30 de novembro de 2016

As Ondas de Acontecimentos

A Liberdade e a Iluminação
Dependem de Hábitos Corretos

Carlos Cardoso Aveline



A Lei do Carma não trabalha com fatos isolados. Ela geralmente se manifesta através de ondas de eventos.

O buscador da verdade deve ter paciência para enfrentar as ondas de carma que a vida manda de volta para ele como resultado das suas tentativas de fazer o melhor possível na ciência da ação correta. Avançar no caminho da sabedoria atrai mais luz, mas também coloca em movimento tendências antigas de ignorância, própria e alheia, cuja existência talvez estivesse esquecida.

O primeiro estágio no tratamento das dificuldades deve ser, tanto quanto possível, “uma paciência que nada pode perturbar”.  

Dificuldades e oportunidades vêm juntas. A combinação de tempo e esforço produz experiência acumulada. Deste modo nossa visão das coisas melhora, as potencialidades positivas passam a ser vistas e surge a ocasião para tomar a iniciativa.

Abandonar erros é tão importante quanto promover a ação certa. Para alcançar a sabedoria, precisamos levar em conta que a ilusão depende dos hábitos mentais.

O nível de exatidão no modo como alguém enxerga um fato qualquer é inseparável do grau de precisão com que a pessoa examina outros aspectos da realidade. Portanto, se você bloquear da sua consciência uma visão precisa de alguma coisa, estará abrindo a porta para a autoilusão subconsciente nas outras áreas da vida.

Todos os seus olhares são interdependentes. Você pode negar um fato porque ele é emocionalmente doloroso, ou porque está apegado a algum tipo de satisfação imaginária ou sentido de segurança que a aceitação do fato irá destruir: isso não importa. Uma mentira faz com que surja outra mentira. Cada ilusão produz duas ou três mais. E uma visão verdadeira atrai outra.

Se você olha honestamente para um fato, já vê com mais realismo outros dez acontecimentos. Quando as luzes estão ligadas, as coisas feias e bonitas ficam visíveis e a ética da verdade vence, embora alguns possam lamentar isso.

Ondas inteiras de ilusão, relativas a todos os tipos de fatos interligados podem ser desmascaradas durante o mesmo segundo. Neste momento grandes grupos de verdades interconectadas revelam-nos horizontes imensos. Quando esta vivência paradoxal é demasiado ampla para ser descrita em palavras, ela é chamada de “iluminação”. E depois disso cabe ao peregrino comprovar que seu conhecimento é real.

A Paz de um Oceano

Ao ser testado pela vida, preserve a consciência do coração. Não tenha pena de si mesmo. Não lamente as “circunstâncias difíceis” nem pense que a vida é injusta. Desvencilhe-se do mal-estar psicológico causado pelos aborrecimentos que parecem “perseguir” você “sem que mereça”.

Instalado na paz incondicional, verá sem esforço a Causa Única das perturbações e o caminho para eliminá-la. Não há problema ou dificuldade na vida que não sirva para desafiar o apego à rotina, a busca de comodidade e os esquemas emocionais que reproduzem aspectos pouco iluminados do passado.

Você deve aproveitar a oportunidade. Examine com um olhar honesto os acontecimentos. Mantenha a visão impessoal diante dos vários tipos de crises fabricadas pelo eu inferior através da ansiedade, do medo, da ambição e de outras emoções semelhantes. Descubra a paz imensa de um oceano de sabedoria que prossegue além do horizonte.

000

Uma versão anterior do texto acima foi publicada na edição de março de 2016 de “O Teosofista”, pp. 8-9.

000