26 de fevereiro de 2023

Oração Pelos Meus Colegas de Aprendizagem

O Que Eu Preciso Fazer Para
Garantir Uma Aprendizagem Verdadeira
 
Carlos Cardoso Aveline

 


Um sentido estável de fraternidade é necessário para alcançar alguma sabedoria. Portanto, quem vive em uma sociedade amplamente baseada na prática da competição cega deve aprender a abandonar o egoísmo, e a construir laços firmes de confiança e ajuda mútua. A oração a seguir aponta para esta meta e pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo.  
 
---
 
Om. Shanti. 
 
Penso nas qualidades positivas de cada um dos meus colegas de caminho espiritual.  
 
Haja ou não um convívio direto com eles, agradeço a todos. Posso ver com clareza o meu dever moral para com os seres com que me relaciono.
 
O pensar positivo em relação a um colega, seja qual for, é diferente do pensar positivo em relação aos outros. A substância do bom pensamento muda conforme a pessoa em que penso. Em todos os casos, a luz branca do meu eu superior se derrama sobre as relações de cooperação e amizade cuja base é um compromisso comum com a busca da ética e da sabedoria. Deixo de lado toda ingenuidade: concentro-me no que é bom e essencial dos meus irmãos e irmãs.
 
O pensamento no que é bom faz crescer o que é positivo. Isso não significa que não haja rigor recíproco quando necessário.
 
Os colegas não existem apenas para ajudar o aprendiz através de estímulos inspiradores e pensamentos otimistas. Também ajudam testando a sua força e mesmo cometendo injustiças contra ele. São úteis ainda quando não se harmonizam com ele neste ou naquele ponto.
 
A vida ensina o estudante através de tudo o que ela coloca diante dele. Não há amigos ou inimigos pessoais, ensina o livro “Luz no Caminho”: todos os seres são instrutores do peregrino.
 
Aquele que tem respeito por si mesmo sente também respeito pelos outros, porque eles são, em parte, seus espelhos psicológicos.  
 
A prática da boa vontade incondicional é parte do meu compromisso com as Fontes do ensinamento. Preciso preservar a minha relação com estas Fontes, se quiser viver uma aprendizagem verdadeira. Em tudo o que faço, tenho como testemunha meu eu superior, minha alma espiritual.
 
Lanço a luz da boa vontade, simultaneamente, sobre todos os seres com que me relaciono, seja de perto ou de longe. Não há distâncias físicas para o pensamento sincero. Ele precisa ser construtivo. O que vai, volta, o que se planta, se colhe, o universo inteiro é telepático.
 
Paz a todos os seres conforme o mérito de cada um.
 
Om, Shanti. Om.
 
000
 
A oração acima foi publicada como item independente nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia 26 de fevereiro de 2023. Uma versão inicial e anônima dela faz parte da edição de maio de 2021 de “O Teosofista”, p. 04.
 
000
 
Leia mais:
 
* A Oração da Boa Vontade.
 
* Oração Para Aqueles que Curam (texto sobre a tradição franciscana).
 
000
 
Experimente ler a “A Doutrina Secreta”, de Helena P. Blavatsky.
 
000
  
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000