Despertar do Discernimento Rompe
a
Dominação Hipnótica da Mente
Desatenta
Robert Crosbie
~
Robert Crosbie (1849-1919)
Nota Editorial:
O texto a seguir foi publicado
pela primeira vez na revista “Theosophy”,
de Los Angeles, na sua edição de julho de 1922, pp. 252-262. [1]
O processo de
sugestão, individual ou coletiva, possui especial importância na primeira parte
do século 21. As mentes de centenas de milhões de pessoas são hoje
influenciadas pelo uso de técnicas subliminares de propaganda cujas mensagens
centrais visam a escapar de todo exame racional e vão dirigidas principalmente
ao subconsciente e ao inconsciente do cidadão.
Conglomerados
políticos, financeiros e econômicos têm o poder de moldar, dentro de certos limites,
o comportamento de populações. Transmitem e registram nas mentes das pessoas sugestões
que as levam, semi-hipnoticamente, a este ou aquele tipo de decisão pessoal, em
obediência aos interesses de curto prazo de investidores de dinheiro movidos
por ganância. George Orwell antecipou esta situação - levando-a a extremos
pessimistas - em seu famoso livro “1984”.
O pessimismo não vê
que nenhum mecanismo de manipulação mental é capaz de sustentar-se, porque seu
alicerce é falso. Só a verdade permanece. Bastará o despertar de um determinado
número de cidadãos para provocar um “efeito dominó” cujo resultado é o final do
processo de manipulação das mentes e das emoções.
A Internet, embora em
grande parte dominada pelas mesmas ilusões, oferece oportunidades para a
produção e distribuição de real conhecimento, e de informação honesta. Livre de
fronteiras, o mundo online abre espaço para a ajuda mútua e a cidadania
mundial. São inúmeras as experiências em escala global nesta área inovadora, e
a Wikipédia é apenas um exemplo. Ações solidárias e criativas aceleram a
transferência gradual de poder desde as grandes burocracias - religiosas,
científicas, comerciais e financeiras -, para o cidadão livre dotado de consciência
e criatividade. O autorrespeito, o autoconhecimento e a autorresponsabilidade
são os antídotos mais eficazes contra o veneno das sugestões hipnóticas.
Helena Blavatsky
previu um renascimento espiritual e uma vitória indiscutível da ética, durante
o século 21. O despertar já começou, mas a nova primavera surge sem pressa. Ela
é sobretudo uma transformação de consciências. O tempo necessário para que esta
revolução se torne externamente visível pode ser maior ou menor. O
aspecto cronológico externo não é importante. Vale o tempo interno. O despertar
está surgindo de dentro para fora no plano da alma, e, assim como o nascer do
sol, não pode ser atrasado ou adiantado através de ações artificiais. O texto
de Robert Crosbie mostra com clareza o mecanismo da ignorância do qual é
possível despertar.
(Carlos Cardoso
Aveline)
O Poder de Sugestão
Robert Crosbie
O poder de sugestão significa muitas coisas diferentes para
diferentes pessoas. Está ligado à ideia de hipnose, um processo em que o
operador é capaz de fazer um sujeito passivo pensar, dizer, fazer ou imaginar
qualquer coisa que ele quiser. Isso é possível através da existência de certas
condições anormais na consciência do sujeito passivo. Os meios e métodos pelos
quais se induz a estas condições anormais não são conhecidos amplamente, embora
alguns praticantes tenham desenvolvido várias maneiras de produzir processos
hipnóticos.
Mas o que deve ser discutido é o fato da sugestão em si
mesmo, em termos gerais, e também o modo como ele afeta os seres humanos. As
pessoas não percebem que vivem quase inteiramente sob o efeito de sugestão.
Desde o nosso nascimento somos rodeados por aqueles que sugerem certas ideias
como verdadeiras, e seguimos as ideias sugeridas. Há em qualquer lugar muito
pouco pensamento original, e isso é
especialmente verdadeiro naqueles níveis que mais atraem a atenção do grande
público, isto é, na política, na religião, e na ciência. Seja qual for o
sistema de pensamento que nos é apresentado, nós o adotamos. Seguimos a
sugestão dada, sem fazer uma tentativa de compreender a base daquilo que é
sugerido. Os alicerces sobre os quais repousa a sugestão feita são aceitos
automaticamente, mesmo nas coisas mais importantes da vida.
