Pensador Hegeliano é
Influente na Rússia de
Hoje e Começa a Ser Conhecido no Ocidente
Carlos Cardoso Aveline
Ivan A. Il’in, à
esquerda, e o líder revolucionário
Vladimir I. Lênin com o jornal “Pravda” em suas mãos
Hoje e Começa a Ser Conhecido no Ocidente
Vladimir I. Lênin com o jornal “Pravda” em suas mãos
Assim como a alma
do seu povo, o território físico da Rússia é imenso. A força espiritual desta
nação constitui um mistério, porque as principais lições que ela transmite para
os povos ocidentais transcendem o reino das palavras.
A alma russa
possui raízes na Ásia: ela funciona como uma ponte cultural, uma área de
transição mística e geográfica entre o Oriente e o Ocidente. A Rússia é
inseparável das regiões nevadas do planeta. É paradoxal, cheia de contrastes e
contradições. A sua alma e a sua atmosfera sutil entusiasmam e também
decepcionam. A Rússia tem algo a ensinar a outros povos, e algo a aprender com
eles. No entanto o país é raramente compreendido no Ocidente.
Debaixo da
superfície, o sentimento de fraternidade é universal na Rússia. A sabedoria
espiritual do país encanta a muitos, mas outros tantos reagem do modo oposto. Em
sua obra clássica “Interpretação do Brasil”, o pensador Gilberto Freyre
escreveu sobre a afinidade natural entre o povo russo e os povos do Brasil e de
Portugal. Segundo Freyre, todo o mundo ibérico é internamente semelhante ao país de Dostoievsky. [1]
Vejamos um
exemplo.
O cuidadoso diagnóstico
feito pelo filósofo Ivan A. Il’in (1883-1954) sobre a Rússia pode ser usado,
com eficiência, para um exame em profundidade dos países ibéricos na Europa e
na América Latina - sem excluir outros países ocidentais.
Quatro Doenças Para Curar
Influentes na Rússia
de hoje, prestigiadas pelo governo de Vladimir Putin, as obras de Il’in afirmam
que quatro doenças espirituais levaram o seu país ao caos, à guerra civil e à
revolução de 1917.
O primeiro fracasso,
afirma Il’in, está na ausência de uma consciência
da necessidade de cumprir as leis e as normas. Ou seja, uma falta de “consciência
legal”.
A segunda
enfermidade decorre da primeira. É a incapacidade coletiva de compreender o
funcionamento correto de um Estado organizado, e uma falta de vontade de
construir um Estado eficiente e que responda ao povo. A população não se sentia
incluída no Estado. Os russos, segundo Il’in, não viam diferença entre o Estado
e as pessoas que estavam no governo.
A terceira falha é
a incapacidade de compreender a essência da vida democrática, e de aceitar o
fato de que a democracia exige ao mesmo tempo a sinceridade mútua e o respeito
mútuo.
O quarto e último
fracasso está na falta de amor pelo seu próprio país. [2]
A presença dos quatro
problemas é fácil de ver nos povos ocidentais durante o século 21. No entanto, a
própria descrição das doenças parece indicar a chave para o processo da cura.
Lênin Salva a Vida de um Adversário
Ivan Il’in não era
um filósofo que passasse despercebido. Embora lutasse contra o comunismo, era respeitado
por Vladimir I. Lênin. O líder da revolução socialista salvou sua vida porque
admirava a obra de Il’in sobre o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel.
A realidade humana
é paradoxal: Hegel, um pensador ético e religioso, foi uma fonte central de
inspiração para o materialista Karl Marx. Até hoje Hegel é respeitado pelos pensadores
marxistas. De modo semelhante, na Rússia, a vida do filósofo religioso hegeliano
foi salva por Lênin, o líder materialista da revolução de 1917.
O que colocou Il’in
em perigo foi o fato de que ele não só escrevia. Ele participava ativamente da
resistência contra a revolução de Lênin. Por duas vezes, em 1918 e 1920, Il’in
foi preso pela polícia política do estado comunista. A tendência natural seria
o fuzilamento. Nas duas ocasiões, Lênin intercedeu pessoalmente para salvar Il’in.
Em 1920, Lênin
escreveu em um memorando para as autoridades encarregadas do prisioneiro:
“Il’in não é um
dos nossos, mas tem talento, soltem-no.” [3]
Il’in acabou por
ser expulso da Rússia em setembro de 1922. Viveu e escreveu no exílio até a
chegada da morte, em 1954. Seus escritos sobre autoconhecimento têm muito em
comum com a teosofia de Helena Blavatsky. No entanto, foi só depois de 2005 que
este pensador espiritual e amigo da natureza começou a ser conhecido no
Ocidente.
