Como o Mundo dos Sonhos
Influencia o Mundo de Vigília
Carlos Cardoso Aveline
Influencia o Mundo de Vigília
Carlos Cardoso Aveline

* É na necessidade que se conhece o verdadeiro amigo. Os sentimentos profundos não têm que chamar a atenção o tempo todo.
* Mais forte que a lealdade visível, é a lealdade invisível nas situações rotineiras, mas que entra em funcionamento quando oportuno. Mais útil que as demonstrações práticas de boa vontade, é a boa vontade aparentemente invisível, mas que aparece com firmeza e força nas ocasiões decisivas.
* Agir lentamente expande a percepção. A sabedoria oriental cultiva e ensina a prática da paciência. Deixando de lado por um momento o tempo de curto prazo, enxergamos com mais clareza.
* O sentimento de tranquilidade nos convida a investigar a natureza da Duração ilimitada. Enquanto as ilusões vivem num espaço estreito e num tempo de curto prazo, a sabedoria habita espaços e tempos maiores, e está ligada mais diretamente com a realidade eterna.
* O processo da autoeducação deve ser constante. Meditar é transcender a busca de metas de curto prazo. Abandonando por um momento os interesses pessoais, contemplamos a plenitude que está além do pensamento. Esta plenitude não tem nome, não pode ser descrita nem rotulada. Pode ser vivida.
* Há uma oração que parece fazer parte da tradição Védica, e cujas palavras são usadas, com algumas variantes, em diversos círculos esotéricos. A autoria do pensamento é atribuída conforme a ocasião a este ou aquele autor. Embora não se saiba quem o escreveu e deva ser considerado anônimo, o seu valor é real e é permanente. São poucas palavras:
* “Mais radiante que o Sol, mais puro do que a neve, mais sutil que o éter, é o Ser, o Espírito, dentro do meu coração. Eu sou esse ser, esse ser sou eu. Om, shanti.”
O Sonho e a Vigília
* As obras de arte, os romances, e a filosofia alimentam o nível de consciência dos sonhos de um país e determinam grande parte da substância do subconsciente das pessoas. E uma vasta proporção do comportamento humano é produzida e guiada desde o mundo da percepção subconsciente.
* Quando a literatura, a filosofia e o cinema de um país não transcendem o território estreito do egoísmo, mas, ao contrário, giram em torno dos impulsos animais, surgem pesadelos sem fim na vida concreta do estado de vigília da nação. A partir de então o crime se expande, a política é dominada por delinquentes, a vida espiritual é descrita como algo ridículo, a lealdade para com ideais sagrados passa a ser vista como coisa de pessoas sem inteligência, e considera-se que o “êxito na vida” está reservado aos mentirosos.
* Mas se os sonhos e os pensamentos da comunidade vão além do mundo infeliz do egoísmo, flui uma bênção protegendo e inspirando o melhor em cada aspecto da vida individual e coletiva. Neste contexto, a qualidade do movimento esotérico e o nível de honestidade dos seus integrantes são fatores determinantes para a cultura e o destino de um povo. Porque a atividade dos místicos existe na camada mais sutil do mundo dos sonhos criadores.
* Assim, para compreender o estado de uma civilização, cabe ver como estão nela os movimentos místicos e esotéricos, e avaliar quantas ilusões e incoerências há neles, ou quanta força moral existe, quanto discernimento e quanta lealdade a uma filosofia nobre.
* Porque o que é interno vem antes. O pensamento precede a ação. O que ocorre na alma é mais decisivo do que aquilo que acontece materialmente. O mundo do pensamento é a esfera das causas. O mundo dos fatos concretos é um reflexo do que acontece na alma.
* As associações esotéricas e místicas organizam (ou desorganizam), o plano dos sonhos em que florescem a arte, a cultura e a filosofia de um povo. O universo sutil dos sonhos, povoado pelas aspirações e pelas visões de mundo de cada um, orienta e organiza o lado prático da vida de todos. Quando a mente que sonha é nobre, os níveis práticos da mente têm lucidez.
* Quem quer que estude uma filosofia autêntica deve conhecer a sua responsabilidade coletiva. Sua missão é trabalhar para que os meios de produção de ética e os meios de produção de lucidez e integridade da alma funcionem com rigor e eficiência, ao longo dos séculos.
000
O artigo “Ideias ao Longo do Caminho - 66” está disponível nos websites da Loja Independente de Teosofistas desde 19 de novembro de 2025. Uma versão inicial e anônima dele pode ser vista na edição de janeiro de 2021 de “O Teosofista”, pp. 15-16.
000
Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the Road”, de Carlos C. Aveline, não há uma identidade exata entre os conteúdos das duas coletâneas de pensamentos do autor. Desde 2018 a série “Thoughts Along the Road” está sendo publicada também em espanhol sob o título de “Ideas a lo Largo del Camino”.
000
Leia mais:
000

Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
000