Os Pensamentos Que Cada
Um Alimenta
Em Seu Coração Determinam
o Seu Futuro
John Garrigues
John Garrigues
John
Garrigues (1868 - 1944) e uma cena dos Himalaias, em quadro de Nicholas Roerich
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Nota Editorial:
O texto “O
Primeiro Passo Adiante”
é traduzido da publicação “The Aquarian
Theosophist”, edição de março
de 2012,
onde foi publicado sob o título “The First
Step to Take”. Trata-se de um
comentário
ao primeiro item de “A Escada de Ouro”. [1]
(CCA)
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A filosofia esotérica
afirma que uma vida limpa é o primeiro passo na direção do mundo sagrado. Certamente,
ninguém tem o direito de se considerar um teosofista se a sua vida não estiver
à altura da ética teosófica.
Tolo e imprudente é aquele que se atreve a enfrentar
os perigos do caminho esotérico sem ter a pureza como proteção. O Zoroastrismo,
com sua ênfase em pensamentos puros, palavras puras e ações puras, apenas dá
destaque a aquilo que todos os grandes Mestres afirmaram ser uma condição
indispensável para a vida espiritual.
Uma vida limpa envolve pureza, retidão, castidade, e
inofensividade, assim como uma conduta absolutamente franca e direta.
Como Upadhi ou base de ação neste plano, o corpo físico deve ser mantido puro,
interna e externamente, de modo que possa servir como um solo firme, fértil, de
onde surgirão como frutos boas ações e atitudes sábias. Isso não pode ser
deixado de lado, mas ainda mais importantes são a pureza de palavra, a pureza de
coração e a pureza mental.
A ligação entre a fala e a nossa natureza psíquica, ou
astral, é real e íntima. Além de a energia ser desperdiçada com palavras vãs ou
ditas sem pensar, o poder do som é tão grande que a fala maldosa desperta
energias maldosas, assim como a fala bondosa desperta energias boas; e as
energias reagem - devido a uma lei que não falha - em relação a aquele que as
evocou. Cada pessoa é responsável por todas as palavras que produziu
voluntariamente, sejam quais forem as consequências. “Uma palavra dura dita em
vidas passadas não é destruída, mas retorna sempre outra vez”.
O controle da fala não é fácil, mas é uma brincadeira
de crianças se comparado com o controle do pensamento. Reconhecemos que se
quisermos um corpo puro devemos estar seguros da pureza dos alimentos e das
bebidas com os quais o construímos e o mantemos. A ligação é igualmente real,
embora menos óbvia, entre a pureza mental e os pensamentos que admitimos em
nossa consciência. Isso foi reconhecido pelo iniciado Paulo, quando ele disse:
“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que
é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e
se há algum louvor, pensem nisso.” [2]
As ideias que alimentamos são o alimento do ser humano
interior. Quando lemos livros fúteis e tolos ou participamos de conversas
superficiais, estamos alimentando a mente com lixo, ao invés de dar-lhe alimento
correto. Ideias impuras, apresentadas em livros ou espetáculos pouco saudáveis,
envenenam cada mente que entra em contato com elas, exceto quando a pureza é
forte o suficiente para rejeitar instantaneamente tudo o que não tem a mesma
natureza que ela.
A pureza de pensamento implica não só uma rigorosa
exclusão de todas as ideias impuras, mas também o aspecto positivo de povoar a
nossa corrente no espaço com bons pensamentos. Sobretudo, é necessária impessoalidade. Os
pensamentos centrados em sua própria personalidade são - se comparados com os
conceitos universais - algo como uma poça de água parada, colocada a pouca
distância de água pura e em livre circulação.
É uma perda de tempo tentar purificar águas paradas.
Faça com que haja uma saída da poça, e com que uma corrente de água pura chegue
até ela, e em breve ela estará fluindo clara e pura.
O pensamento voltado para as verdades universais tem o
poder de purificar a mente; e é por isso que a atenção dos estudantes de
Teosofia é dirigida com tanta frequência para a base metafísica da filosofia.
Conceitos como Espaço Ilimitado, Duração Infinita, Movimento Incessante, Grande
Sopro, e Princípio e Substância Divinos, elevam a mente desde o horizonte
estreito das pequenas personalidades e a colocam onde ela obtém a visão mais
ampla, percebendo a marcha constante dos átomos, dos seres humanos, dos mundos
e dos universos, rumo à perfeição. “Não há um fator purificador comparável ao
conhecimento espiritual; e aquele que se aperfeiçoou em devoção vê o
conhecimento espiritual surgir espontaneamente em si mesmo ao longo do tempo.”
A pureza de coração implica uma atenção permanente em
relação aos sentimentos, com a eliminação de todos os sentimentos de desprezo,
hostilidade e medo, e o cultivo dos sentimentos centrados na compreensão da
nossa unidade com todos os seres. Compaixão, amor inegoísta, e reverência, surgem
em relação aos seres situados
respectivamente abaixo de nós em desenvolvimento, no mesmo estágio que nós, e num degrau mais
elevado da escada. Mas, acima de tudo, manter a lembrança do Mestre em nossos
corações é o segredo da pureza e do equilíbrio interior.
“Todo ser humano tem a mesma substância daquilo em que
ele coloca sua fé, e sua confiança”.
Os pensamentos que cada um alimenta em seu coração determinam
o seu futuro.
NOTAS:
[1] Veja o texto “A Escada de Ouro”, que está disponível em nossos websites
associados. (CCA)
[2] Epístola aos
Filipenses, 4: 8. (CCA)
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