27 de agosto de 2020

Guesto Ansures

Quadros da Vida Neo-Gótica: Um
Romance Histórico Ambientado no Século Oito

Visconde de Figanière

O Visconde de Figanière e a capa da edição original de “Guesto Ansures”



Nota Editorial de 2020:

Publicado pela primeira vez em Lisboa em 1883, o romance histórico “Guesto Ansures” retrata a vida em determinado momento da Idade Média na Península Ibérica.  

De sabor clássico, a obra tem algo essencial em comum com os dramas da Grécia e de Roma antigas, assim como com William Shakespeare.

A vantagem relativa de Guesto Ansures - obra de um teosofista espiritualmente experiente - é que nele a integridade de caráter e a luz espiritual têm mais poder do que em outros dramas clássicos. Compare-se por exemplo com “Romeu e Julieta”.

“Guesto Ansures” é um estudo notável, realista, sobre a força e a fragilidade da alma honesta nas condições probatórias do cristianismo medieval. A eventual dificuldade do vocabulário clássico do livro é um fator desprezível se comparado com o valor real da obra, e serve apenas para testar e fortalecer a  vontade do leitor atento.

“Guesto Ansures” transmite mais de uma lição estoica e ensina pelo exemplo uma ética teosófica impecável. Também mostra quais são a atitude e o método de ação de um verdadeiro chefe de estado.

O Visconde de Figanière (1827-1908) foi um discípulo direto de Helena Blavatsky e constitui uma referência para a Loja Independente de Teosofistas.

(Carlos Cardoso Aveline)

000

Guesto Ansures

Visconde de Figanière


ADVERTENCIA

N’este livro apresentam-se ao leitor typos das diversas classes da sociedade neo-gothica com referencia aos fins do periodo de transição em que predominou no governo a influencia mosarabica, fundado n’um estudo dos documentos coevos.

A descripção dos sitios em que se desenvolve a acção, que ocupa o espaço de quatro dias e meio, é conforme aos apontamentos do author, tomados por ensejo de uma viagem às provincias de Orense e Lugo, e especialmente ao districto montanhoso entre os rios Sil e Sárria.



000

O romance histórico “Guesto Ansures” foi publicado nos websites associados dia 27 de agosto de 2020, com o Sol em Virgo e a Lua em Sagitário. Sua publicação em papel ocorreu em primeiro lugar em Lisboa em 1883.

A tradução de “Guesto Ansures” ao espanhol foi inicialmente publicada como um seriado, ou folhetim, no jornal “El Correo de Galicia” a partir de 6 de maio de 1911. A segunda edição em espanhol ocorreu também em forma de folhetim seriado na Espanha, em 1915, sendo publicada pela revista “La Integridad”.  

000

Clique para ler outros escritos do Visconde de Figanière.

Veja a biografia do Visconde escrita por Pinharanda Gomes: “Gnose e Liberdade”.

000