Nossa religião, por exemplo, é apresentada como uma
“revelação”. Nós a aceitamos na infância, e a aceitamos como um fato, sem
examiná-la para ver o que é e em que se baseia. Nossos poderes de pensar e agir
têm como origem uma sugestão inverdadeira. Isso não nos impede de pensar e
agir, mas, como resultado deste início falso, todas as possibilidades de
pensamento e ação, todas nossas criações mentais, toda a superestrutura da
nossa existência, são falsas, porque, como pensamos sobre falsas premissas,
nosso pensamento nos leva inevitavelmente a conclusões falsas.
Ocorre essencialmente o mesmo fato no caso do sujeito
hipnotizado. Ele é lançado a uma condição anormal; ele não tem nada diante de
sua mente; o hipnotizador apresenta uma determinada ideia e com ela a sugestão
de certo tipo de ação. Imediatamente o hipnotizado adota a sugestão, passa a
trabalhar a partir dela, e continuará a fazer isso até que a sugestão seja
mudada.
Aqueles que nascem dentro de qualquer seita ou religião
determinada deveriam saber disso. Com o nosso primeiro sentido de compreensão,
ideias são apresentadas a nós e transmitidas às nossas mentes como fatos
absolutos. Agimos a partir desta base, e por mais que sigamos longo tempo essas
mesmas linhas, nenhuma conclusão ou compreensão verdadeira pode ser alcançada.
O que sabemos do caráter verdadeiro ou falso das ideias apresentadas a nós na
infância? Nada. O que sabem sobre elas os nossos pais e professores? Coisa
alguma. Eles simplesmente passam para nós as sugestões que receberam na sua
própria infância e que desde então operaram neles acumulativamente.
Devemos aprender a não aceitar afirmações, sejam elas
feitas por quem forem, apenas porque são feitas para nós. Devemos examinar as
bases de tudo o que nos é apresentado, e saber quais são os seus princípios, e
se estes princípios são autoevidentes. Se eles não forem autoevidentes, como poderão ser básicos?
É comum a todos no mundo ocidental a ideia de que há um
Criador deste universo. O que é que nós sabemos sobre isso? Se é verdade que um
ser criou o universo e todos os seres que há nele, então nós não somos
responsáveis. Como decorrência desta ideia, surgem outras: a ideia de que o ser
humano só vive uma vez, de que esta é sua única encarnação, e de que não se
pode saber para onde ele vai depois daqui. Seguimos a sugestão de que o ser
humano vive uma só vida, de que ele é fundamentalmente irresponsável pelo fato
de estar aqui, e construímos nossos pensamentos e nossas ações a partir desta
base. Será que desta forma somos mais sábios, mais felizes, à medida que
vivemos? Será que isso produz paz e felicidade para os outros? Isso faz com que
cheguemos ao final da vida mais sábios e numa situação mais favorável? Sabemos
que quando chegamos ao fim da vida devemos abandonar todas as coisas terrestres
que tenhamos obtido enquanto estivemos aqui.
Mas esta Terra é apenas uma entre muitas Terras. O que
dizer dos outros planetas, e dos outros sistemas solares presentes no espaço
sideral? Temos algum conhecimento real em relação a eles ou à razão para que
eles existam, com base na sugestão que nos foi passada?
Quando as nossas impressões religiosas são mudadas,
quando outras sugestões nos são dadas, será que elas não nos são passadas do
mesmo modo? Sejam quais forem - “ciência mental”, “novo pensamento”, “ciência
cristã” e assim por diante - nós as adotamos, avançamos de acordo com as linhas
de ação sugeridas, e então, o que é que nós realmente aprendemos? Nada.
Chegamos ao final da vida igualmente presos à ignorância, apesar de todas as
“revelações” que nos foram dadas. O que é que sabemos das bases destas
revelações? Elas são verdadeiras, ou só parcialmente verdadeiras? Nunca alguém
nos pede para examinarmos os pontos fundamentais e ver por nós mesmos se eles
são verdadeiros e autoevidentes. Não. É solicitado de nós que aceitemos o que
nos é dado e que trabalhemos a partir disso. Isso é sugestão.
A nossa vida municipal, nossa vida nacional e nossa vida
política estão todas sob sugestão, e poucos são aqueles que tentam ir até a
raiz das coisas e compreender qual é a natureza do ser, de modo a saber por si
mesmos e assim agir com poder e conhecimento. Se olharmos ao nosso redor,
veremos que todos sofremos a influência da sugestão em muitos aspectos.
Qual é o critério pelo qual podemos avaliar cada uma das
sugestões apresentadas a nós? O critério é o seguinte: o que é verdadeiro explica
o que antes era um mistério. E como estamos rodeados de mistérios, a Verdade
deve explicar todos eles.
