Uma Carta Para Estudantes de
Londres
Descreve o Nidana
Integrado da Libertação Espiritual
Helena P. Blavatsky
Londres na década de 1880, quando a carta a seguir foi escrita. Embora a
aparência das grandes cidades tenha mudado bastante, os desafios e oportunidades
diante da alma humana continuam iguais, no século 21, ao que eram séculos e
milênios atrás.
Nota Editorial de
2012:
O texto “Aprendendo com Cada Detalhe da Vida” foi
publicado em português pela primeira vez na edição de novembro de 2011 de O Teosofista.
Trata-se de uma carta de H. P. Blavatsky para alguns teosofistas
de Londres, e diferentes editores têm dado várias opiniões sobre a sua data
exata.
O documento foi escrito provavelmente em 1887. Ele apareceu
em diversas publicações periódicas em língua inglesa, inclusive “The Adyar Bulletin”,
em agosto de 1910, “The Theosophical Forum”, em agosto 1948, e “The
Theosophist”, em setembro de 1954. A versão que traduzimos foi publicada em
“The Theosophist”, julho de 1988, pp. 386-389, sob o título de “Extract of a
Letter to a London Group, 1887”. Acrescentamos algumas notas explicativas.
Quando a carta foi escrita, no período pioneiro do
movimento, os Mestres de Sabedoria ainda mantinham contato externo com alguns
teosofistas. Eles recolheram-se ao silêncio após a Carta de 1900. Trabalham desde então num plano mais
sutil, sem contato visível ou audível. HPB explica na carta que cada estudante
deve criar em torno de si, por mérito próprio e com ajuda dos colegas, uma
“atmosfera” interior, impessoal e elevada.
(Carlos Cardoso Aveline)
Aprendendo com Cada Detalhe da Vida
Helena P. Blavatsky
Não posso fazer nada por vocês, se não conseguem colocar a
si mesmos na atmosfera da Teosofia e dos Mestres; ou melhor, se continuam a ser
incapazes de sentir ao seu redor a presença Deles - como tem acontecido até
agora.
Como vocês dizem, a carne é sempre fraca, na
natureza humana, e o espírito só de vez em quando tem uma vontade forte. Ainda
assim, quem de vocês é capaz de dizer que esta súbita revolução em suas mentes
- isto é, nas mentes dos poucos teosofistas escolhidos e fora do comum - e o
despertar que ocorreu depois de um ano de apatia e inatividade, não ocorreram
graças a uma orientação maior? Este é apenas um indício e o efeito de uma causa
que não pode ser atribuída ao acaso!!
Meus caros colegas, há uma concatenação
ininterrupta de causas e efeitos, um Nidana
[1] na vida de cada teosofista, se
não na vida de cada membro da nossa
Sociedade. [2] E é isso principalmente
que a distingue de outras Sociedades cujas metas são a Ciência, no plano
físico, ou a Fé, no plano do
entusiasmo emocional, como no caso do Exército de Salvação, por exemplo.
Ninguém parece ter qualquer ideia sobre a real natureza da Sociedade Teosófica - que não pode morrer, ainda que Oxford,
Cambridge, e as políticas secretas da Áustria, da Alemanha e da Rússia
tentassem destruí-la. Lojas individuais podem entrar em colapso. A Matriz,
esteja ela localizada em Adyar ou no Polo Norte, não pode ser aniquilada,
porque é o berçário e o viveiro das sociedades do século vinte. Mas é trabalhar
ao longo das linhas traçadas pelos Mestres que evita o colapso das lojas e
associações. E se eu puder escorar o trabalho de vocês, então devo ser usada
como um pequeno pilar, ou como argamassa para as suas colheres de pedreiro, de
modo que vocês cimentem e consertem as paredes rachadas da infeliz Loja de
Londres. Mas se os pedreiros não colocarem primeiro o seu próprio material em
ordem, e não prepararem os tijolos, o que é que o cimento pode fazer? Como
poderei criar Teosofia nos corações em que a Teosofia não está mais presente,
talvez de modo definitivo, e nos quais ela talvez nunca tenha estado?
Quero explicar o ponto claramente, de modo
que todos saibam o que penso. Não falo dos teosofistas da loja de Londres em
geral. Refiro-me apenas ao seu pequeno grupo, deixando que vocês tirem a partir
disso as suas conclusões e façam seus paralelos. Acabo de mencionar o Nidana (a lei de causa e efeito) na vida
de cada Teosofista que é totalmente
dedicado. Devo acrescentar algumas palavras sobre isso.
