Construindo Uma Sintonia
Diária Com o Que é Sagrado
Carlos Cardoso Aveline
* Vontade firme não
é um sinônimo de horizontes estreitos.
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Tudo o que é visível está sujeito às marés do Carma: a oscilação externa acrescenta
uma força extra à unidirecionalidade interior.
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O estudante de filosofia deve obter uma calma concentração da mente ao mesmo
tempo que enfrenta os desafios da vida diária. Assim se fortalece sua vontade
interna.
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A cada passo adiante, novos testes verificam o grau de firmeza com que o passo
foi dado.
* Para
que despertem as funções superiores da consciência, a capacidade individual de
perceber a realidade deve ser colocada a serviço de um projeto moralmente nobre
e altruísta.
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Os segredos da vida e da morte estão interligados. Se quisermos aprender a
viver do modo correto, precisamos morrer psicologicamente para o mundo do
egoísmo e da individualidade separada.
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Um por todos, e todos por um, é um lema teosófico. E palavras não bastam: a lei
da unidade e da reciprocidade deve ser vivida no território impessoal da ética
profunda e da mais absoluta sinceridade.
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O estudante sensato estabelece conscientemente um paralelo entre suas
atividades concretas do dia-a-dia e seus sonhos mais abstratos e elevados. Da
compatibilidade entre estes dois planos da existência surge a coerência
interna, base da bem-aventurança.
* Quem
conhece a si mesmo pode alcançar o autoesquecimento. E quando esquecemos de nós
próprios progredimos na busca da verdade eterna.
* “Esquecer
a si mesmo” inclui a prática da auto-observação desde o ponto de vista de um
amor impessoal à verdade. Uma vez que isso ocorre, fica fácil concentrar a
mente e o coração no estudo das leis universais.
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Total flexibilidade, e absoluta firmeza; uma renúncia ilimitada e a decisão de
defender vitoriosamente o que deve ser defendido; um profundo silêncio
interior, e o poder de fazer soar o mantra mais correto; estas são algumas
qualidades necessárias ao peregrino que percorre o Caminho sagrado.
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Quando parecem aumentar as dificuldades, não há necessidade de ficar
hipnotizado por isso. As oportunidades positivas e as bênçãos aumentam na mesma
medida que os obstáculos, e talvez um pouco mais, segundo podem observar
aqueles que têm olhos para ver. Se os desafios parecem predominar no plano
externo, as oportunidades positivas ganham força no plano interno e sutil.
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Não é possível avançar na direção da verdade enquanto protegemos o que é falso.
As ilusões devem ser destruídas com a espada afiada da clareza mental.
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Uma atitude amável para com todos os seres é um ponto essencial para a
filosofia chinesa, assim como para a teosofia original. E amabilidade não inclui hipocrisia, conforme ensinou Confúcio na
China antiga e Lin Yutang esclareceu no século 20.
* Uma
franqueza severa e moderada preserva o respeito, ajudando a preparar e a manter
a paz. A hipocrisia tende a destruir o respeito mútuo e a tolerância, e
constitui um fator central na preparação de uma guerra tola, seja física ou não.
A franqueza caracteriza a teosofia autêntica, assim como o fingimento politicamente correto é uma prática
obrigatória no pseudoesoterismo.
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A ruptura da rotina dos pensamentos é incômoda e desagradável. A rotina cega da
consciência instintiva inclui a busca de novidades e uma constante mudança de
assuntos por parte do indivíduo ansioso.
* No
caso dos ingênuos e dos desinformados, a concentração e a perseverança podem provocar
um sentimento de tédio, porque desconhecem a diferença entre concentração e
rotina. A mente superficial busca mudanças externas para fugir da percepção
dolorosa de que a vida é monótona, quando vista do ponto de vista da
superficialidade com que está acostumada. Por isso muitos mudam de assunto o
tempo todo e não perseveram em coisa alguma.
* No
processo da concentração, não há monotonia ou rotina. A concentração é
inovadora e revolucionária, mas a revolução que ela provoca está no modo como
olhamos para a vida. Graças à concentração, já não temos apego à aparência
externa do que observamos. Ao desenvolver graus superiores de perseverança,
descobrimos modos cada vez mais amplos e profundos de olhar as mesmas coisas.
Como resultado, os objetos de observação se tornam universais. A vida inteira
pode ser “vista” num relance a qualquer momento, e um constante renascimento
ocorre sem interrupções.
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O círculo e o ponto estão unidos. Quanto maior a circunferência, mais forte é o
centro. Só uma visão suficientemente ampla do universo (Jnana Ioga) torna
possível a verdadeira concentração mental (Raja Ioga). Para isso, a ação
correta (Carma Ioga) é indispensável. Ela deve conter em si mesma e combinar os
dois extremos da contemplação abstrata do universo e da concentração constante
no ponto central, o propósito. A teosofia original ensina estes vários aspectos
da sabedoria esotérica.
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A beleza eterna da verdade é percebida além do mundo das aparências.
* Devemos
enxergar tudo, ampliando ao máximo o horizonte, e agir ponto a ponto, avançando
passo a passo, moderadamente.
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Uma versão
inicial dos pensamentos acima foi publicada de modo anônimo na edição de
dezembro de 2014 de “O Teosofista”.
Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda
ao título em língua inglesa “Thoughts
Along the Road”, do mesmo autor, não há uma identidade exata entre os
conteúdos das duas coletâneas de pensamentos.
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