29 de janeiro de 2019

A Verdade Como Regra das Ações

Ensaio Sobre a Filosofia
Ética e o Direito Natural  

Farias Brito




Prefácio do Autor (1905)

O trabalho que é aqui oferecido ao público é o complemento prático da obra em que estou trabalhando, há já alguns anos, sob o título geral de Finalidade do Mundo, e de que foi publicada a primeira parte em 1894, a segunda em 1899, estando já quase concluído e prestes a sair do prelo o 1º volume da terceira parte. É também o curso que estou fazendo no primeiro ano da Faculdade de Direito do Pará, tratando-se assim de um livro destinado ao ensino. O trabalho é extenso; mas, para servir aos meus alunos ou companheiros de estudo, irei fazendo a publicação por partes sucessivas.

Este primeiro fascículo compreende o desenvolvimento dos 13 primeiros pontos do programa que organizei e foi aprovado em congregação. Irei preparando gradativamente o desenvolvimento dos outros pontos.

Trata-se, no fundo, de deduzir um critério da conduta, sendo que, a meu ver, é a filosofia moral que deve servir como introdução necessária ao estudo do direito. Neste sentido pode-se dizer que a jurisprudência é uma ciência prática que está para a ciência moral, como a engenharia para as matemáticas, como a medicina para as ciências naturais. E como é direta e imediatamente da filosofia, como concepção do todo universal, que deriva, em particular, a filosofia moral, por isto é como um complemento prático ou derivação imediata da teoria da finalidade que proponho este ensaio.


000

O livro “A Verdade Como Regra das Ações” foi publicado em nossos websites associados dia 29 de janeiro de 2019.

000

Leia o livro “Farias Brito e a Reacção Espiritualista”, de Almeida Magalhães.

Está disponível nos websites da Loja Independente de Teosofistas a obra de Nestor Victor intitulada “Farias Brito”. 

A mais completa biografia do pensador cearense foi escrita por Jonathas Serrano e está disponível aqui: “Farias Brito, o Homem e a Obra”.

Clique para ver outros escritos do filósofo brasileiro Farias Brito.

000