10 de janeiro de 2014

22 Textos Decisivos em Teosofia

Notas de Leitura em Nossos Websites Associados 

Silvia Caetano de Almeida

Uma imagem dos Himalaias, em quadro de Nicholas Roerich


0000000000000000000000000000000000000000

Apresento a seguir uma seleção parcial
de textos que estão entre os meus prediletos.
Faço um breve comentário para cada artigo. Todos
eles apontam para a vivência da ética e da fraternidade
universal, e podem ser encontrados através das Listas de
Textos por Ordem Alfabética em nossos websites associados.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000




1) A Contemplação
A Verdadeira Meditação Ocorre nas 24 Horas do Dia
Damodar K. Mavalankar

*Manter-se em contemplação é iluminar os próprios pensamentos com base na ética e no discernimento, direcionando a atenção para aquilo que possui verdadeiro valor. O ser humano tem potencialidades adormecidas que poderão ser desenvolvidas por meio da manutenção do pensamento em um nível meditativo nas 24hs do dia.

2) A Escada de Ouro
Fragmento da Tradição Esotérica Oriental Estabelece Regras Essenciais da Caminhada
Carlos Cardoso Aveline
  
*A Escada de Ouro é como um farol luminoso que indica a trajetória a ser palmilhada na busca do autoconhecimento.  Vale a pena memorizar cada um de seus “degraus”, para recitá-los mentalmente em nossos momentos de meditação ou quando nos recolhemos para dormir.

3) A Firmeza de Propósito
A Vida Diária De Quem Vive a Sabedoria
The Theosophical Movement 

*Como buscador da verdade, o aprendiz deve abrir novas trilhas, com humildade, autonomia e  determinação. Quanto mais consciente, mais ele assumirá o seu papel de protagonista, deixando de ser um mero espectador diante da vida. A determinação de manter o foco no que é correto deve estar  aliada à humildade. 

4) A Força de um Compromisso Sagrado
O Que Acontece na Prática Quando é Tomada Uma Decisão Firme de Trilhar o Caminho
Carlos Cardoso Aveline 

*Quando o aprendiz decide buscar a sabedoria, descobre em si mesmo uma força interior que o impulsiona sempre para a frente, em função da realização de seu ideal. E tal propósito se configura como um verdadeiro compromisso, embora não tenha sido escrito ou falado. 

5) A Lei da Dificuldade
Vencendo os Obstáculos no Caminho da Sabedoria
John Garrigues 

*Este texto é um forte estímulo para o peregrino. O único erro é não tentar. Superando as dificuldades, caindo às vezes, mas levantando sempre, nós aprendemos e crescemos. 
  
6) A LIT e o Despertar Interior
Trabalho Teosófico Estimula Buddhi-Manas
Carlos Cardoso Aveline 

*Trata-se de viver um momento de despertar espiritual, quando o nosso quinto princípio, a mente ou percepção mental, Manas Superior, amplia seu contato com o sexto princípio, Buddhi, a inteligência espiritual. 

7) A Motivação Correta
Só Uma Intenção Firme e Elevada Conduz à Sabedoria Universal
John Garrigues 

*O aprendiz só consegue ouvir a voz de seu próprio mestre interior, o Eu Superior, quando se desliga de tudo que é ilusório, em função de uma vida mais rica, pura e bela. O Compromisso de Kwan Yin, analisado neste texto por Garrigues, nos revela um profundo altruísmo. E só o altruísmo pode conduzir o peregrino

8) A Voz do Silêncio
E Outros Fragmentos Escolhidos Para o Uso Diário dos Discípulos
Helena P. Blavatsky (org.) 

*Esta é uma obra dedicada aos Poucos, profundamente inspiradora e valiosa para o nosso aprendizado. Como H. P. B. sempre enfatizou, não estamos separados, não existe um “eu” separado. Formamos uma UNIDADE, um TODO.  A harmonia, a paz e a felicidade serão alcançadas quando nos conscientizarmos desta verdade. Toda a obra nos aponta um só caminho para a bem-aventurança: o da abnegação, do altruísmo, da renúncia. 

9) Aprendendo Com Cada Detalhe da Vida
Uma Carta Para Estudantes de Londres Descreve o Nidana Integrado da Libertação Espiritual 
Helena P. Blavatsky

*Estamos todos aprendendo com a vida e uns com os outros o tempo todo. Segundo os ensinamentos da Teosofia, estamos todos interligados e devemos estar dispostos à ajuda mútua em quaisquer situações; e também a compartilhar as nossas experiências. 

