20 de junho de 2016

Oração Pelo Despertar de Portugal

Como a Força Criadora da
Mente Constrói a Civilização do Futuro

Carlos Cardoso Aveline


 
 
 
“A ciência dos futuros - disse Platão - é
a que distingue os deuses dos homens e
daqui lhes veio, sem dúvida, aos homens,
aquele antiquíssimo apetite de serem como deuses.”
 
(Pe. Antônio Vieira, no item 2 do capítulo 1 de
seu livro “História do Futuro”, escrito em 1649-1665)
 
 
“Pede, e te será dado; busca, e
acharás; bate à porta - e a porta se abrirá.”
 
(Novo Testamento cristão, Mateus, 7:7)
 
 
“Tudo o que somos é resultado do que 
pensamos no passado. Tudo o que somos se
baseia em nossos pensamentos e é formado por
nossos pensamentos. Se alguém fala ou age com
pensamento puro, a felicidade o acompanha assim
como sua própria sombra, que nunca se afasta dele.”
 
(“O Dhammapada” budista, Capítulo 1, Versículo 2)
 
 
 
A meditação a seguir desenvolve a potencialidade superior do ser humano. Ela destrói circuitos fechados de emoções negativas e abre espaço para uma regeneração cultural. Como ação criadora, esta prática devolve ao cidadão a consciência de que os seus pensamentos criam o futuro, individual e coletivo.
 
A respeito da lei natural em que as boas orações se baseiam, Helena Blavatsky afirmou:
 
“Havendo uma certa intensidade da vontade, as formas criadas pela mente se tornam subjetivas. E são chamadas de alucinações, embora para o seu criador elas sejam tão reais quanto qualquer objeto visível o é para qualquer outro. Existindo uma concentração mais intensa e mais inteligente desta vontade, a forma se tornará concreta, visível, objetiva; o homem terá então aprendido o segredo dos segredos; ele se tornou um MÁGICO.” [1]
 
O presente exercício de visualização pode ser praticado individual ou coletivamente. É boa ideia fazer com que ele aconteça em uma associação ou movimento comunitário. De preferência, deve ser escolhido um local em que haja silêncio e ar puro.[2]
 
A sua prática regular tem um efeito mais forte do que uma ação apenas eventual. Porém, ele será benéfico até mesmo como um gesto isolado. 
 
Os Três Objetivos para a Construção do Futuro
 
O desenvolvimento das potencialidades sagradas da humanidade faz parte do dharma e do dever do movimento esotérico moderno. 
 
O primeiro objetivo do esforço teosófico inaugurado em 1875 é o estímulo à prática da fraternidade universal, o que deve ser feito pelo exemplo. A segunda meta é a busca da sabedoria ensinada pela literatura filosófica de todos os tempos e de todos os povos, com prioridade para a sabedoria oriental, mais antiga. O terceiro objetivo é a investigação dos poderes latentes na consciência de cada ser humano.
 
As três metas são inseparáveis. O terceiro objetivo deve ser buscado, naturalmente, como um instrumento para alcançar o primeiro.
 
O egoísmo, que brota da ignorância, é um beco sem saída e provoca um circuito fechado de infelicidade. A meditação a seguir constitui uma prática altruísta. Ela coloca os poderes latentes da consciência expressamente a serviço da Fraternidade Universal. Esta é a maneira correta de desenvolver as potencialidades transcendentes da mente humana. É também o modo mais eficaz de alcançar a felicidade. 
 
Oração pelo Despertar de Portugal
 
1)  Coloco a coluna ereta.
 
2)  Respiro fundo. Abandono toda preocupação pessoal.
 
3)  Relaxo os pés, as pernas, as mãos, os braços. Relaxo os músculos do rosto. Sinto o contraste entre a musculatura relaxada e a coluna vertebral firme. Assim  devemos ser diante da vida: firmes no essencial e flexíveis no que é secundário.
 
4)  Penso na dor centenária do povo português. Calculo o sofrimento coletivo no dia de hoje. Sei que sou parte deste processo e, portanto, posso mudar o carma que depende de mim. Reflito sobre o dever de transmutar o sofrimento em sabedoria. Reconheço que o apego à dor não é necessário. Admito que todo obstáculo é uma fonte de lições. Percebo, com calma, que a tarefa do ser humano é crescer interiormente. Que a bênção está em fortalecer a vontade de viver cada vez melhor.   
 
5)  Visualizo a população portuguesa tirando lições de cada desafio que enfrenta. Vejo a sabedoria e a solidariedade permeando as relações entre todos. Imagino a população a despertar para a força ilimitada da ajuda mútua.  Mantenho diante de mim, por um instante, a imagem de cada cidade acordando para a solução fraterna dos seus problemas. Enxergo Portugal e todas as comunidades de língua portuguesa como partes ativas de uma civilização global solidária. 
 
6)  Vejo os meios de comunicação social atuando a serviço da vida, buscando e transmitindo sabedoria. Visualizo uma espécie de assembleia geral permanente do povo português, cujo grande tema seja como atuar a cada momento de modo correto. Enxergo rádio, televisão e jornais portugueses defendendo os interesses da população. Vejo-os criando mecanismos de ajuda mútua.  Fortaleço o meu compromisso pessoal com esta visão de país. 
 
7) Visualizo por alguns instantes dirigentes políticos sinceros sendo leais ao povo português em cada Freguesia, Concelho e Distrito. Lembro que aquilo que é difícil tem mais mérito. Basta que a meta seja digna. Imagino a minha cidade e Portugal como territórios em que reina a ética. Vejo-os prontos para uma nova era de fraternidade entre todos os seres. Guardo comigo esta imagem revolucionária. Mantenho-a nítida na mente e no coração.  Vejo a mim mesmo como corresponsável pelo despertar coletivo. Peço ajuda à minha alma imortal.
 
Faço com que esta visão elevada permaneça mais forte que os sentimentos antigos e rotineiros. Assim eu desenvolvo  de modo correto o poder da minha vontade, enquanto acelero o surgimento da civilização do futuro.
 
Om, shanti. Paz.  
 
NOTAS:
 
[1] Helena P. Blavatsky, em “Isis Unveiled”, Vol. I, p. 62.  Veja também a edição brasileira, “Ísis Sem Véu”, Ed. Pensamento, volume I, capítulo II.
 
[2] O momento da lua nova e o momento da lua cheia parecem ser especialmente adequados para esta atividade.  
 
000
 
Uma versão inicial desta meditação foi publicada no livro “A Informação Solidária”, de Carlos Cardoso Aveline, Edifurb, Blumenau, SC, Brasil, 86 pp., 2001,  pp. 72-74. Ao longo dos anos, o texto passou por alterações, tendo sido adaptado a vários contextos. Foi atualizado pelo autor em 31 de julho de 2022. 


Veja os textos “O Centro do Círculo de Pascal” e “Um Fósforo Antecipa o Novo Dia”, de Carlos Cardoso Aveline, e também o artigo “A Árvore da Fraternidade Universal”, de Helena P. Blavatsky.  Todos eles podem ser localizados em nossos websites associados.

000

Para conhecer a teosofia original desde o ângulo da vivência direta, leia o livro “Três Caminhos Para a Paz Interior”. 


Com 19 capítulos e 191 páginas, a obra foi publicada em 2002 pela Editora Teosófica de Brasília.   
000