Lemas e Axiomas dos que
Seguem o Ensinamento Cristão Original
Carlos Cardoso Aveline
Vivendo de modo simples, os Amish evitam as cidades
modernas e preferem meios de
transporte tradicionais
As comunidades Amish seguem o ideal anabatista do
cristianismo primitivo.
Tendo como fonte de inspiração o ensinamento do Novo
Testamento e dos Atos dos Apóstolos, os Amish optam pela simplicidade
voluntária. São radicais em sua não-violência, evitam usar automóveis, deixam
de lado a alta tecnologia e permanecem de fora do consumismo cego. Eles
rejeitam a maior parte dos confortos modernos. Vivem longe das cidades
materialistas e praticam formas cooperativas de economia.
Uma vida limpa e um coração puro são prioridades para os Amish.
Sem perder o foco das suas metas centrais, eles têm uma mente aberta. Não há
entre eles sacerdotes profissionais. As burocracias teológicas brilham por sua
ausência. Preferem o ensinamento original. São o mais tradicional dos grupos
menonitas, e procuram manter relativamente intato o espírito do que há de
melhor na tradição cristã, enquanto cultivam a humildade. É fácil perceber que
a vida deles merece um estudo respeitoso desde o ponto de vista teosófico. A sociedade
ecologicamente correta dos Amish, a sua economia cooperativa e o seu cultivo da
modéstia são exemplos a serem seguidos na civilização do futuro.
Porém, a vida raramente é fácil para quem busca por uma
meta nobre. Obter algo de muito valor requer um esforço supremo. O ideal de construir
uma vida correta exige grande determinação e desapego, porque é necessário
desafiar a ignorância organizada das comunidades.
A história dos Amish é feita de heroísmo e sacrifício. Durante
muito tempo foram perseguidos, torturados e assassinados na Europa. A campanha
contra os Amish era organizada pelas formas dominantes de cristianismo, que se
associam ao poder do Estado.
Vemos o seguinte testemunho em uma crônica das
perseguições contra os primeiros anabatistas:
“Muitos sofriam maus tratos ininterruptos, feitos com ardis
e astúcia extremados. Monges e sacerdotes vinham com palavras suaves, e
eruditos nas Escrituras traziam falsos ensinamentos; eles insultavam e ameaçavam,
atacavam e abusavam com mentiras e blasfêmias horríveis. Mas isso não fazia os
fiéis desanimarem. Alguns dos que sofreram estes aprisionamentos cruéis
cantavam canções de louvor a seu Deus, porque estavam cheios de contentamento.
Alguns fizeram isso quando foram levados da prisão para o local em que seriam
assassinados. Eles cantavam, contentes, suas vozes soando no ar como se
caminhassem para encontrar seus noivos e noivas na cerimônia de casamento. (…)
Por causa do derramamento de tanto sangue inocente, cristãos surgiam de toda
parte. O número de crentes [anabatistas]
aumentou em todos aqueles lugares….”[1]
Durante os séculos 18 e 19, os Amish e outros grupos
anabatistas passaram a encontrar lugares para viver em paz, principalmente nos
Estados Unidos. Embora eles não façam proselitismo, ou talvez por causa disso,
as suas comunidades floresceram. Nelas eles podem hoje educar os filhos de
acordo com sua filosofia tradicional de amor à vida.
Lemas das Escolas Amish
Sobre a Arte de Viver
O interior das escolas das comunidades Amish é
frequentemente decorado com lemas e desenhos feitos pelas crianças, mas que
contêm lições válidas para adultos de qualquer religião ou filosofia.
Estes são alguns lemas coletados das suas escolas, no
Estado norte-americano da Pensilvânia:
* Eu sou só um, mas mesmo assim eu sou alguém.
* Eu não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.
* O fato de eu não poder fazer tudo não me dá o direito
de não fazer nada.
* É meu dever fazer o que eu posso, e nunca devo dizer
que não posso enquanto não tentar; e então, se no começo eu não conseguir
êxito, devo tentar de novo.
