
agradecimento interior não é “tímido” e não tem motivo para permanecer em
segredo. Tampouco é algo de que devamos ter orgulho. Assim como o peregrino não
pode sentir-se orgulhoso da sua humildade, ou do seu contentamento, haverá algo
de errado se fizer propaganda excessiva da sua gratidão.
A
humildade abre caminho para o agradecimento interior, assim como a gratidão
estimula a humildade, mas estes dois aspectos da vida são silenciosos.
Os
sentimentos destrutivos com frequência fazem demasiado ruído em uma sociedade
orgulhosa do seu materialismo. Os sentimentos voltados para a cooperação
sincera fluem em harmonia com a nossa alma espiritual e preferem o silêncio, ou
a expressão verbal sucinta, especialmente quando são profundos e duradouros.
O Poder da Ajuda Mútua
O
desejo de competir e ver os outros como inferiores a si, ou de considerar-se mais
sábio e superior a eles, é uma forma em grande parte subconsciente de optar
pela surdez e pela cegueira.
O mesmo
sentimento expressa uma falta de coragem de olhar para si mesmo de um modo
honesto.
Logo
que alguém toma a decisão madura de trilhar o caminho da sabedoria, torna-se
incapaz de sentir prazer quando vê um erro, real ou imaginário, em seus colegas
de caminhada. Tal indivíduo celebra o progresso dos colegas. Ele sabe que é
beneficiado pela vitória deles.
Quando
vemos uma atmosfera no movimento esotérico em que são possíveis os ataques pessoais,
ostensivos ou encobertos, e na qual as pessoas desejam competir para ver “quem
é o mais sábio” ou “tem mais poder”, é importante reconhecer com clareza um
fato central. Esta espécie de atmosfera coletiva é venenosa. Ela estimula o
oposto da bondade e está diretamente relacionada com a morte espiritual de
associações esotéricas.
A
ajuda mútua honesta e duradoura é a Lei da Bênção e do Bom Carma. Ser sincero
inclui examinar os erros com a intenção de corrigi-los e curá-los. Não há
sinceridade real, a menos que haja boa vontade.
Meus
semelhantes são todos colegas de caminhada. São espelhos imperfeitos, mas
valiosos, que refletem aspectos da minha própria alma.
Com
graus variados de exatidão, os outros seres mostram os níveis superiores e
inferiores da minha existência, e interagem com eles. Devo lembrar que cada pessoa
sincera possui uma alma imortal. É graças ao respeito pelo eu superior do outro
que preservo a qualidade do contato com minha própria alma.
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Uma versão
inicial do texto acima foi publicada sem indicação do nome do autor em “O Teosofista”, maio de 2016, pp. 9-10.
Título original: “A Má Vontade e a Gratidão”.
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Veja em nossos
websites associados os artigos “Inveja e
Amizade”, “A Magia da Ajuda Mútua”,
“Transcendendo a Competição” e “Um Por Todos e Todos Por Um”, de Carlos
Cardoso Aveline.
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Em 14 de setembro de 2016, depois de uma análise da situação do
movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu criar a Loja Independente de Teosofistas. Duas
das prioridades da LIT são tirar
lições práticas do passado e construir um futuro saudável.
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