9 de agosto de 2017

A Doutrina Secreta

A Síntese da Ciência, Religião e Filosofia

Helena P. Blavatsky

Acima,  a página de abertura e a capa da
edição original em inglês de “A Doutrina Secreta”.
 
 
 
A tradução da edição original de 1888 está sendo publicada gradualmente nos websites associados. 

A presente Abertura da obra é o portal central de acesso a cada uma das partes do volume I, através dos links abaixo. Quando o leitor estiver na Parte I, por exemplo, e quiser ver ou ler a Parte II ou a Parte III, será necessário vir a esta Abertura para clicar no link correspondente. Este é sempre o modo de ir e vir de uma parte para outra.  

 
* Clique para Ler a Parte I do
Volume I de ‘A Doutrina Secreta’
 
  
* Clique para Ler a Parte II do
Volume I de ‘A  Doutrina  Secreta’
 


000

A Loja Independente de Teosofistas recomenda que o estudante imprima esta edição online de A Doutrina Secreta e a estude no papel, sublinhando trechos e anotando seus comentários pessoais.

Deste modo fica mais fácil criar, pouco a pouco, a sua visão própria (embora sempre renovada) da obra. Uma boa maneira de obter uma cópia impressa do livro é ter cada uma das três partes do volume I encadernada de forma independente - em espiral.

000

Um Histórico do Projeto

O lento e gradual trabalho de tradução de “The Secret Doctrine” começou em maio de 2012, conforme anunciado na edição daquele mês de “O Teosofista”. 

O total de páginas da obra, na sua edição original em inglês em dois volumes, é 1537, incluindo as páginas que estão numeradas com algarismos romanos em ambos os volumes.

Em janeiro de 2015, a tradução estava na altura da página 80 do original em inglês, tendo percorrido naturalmente as 47 páginas iniciais, assinaladas em algarismos romanos.  

Em março de 2018, a parte publicada chegou à página 248. Em março de 2021, página 349. Em outubro de 2022 recolocamos toda a parte já publicada, tendo feito uma revisão geral do texto. Mantivemos, naturalmente, a mesma paginação. Em junho de 2023, a parte publicada avançou até à página 490 do primeiro volume. A tradução inclui - como adiantamento especial - algumas poucas páginas traduzidas do volume II. (CCA)

000


Veja a edição original em inglês tal como publicada em 1888: “The Secret Doctrine”.

000

Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.

 

Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”. 

000