13 de agosto de 2012

Filosofia de Vida e Estabilidade

Um Fragmento Sobre a Autoconstrução

Robert Crosbie

A edição de 2008 de “The Friendly Philosopher”



Uma filosofia de vida adequada, verdadeira e correta é absolutamente necessária para que haja um progresso firme e constante. 

Esta filosofia deve ter como centro uma imutabilidade; se não for assim, qualquer construção de um “corpo interior” sobre um  centro que é mutável necessita da destruição daquele edifício e do começo de outra construção em outro centro, com perda de tempo, de esforço, e do progresso já  feito.

Se o segundo centro resultar mutável, a destruição será necessária novamente.  É por isso que não pode haver progresso com base em qualquer ponto de apoio exceto o Supremo Ser em nosso interior. Isso é a LEI, e não um sentimento.

Devemos esforçar-nos para manter-nos firmes, confiando no Supremo e dedicando todos os nossos pensamentos e ações a ele. À medida que nos esforçamos, as oscilações ficam menos acentuadas. 

TODOS os acontecimentos da vida nos dão oportunidades para exercer “o poder da firmeza”. Assim, deveríamos dar as boas-vindas a tudo – o que é agradável e o que não é – porque todas as coisas são  meios de crescimento, e porque, como já foi dito muitas vezes, o propósito da vida é aprender; a vida é feita de aprendizagem.

000

O fragmento acima foi publicado em português pela primeira vez na edição de maio de 2008 de  “O Teosofista”.  Em inglês, ele está no livro “The Friendly Philosopher”, Robert Crosbie, Theosophy Co.,  Los Angeles, 1945 / 2008, 415 pp. ( ver pp.  88-89).

000

Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas prioridades a construção de um futuro melhor nas diversas dimensões da vida.

000