Para começar, nenhum de vocês, frutos da sua
geração e do seu ambiente, parece haver dado a mínima atenção a este misterioso
Nidana - nenhum, nem mesmo entre os
mais dedicados, jamais pensou em observar, estudar e tirar proveito das lições
contidas na teia da vida que está sendo sempre tecida ao redor de cada um de
vocês. No entanto, é desta teia intangível embora plenamente visível (para
aqueles que quiserem ver como ela funciona), é deste livro, sempre aberto,
registrado na luz mística ao redor de vocês, que vocês poderão aprender -; sim,
e mesmo aqueles que não têm poderes clarividentes. O que vocês diriam se eu
perguntasse: “por que razão vocês, ajudados apenas pela luz dos seus poderes de
raciocínio e pelo seu intelecto no plano físico, para não falar do plano
espiritual, por que motivo vocês nunca seguiram os registros diários na vida de
cada um de vocês, aqueles pequenos acontecimentos de que a vida é composta, já
que eles são a maior prova que existe da Presença
invisível entre vocês?” Provavelmente sua resposta seria: “E como poderíamos
saber disso?” Mas seguramente Mohini [3]
deve ter dito a vocês! E ainda que ele não tenha dito, este é o fato. Vocês
falam de contato com o Mestre ou os Mestres, dizem que têm feito um esforço
para obtê-lo, e admitem que podem ter até mesmo compartilhado deste contato,
“de modo inconsciente e em alguma medida”. Eu afirmo que isso é verdade, e acrescento
que antes que vocês possam obter mais progresso nessa questão, vocês devem compreender aquilo que já obtiveram.
Devo confessar, e é melhor que isso fique
claro, que vocês não têm recebido ajuda ativa direta dos Mestres (exceto Mabel Collins no plano psíquico), desde
a última crise e a grande provação da Loja de Londres. Porque aquela provação
afastou para sempre aqueles que Eles
enviaram para ajudar e trabalhar, mas que foram os primeiros a abandonar o seu
dever, e até se tornaram traidores, em seus corações, da causa pela qual eles
haviam assumido o compromisso de lutar. Mas o teste foi válido para toda a loja
de Londres, e não apenas para aqueles que haviam chamado o Carma para si.
Apesar disso, embora os Mestres tenham tido que afastar-se da Loja de Londres
em geral, eles nunca deixaram de observar indivíduos isolados da Loja; aqueles
que permaneceram sinceros consigo mesmos
e com suas aspirações pessoais, se não em relação à causa e ao bem geral,
como deveriam ter feito, se fossem tanto
teosofistas quanto místicos. E eu sei que os Mestres, sem interferir com o
carma - algo que nem mesmo Eles têm o direito de fazer - aceleraram e em outros
casos retardaram acontecimentos e circunstâncias nas vidas de todos e de cada
um de vocês que são dedicados e sinceros.
Se vocês tivessem pelo menos prestado atenção
àquelas casualidades e àqueles pequenos acontecimentos, a sua sequência teria
sido suficiente para mostrar a vocês uma orientação superior. Mas mesmo vocês
parecem ter esquecido de uma grande verdade dita por um de vocês, isto é, de
que “o mundo da rotina diária em que as pessoas vivem e se movimentam e têm o
seu ser como se não houvesse outro é apenas uma aparência”, e “atrás destas
aparências há, oculta, uma realidade muito mais elevada e mais nobre”. Vocês
não viram, em alguns acontecimentos, nada a que estas palavras poderiam ser
aplicadas, e assim não puderam aplicá-las a vocês mesmos, nem àqueles com quem
estão trabalhando em seu grupo. No entanto esta é a primeira regra na vida
diária de um estudante de ocultismo; isto é, nunca deixar de prestar atenção às
menores circunstâncias do que ocorre, seja em suas vidas ou nas vidas dos seus
colegas de trabalho; registrar e colocar os fatos em ordem, nos registros,
mesmo que não estejam relacionados com a sua busca espiritual, e então ligar (religare) todos os fatos comparando
notas com os registros dos outros estudantes, e alcançando, assim, o seu
significado interior. Isso vocês devem fazer pelo menos uma vez por semana. É a
partir destas totalizações que vocês podem descobrir a direção e o caminho a
seguir. [4] É o fenômeno de
“transferência de pensamento” e de “adivinhação” de pensamentos, de Bispo e
Companhia, aplicado aos acontecimentos da vida diária. Porque, uma vez
comparados e resumidos, estes acontecimentos (os mais corriqueiros são às vezes
os mais significativos) a sua associação e o rumo deles revelariam a vocês -
assim como um movimento quase imperceptível de um músculo na mão (com a qual
ele está em contato) revela ao Bispo a direção que ele tem que seguir - o
caminho que vocês devem seguir para chegar à verdadeira luz. Trabalhando
sozinho ninguém pode conseguir isso, mas quando há vários, é comparativamente
fácil. Este é o método usado para os chelas [5] mais jovens, e ele permite alcançar vários objetivos. A atenção
dos aprendizes se concentra sobre os númenos
[6] dos mais simples fenômenos
ou acontecimentos da vida (eventos guiados e preparados pelo Guru invisível). A
atenção deles abandona as coisas que iriam interferir com o seu treinamento
mental. A prática aguça e desenvolve a intuição deles, e ao mesmo tempo faz com
que se tornem gradualmente sensíveis às menores mudanças na influência
espiritual do seu Guru.
