27 de agosto de 2020

Guesto Ansures

Quadros da Vida Neo-Gótica: Um
Romance Histórico Ambientado no Século Oito

Visconde de Figanière

O Visconde de Figanière e a capa da edição original de “Guesto Ansures”



Nota Editorial de 2020:

Publicado pela primeira vez em Lisboa em 1883, o romance histórico “Guesto Ansures” retrata a vida em determinado momento da Idade Média na Península Ibérica.  

De sabor clássico, a obra tem algo essencial em comum com os dramas da Grécia e de Roma antigas, assim como com William Shakespeare.

A vantagem relativa de Guesto Ansures - obra de um teosofista espiritualmente experiente - é que nele a integridade de caráter e a luz espiritual têm mais poder do que em outros dramas clássicos. Compare-se por exemplo com “Romeu e Julieta”.

“Guesto Ansures” é um estudo notável, realista, sobre a força e a fragilidade da alma honesta nas condições probatórias do cristianismo medieval. A eventual dificuldade do vocabulário clássico do livro é um fator desprezível se comparado com o valor real da obra, e serve apenas para testar e fortalecer a  vontade do leitor atento.

“Guesto Ansures” transmite mais de uma lição estoica e ensina pelo exemplo uma ética teosófica impecável. Também mostra quais são a atitude e o método de ação de um verdadeiro chefe de estado.

O Visconde de Figanière (1827-1908) foi um discípulo direto de Helena Blavatsky e constitui uma referência para a Loja Independente de Teosofistas.

(Carlos Cardoso Aveline)

000

Guesto Ansures

Visconde de Figanière


ADVERTENCIA

N’este livro apresentam-se ao leitor typos das diversas classes da sociedade neo-gothica com referencia aos fins do periodo de transição em que predominou no governo a influencia mosarabica, fundado n’um estudo dos documentos coevos.

A descripção dos sitios em que se desenvolve a acção, que ocupa o espaço de quatro dias e meio, é conforme aos apontamentos do author, tomados por ensejo de uma viagem às provincias de Orense e Lugo, e especialmente ao districto montanhoso entre os rios Sil e Sárria.



000

O romance histórico “Guesto Ansures” foi publicado nos websites associados dia 27 de agosto de 2020, com o Sol em Virgo e a Lua em Sagitário. Sua publicação em papel ocorreu em primeiro lugar em Lisboa em 1883.

A tradução de “Guesto Ansures” ao espanhol foi inicialmente publicada como um seriado, ou folhetim, no jornal “El Correo de Galicia” a partir de 6 de maio de 1911. A obra apareceu em forma de livro na Espanha em 1915. 

000

Clique para ler outros escritos do Visconde de Figanière.

Veja a biografia do Visconde escrita por Pinharanda Gomes: “Gnose e Liberdade”.

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   


000