9 de dezembro de 2015

Acelerando o Despertar Coletivo

Onde Há Uma Vontade Nobre,
Abre-se Um Caminho Adequado

Carlos Cardoso Aveline




Cada vez que um leitor anuncia seu desejo de colaborar com o trabalho do e-grupo SerAtento e seus websites associados, há uma certa dificuldade. O esforço da teosofia original em língua portuguesa não está voltado para obter seguidores ou pagadores de anuidade.  

Não existe um pacote de medidas pronto para dizer exatamente como ou em que ritmo a pessoa passará a ser integrante do movimento, ou da Loja Independente de Teosofistas.

O estudante não receberá um documento com foto. Não pagará taxas. Não receberá promessas de iniciações. A ausência de respostas fáceis desilude a muitos, mas é válida e essencial. Ela corta a possibilidade das ilusões mais típicas da infância espiritual e evita perda de tempo.

O ingresso na Loja Independente ou no esforço que impulsiona o SerAtento, de YahooGrupos, se dá por sintonia interna. Ocorre pela lei da afinidade. Se materializa através da cooperação mútua a serviço do despertar humano. O esforço está voltado, de um lado, para lançar sementes junto a um público amplo; e, de outro lado, para fortalecer a equipe de trabalhadores voluntários em torno de algumas tarefas básicas compartilhadas. 

A motivação da busca determina aquilo que pode ser encontrado. A pessoa que visa ser beneficiada num plano pessoal “espiritual” acabará pagando mensalidades em alguma organização formal, e achando talvez que com isso obtém benefícios. Por sua vez, o indivíduo que visa beneficiar os outros e a humanidade terá mais chances de compreender o esforço que é feito através do SerAtento e das suas publicações associadas. Ele saberá cedo ou tarde que esse caminho menos confortável e mais desafiante é verdadeiramente benéfico para si mesmo.

Do ponto de vista prático, o primeiro passo para ajudar o esforço do SerAtento é conhecer bem o trabalho na sua dinâmica diária, observando-o do ponto de vista da intenção de somar-se a ele.

Isso pode ser feito reforçando as tarefas atuais ou criando uma frente de trabalho própria que use os mesmos métodos e ensinamentos. É fazendo que se aprende, e uma série de pequenas tarefas práticas aproximará a pessoa do esforço, criando o bom carma necessário para uma compreensão profunda do projeto. Estes são alguns artigos disponíveis a respeito:

* “Três Frentes de Ação”;  

* “Três Aspectos do Trabalho Teosófico”;

* “Os Três Tipos de Associados”;

* “Sete Notas Sobre a Transmissão do Saber”;

* “A Transmissão  da Teosofia”.[1]

A filosofia esotérica ensina que onde há uma vontade nobre, abre-se um caminho adequado. O caminho altruísta resulta de um propósito impessoalmente bom e durável. A purificação da vontade pessoal é questão decisiva para o verdadeiro movimento teosófico. [2] No entanto, o movimento esotérico nominal, que se alimenta de aparências externas, é muito maior que o movimento real. O que lhe sobra em aparência falta-lhe em substância e força interior.

O movimento teosófico verdadeiro estimula um amor incondicional à verdade. Ele considera que a realidade dos fatos transcende o mundo da fantasia. A meta individual internamente altruísta é o fiel da balança do bom carma. É ela que determina o resultado real do esforço de cada um. No verdadeiro aprendizado, o estudante tem como meta ajudar os outros, mais que ajudar a si próprio.

É verdade que o peregrino pode começar buscando ajuda para si mesmo: quando o coração é puro, o inegoísmo não demora a brilhar. O indivíduo bem informado busca trabalhar com eficiência pela felicidade de todos, porque sabe que o que se planta, se colhe.     

NOTAS:

[1] Todos eles estão nas Listas de Textos por Ordem Alfabética dos nossos websites associados.

[2] Veja a este respeito os textos “As Sete Cláusulas de um Compromisso” e “A Força de um Compromisso Sagrado”, de Carlos Cardoso Aveline.

000

Uma versão inicial do texto acima foi publicada anonimamente na edição de outubro de 2014 de “O Teosofista” (pp. 4 e 5).

000

O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 


Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   


000