Mas se, agindo de acordo com o costume
social, os membros do seu grupo preferirem ver em cada acontecimento ou
casualidade da sua vida o efeito de uma causa provocada por seu próprio livre
arbítrio, ou por mero acaso, então vocês nunca estabelecerão em seu grupo a
primeira condição necessária: uma perfeita unidade de pensamento e harmonia
entre os seus seres espirituais. Vocês não podem avançar diretamente a partir
dos princípios Universais, mas devem começar pelos aspectos específicos. A
aritmética e a soma vêm antes da matemática e da metamatemática. Uma vez que um
místico dedicado ingressa na Sociedade Teosófica [7], ele passa a ser, de
modo inconsciente e invisível para ele, colocado em um plano muito diferente
daqueles que o rodeiam. Não há mais circunstâncias banais ou sem significado em
sua vida, porque cada uma delas é um elo colocado de propósito na corrente de
acontecimentos que deve levá-lo para frente, até o “Portão Dourado” ou “Portal
de Ouro”. Cada passo dado, cada pessoa que ele encontra e cada palavra dita
podem constituir uma palavra colocada de propósito na frase
daquele dia, com a intenção de dar alguma importância ao capítulo a que
ela pertence, e este ou aquele significado (cármico) ao livro da sua vida.
NOTAS:
[1] O Nidana (ou nidanas) é precisamente o encadeamento de causas e efeitos que
constitui o carma de um ser humano e que o prende ao mundo externo. No budismo
são mencionados doze nidanas.
[2] HPB se refere à Sociedade Teosófica. Após sua morte, em 1891, Annie Besant
provocou a divisão da Sociedade original. Hoje existe um movimento teosófico
marcado pela diversidade. Assim, onde HPB diz “Sociedade”, deve-se ler
“Movimento”. A frase também estabelece uma diferença entre teosofistas e membros
do movimento. Nem todo teosofista é membro do movimento teosófico como tal. E
nem todo membro do movimento teosófico é, de fato, um teosofista.
[3] O Sr. Mohini M. Chatterjee foi discípulo de um dos Mestres de Sabedoria, e
havia visitado Londres.
[4] O texto “A Carta de 1900, Na Íntegra”
pode ser encontrado em nossos websites associados. Neste documento de
importância decisiva, um Mestre de Sabedoria dá a chave para compreender como
funciona a inspiração superior no movimento teosófico autêntico: “Em períodos favoráveis, liberamos
influências elevadoras que impressionam várias pessoas de diferentes maneiras.
É o aspecto coletivo de muitos destes pensamentos que pode dar o rumo correto à
ação.” HPB está explicando aqui um modo de otimizar esse processo.
[5] Chelas - discípulos.
[6] Númeno - aspecto oculto, interno, essencial, de algum fenômeno.
[7] Isto é, no movimento teosófico.
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O texto acima pode ser encontrado em inglês, sob o título
“Learning From Each and Every Event”,
em nossos websites associados.
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Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da
situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu
formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas
prioridades a construção de um futuro
melhor nas diversas dimensões da vida.
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