* Lembre-se de que, quando você fala, só repete o que já
sabe; mas se você escutar, poderá aprender alguma coisa.
* Vamos orar, não para ter fardos mais leves, mas para
possuir ombros mais fortes.
* Quanto mais você postergar a realização de um trabalho,
mais difícil ele se tornará.
* Não faça suas tarefas com pressa, nem na escola nem em
casa.
* Naturalmente, você sempre tentará fazer o melhor que
pode; mas não fique chateado nem desanime se você não puder fazer uma coisa
perfeita.
* Embora nossas mentes possam trabalhar mais devagar do
que as mentes de algumas crianças, não esqueçamos que já é uma bênção as nossas
mentes funcionarem de algum modo.
* Comece cada dia como quem começa do zero, e como se o
mundo inteiro tivesse sido feito de novo.
* A escola é um bom lugar para aprender a conviver com
outras pessoas; isto ajudará você quando crescer.
* Somos conhecidos pelo que fazemos, na verdade, e não
pelo que contamos vantagem dizendo que podemos fazer.
* Fique contente, e não se preocupe nem tente acompanhar a
inquietação e a velocidade do mundo.
* Nunca tenha medo de fazer o que é certo, mesmo que
todos os outros estejam fazendo o que é errado.
* Não dê demasiada atenção aos erros dos seus pais ou de
seu professor. Em vez disso, ajude-os nos esforços que fazem, e a sua própria
vida se tornará mais agradável.
* As pessoas que estão sempre com pressa aparentemente
obtêm muito pouca satisfação ao viver.
* Uma pessoa que pensa só em si mesma nunca conhece as
verdadeiras alegrias da vida.
* Você pode ser agradável sem falar muito. Pense duas
vezes antes de dizer alguma coisa.
* Cantar [canções
religiosas] é um passatempo agradável, constitui bom exercício para os
pulmões e um modo eficaz de dar graças a Deus. [2]
Em teosofia, “Deus” é a lei da justiça universal, ou a
própria alma imortal de cada ser humano. Cantar canções religiosas é uma
variante cristã da prática oriental dos mantras.
A filosofia dos Amish contém elementos centrais do “saber
viver” da filosofia clássica, e seu estudo é útil para os teosofistas de
coração puro, especialmente se eles estiverem aptos para o estudo intercultural
e a observação comparada de tradições.
O uso fraternal do silêncio como forma de comunicação, a
ausência de pressa, a arte de ensinar pelo exemplo, e o respeito prático pelos
ritmos da natureza são princípios básicos da vida dos Amish. Estas regras
permanecem amplamente não-faladas e constituem fontes de inspiração para a
sociedade ocidental.
Todo cidadão de boa vontade pode ver e decodificar lições
úteis nos diferentes aspectos da vida. Ele sente que compartilha a essência de
todas tradições cuja meta é a busca vivencial da verdade suprema. Em qualquer
tempo ou lugar, o estudante da filosofia esotérica vive tanto quanto possível
de acordo com o princípio da não-violência, e é um companheiro de caminhada de
quem, como os Amish, coloca a busca da sabedoria acima do conforto pessoal.
NOTAS:
[1] Do livro “Amish Roots, a Treasury of History, Wisdom, and Lore”, editado
por John A. Hostetler, The Johns Hopkins University Press, Baltimore e Londres,
1989, 319 pp., ver p. 20.
[2] “Amish Roots, a Treasury of History, Wisdom, and Lore”, editado por John
A. Hostetler, ver pp. 220-221.
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O texto “A Filosofia Prática dos Amish” foi
publicado nos websites associados dia 7 de fevereiro de 2018. Uma versão
inicial dos seus primeiros parágrafos foi publicada anonimamente em “O Teosofista”, edição de novembro de
2017, p. 12.
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Leia
também o artigo “A Lição dos Anabatistas”.
Em 14 de setembro de 2016, depois
de uma análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de
estudantes decidiu criar a Loja
Independente de Teosofistas. Duas das prioridades da LIT são tirar lições práticas do passado e construir um
futuro saudável.
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