Algumas Ideias Desafiantes
Ivan A. Il’in
escreveu:
* “Através de
todos os sofrimentos do mundo, surge e brilha a antiga verdade, e ela convida
as pessoas a uma nova compreensão e um novo reconhecimento: a vida de um ser humano só é justificada
quando a sua alma vive desde um único centro, um centro objetivo, movida por um
amor autêntico pela divindade como supremo bem.” (Tomando Posse da Nossa Própria Natureza)
* “Uma alma
espiritualmente cega vive com os conteúdos desestruturados e as medidas
precárias de um estilo pessoal de vida; percebe tudo no plano das suas necessidades e paixões, e mede a vida em
termos de interesse e poder. E
precisamente por esta razão a sua vida se transforma em um pântano de fraqueza,
confusão e vício. Mas a sua principal confusão está no não-reconhecimento do
espírito, da sua objetividade e do seu valor incondicional.” (O Respeito Espiritual por Si Mesmo)
* “Na base de toda
corrupção - subornos, corrupção pública, todo tipo de demagogia e traição
mercenária internacional - estão uma cegueira espiritual e uma ausência de valor
espiritual do próprio indivíduo. A cegueira dá lugar a uma incapacidade de
ver a gradação das metas de acordo com o seu valor, e a falta de valor
espiritual cria uma vontade seriamente desequilibrada, uma disposição sem
escrúpulos de desistir do espiritual, do objetivo e do universal, em função do
interesse próprio e da posse.” (O Respeito Espiritual por Si Mesmo)
* “… Um regime
político incapaz de alimentar no povo uma percepção do seu próprio valor está
condenado a desintegrar-se, finalmente, devido ao triunfo do egoísmo privado sobre o interesse
público e da vulgaridade sobre o
espírito.” (O Respeito Espiritual por Si Mesmo)
* “Pessoas e povos
incapazes de respeitar o seu próprio valor espiritual criam um poder governante doentio, e produzem um sentido de eu e uma ideologia igualmente doentes.” (O Respeito Espiritual por Si Mesmo)
* “Um povo que
ainda não tenha compreendido e realizado a sua autoafirmação espiritual não
respeita o espírito nem em si mesmo, nem no objeto ou ideia do Estado; e,
portanto, desenvolve formas mórbidas de vida espiritual, produzindo fenômenos
doentios de cultura espiritual. Essas formas e fenômenos podem estar
aparentemente desconectados entre si, mas em sua substância elas revelam uma só
doença espiritual orgânica.” (O Respeito Espiritual por Si Mesmo)
* “Uma calamidade
natural sempre revela a derrota, a
limitação e a falha do espírito, porque a transformação criativa da natureza
continua sendo a tarefa mais elevada do espírito. E, por maior que seja essa
calamidade, e por mais vastos e arrasadores que sejam os sofrimentos causados
por ela, o espírito humano deve aceitar
seu fracasso e na própria intensidade do seu sofrimento ver um chamado ao
renascimento e à regeneração. Mas isso significa compreender o desastre que cai
sobre nós como um grande desmascaramento
espiritual.” (Tomando Posse da Nossa Própria Natureza)
* “A natureza que
agora envolve a humanidade na incalculável infelicidade de grandes guerras e
convulsões é a natureza de uma alma
humana desorganizada e amargurada.” (Tomando Posse da Nossa Própria Natureza)
NOTAS:
[1] “Interpretação do Brasil”, Gilberto
Freyre, Livraria José Olympio Editora, RJ, SP, 1947, 323 pp., ver capítulo um,
pp. 43-44, e capítulo cinco, pp. 235 a 241.
[2] Veja o livro “On the Essence of Legal
Consciousness”, de Ivan A. Il’in, publicado por Wildy, Simmonds & Hill
Publishing, Reino Unido, 2014, 391 páginas. Especialmente as pp. 68-69.
[3] “On the Essence of Legal Consciousness”,
de Ivan A. Il’in, obra citada, pp. 75-76.
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O texto acima foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia primeiro de janeiro de 2023. O seu equivalente em inglês, “Il’in, the Anticommunist Who Was Saved by Lenin”, pode ser lido em nosso blog no The Times of Israel.
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Veja mais:
* Alguns textos de Ivan A. Il’in.
* A seção temática A Rússia, a Teosofia e Helena P. Blavatsky.
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Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
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O texto acima foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia primeiro de janeiro de 2023. O seu equivalente em inglês, “Il’in, the Anticommunist Who Was Saved by Lenin”, pode ser lido em nosso blog no The Times of Israel.
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Veja mais:
* Alguns textos de Ivan A. Il’in.
* A seção temática A Rússia, a Teosofia e Helena P. Blavatsky.
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Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
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