10) Chelas e Chelas Leigos
Testes, Perigos e Oportunidades no Caminho Espiritual
Helena P. Blavatsky 

*O caminho teosófico deve ser trilhado com vigilância e discernimento, para que possamos fazer as escolhas corretas. É no dia a dia que se encontram as nossas possibilidades de progresso. Para trilhar o caminho espiritual, há um axioma fundamental: “antes de desejar, faça por merecer”.

11) Confiança nos Mestres
Um Fator Decisivo na Caminhada Teosófica
John Garrigues

*Os seres que ultrapassaram o estágio do reino humano zelam altruisticamente pelo bem-estar da humanidade.  

12) O Caminho do Aprendizado - Parte I e  O Caminho do Aprendizado - Parte II
Como a alma aumenta seu contato com a sabedoria universal.
Carlos Cardoso Aveline

*Estes dois textos constituem um estudo sobre o discipulado, isto é, o aprendizado de longo prazo inspirado pelos sábios imortais.

13) O Dhammapada
O Clássico Budista, Com Notas Explicativas e um Breve Ensaio Sobre o Pensamento de Buddha

*Para todos os seres a vida implica sofrimento. Cabe ao aprendiz se conscientizar disto e tentar transcender a dor buscando entender sua origem, que, segundo O Dhammapada, encontra-se nos desejos. 

14) O Discipulado no Século 21
Como Trilhar o Caminho do Aprendizado Interior
Carlos Cardoso Aveline

*Quando a aspiração ao discipulado leigo aflora no coração do estudante sincero, coisas como altruísmo, disciplina e auto-esquecimento começam a fazer parte do seu dia-a-dia, de forma gradual.

15) O Grande Paradoxo
Viver no Eterno e Vigiar o que é Momentâneo
Helena P. Blavatsky

*Ao mesmo tempo em que o estudante deve prestar atenção aos seus sentimentos pessoais, em tudo que ocorre à sua volta e no trabalho material a ser executado, ele também é convidado a buscar o Eterno, em uma contemplação incessante. 

16) O Muro Que Protege a Humanidade
O Movimento Teosófico Faz Parte de um Antahkarana Global
Carlos Cardoso Aveline

*Um texto que nos fala do altruísmo exercido pelos Adeptos em seu trabalho pela humanidade. Através da renúncia, podemos cumprir com alegria o nosso dever de ajudar na disseminação da Luz. O aprendiz experiente tem consciência de que participar deste trabalho é um privilégio e uma bênção.

17) O Progresso Espiritual
Como o Caminho Avança Montanha Acima o Tempo Todo
Helena P. Blavatsky

*H. P. Blavatsky diz que o processo de autotransformação implica “um crescimento por evolução, e isso deve envolver necessariamente uma certa quantidade de sofrimento”.

18) O Significado de um Compromisso
Texto Clássico Mostra o Que é Uma Escola Esotérica
Autor Anônimo

*Sabemos da importância de transmitir o ensinamento teosófico a outras pessoas, mas é necessário sobretudo vivenciá-lo, isto é, “tornar a Teosofia um fator vivo em nossas vidas”.  O exemplo toca mais fortemente o coração das pessoas, contribuindo para a eliminação da ignorância. 

19) Obstáculos e Oportunidades
A Maior Oportunidade ao Nosso Alcance É o Cumprimento dos Nossos Deveres Atuais
John Garrigues

*Um tema sempre presente para o teosofista é o cumprimento do dever. Cumprindo com nossas tarefas ficaremos protegidos contra as ilusões que nos cercam, e estaremos nos preparando para missões mais complexas. 

20) Os Primeiros Passos no Caminho
Renúncia e Concentração Abrem Espaço Para a Liberdade
Robert Crosbie

*Crosbie afirma que “o primeiro passo é o sacrifício”. Isto se torna possível quando o estudante consegue se desligar e desapegar das coisas efêmeras e passageiras.  

21) Uma Escola Esotérica de Três Mil Anos
As Fontes de Aprendizado das Almas Humanas Imortais
Carlos Cardoso Aveline

*Este é um texto para se ler e reler.  

22) Sobre a Verdade - Satya
A Paz Interior Surge do Conhecimento Verdadeiro
Mahatma Gandhi

*O termo Satya (Verdade) deriva de Sat (ser). A palavra Chit, significa conhecimento, e Ananda, felicidade. Buscar a Verdade, procurar fielmente segui-la - este deve ser o objetivo maior de toda a nossa existência. As dificuldades surgirão, mas os testes fazem parte da caminhada.

000

O guia de leitura acima foi publicado pela primeira vez na edição de maio de 2013 de “O Teosofista”.  Os  textos  indicados estão disponíveis online e podem ser localizados através das Listas de Textos por Ordem Alfabética,  em nossos websites associados.   

000

Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.


Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”.

000