Este poder de sugestão ainda deve ser usado, seja qual
for a linha assinalada para nós. Se a Verdade existe e podemos alcançá-la - a
Verdade na religião, na ciência e na filosofia - ela deve vir primeiro até nós
como sugestão desde Aqueles que sabem. Se isso não fosse possível, se não
pudéssemos chegar à Verdade, então seria inútil falar sobre estas coisas. Mas
quando o que é verdadeiro é sugerido a nós, há sempre um meio ao nosso alcance
pelo qual podemos verificar o que é verdadeiro. Este meio não depende da
autoridade ou da garantia de ninguém, mas consiste do fato de que podemos
perceber a verdade e testá-la por nós mesmos. A autoridade final é o próprio ser humano.
Um Deus externo é um ídolo. Devemos chegar até o mais
íntimo do nosso próprio ser e compreender que é o nosso ser que escolhe e
decide por si mesmo o que aceitaremos e o que rejeitaremos. O poder próprio da
Divindade - o poder da escolha - está em cada um de nós. Quando começamos a
compreender isso, alcançamos o primeiro indício da nossa própria imortalidade.
Assim podemos ver que Aquilo que vive e pensa no homem é o Peregrino Eterno. Se
você preferir usar o termo Deus, você
pode dizer: “Há tantos Deuses no céu quantos seres humanos na terra.”
Há muitos seres abaixo do homem; talvez alguns admitam
que pode haver, ou que há, seres maiores que o homem. Nenhum destes seres pode
ser onipresente, nenhum deles pode ser Supremo. O que é aquilo que é
onipresente e supremo em cada ser e todos os seres - no homem, nos seres abaixo
do homem, e nos seres acima do homem? Será que não é este Poder de perceber, de
pensar, de escolher, de agir a partir do pensamento e da escolha, a partir da
Inteligência que o ser possui? Este Poder transcende todos os seres, e todas as
concepções. É este Poder que está na raiz da evolução e constitui a própria
Essência de cada ser. Ninguém está separado dele. Ninguém está destituído dele.
Todos são raios dele e estão em unidade com ele. Não há possibilidade de
qualquer existência separada dele.
O ser humano existe no meio de uma vasta evolução
silenciosa, a evolução da Inteligência, da Alma. Todos os seres abaixo do homem
devem subir a escada da existência até o nosso estágio, e quaisquer seres que
existam acima do homem devem ter passado até além do nosso estágio, indo até
mais alto na escada. Eles são nossos Irmãos Mais Velhos e viveram em
civilizações anteriores às nossas - muitas eras antes da nossa e alcançaram um
ponto de desenvolvimento muito acima do nosso.
Estes Irmãos Mais Velhos da família humana não são
espíritos no sentido comum da palavra, nem são seres nebulosos, “deuses” ou
“anjos”. Eles são homens, Mahatmas
(“Grandes Almas”). São seres aperfeiçoados fisicamente, mentalmente,
moralmente, psiquicamente e espiritualmente, que estão hoje onde nós um dia
estaremos, quando nos tivermos aperfeiçoado do mesmo modo como eles, através de
esforços planejados e desenvolvidos por nós mesmos.
Com Seu conhecimento e poder, com Sua capacidade de
ajudar-nos e guiar-nos e com Seus esforços para fazê-lo, estes Mestres são para
nós a maior e mais poderosa sugestão que poderia ser feita para qualquer ser
humano. Eles estão dispostos a ajudar em qualquer tempo e lugar em que nós
estivermos dispostos a receber a ajuda. Eles nunca pedem por coisa alguma; Eles
estão sempre prontos para auxiliar aqueles
que estejam dispostos a seguir as linhas indicadas, de modo que nós também, da
nossa parte, possamos ser no futuro como Eles são - e possamos saber por nós
mesmos.
Se aceitamos a filosofia dos Mestres tal como ela nos é
dada em Teosofia, se a encararmos como uma teoria cujos méritos devem ser
examinados, nós veremos que ela explica.
Ela explica por que há tantos tipos diferentes de pessoas; ela explica as suas
diferentes naturezas; ela explica por que alguns sofrem mais e outros sofrem
menos. Ela explica por que um nasce em um lugar determinado, naquela família,
naquele povo, naquela época. Ela explica cada uma das desigualdades que há na
vida, cada injustiça, cada mistério. Ela capacita o ser humano para compreender a sua própria imortalidade
para ter uma existência consciente no Espírito, mesmo enquanto está encarnado
em um corpo aqui na Terra. Atualmente nós vivemos na matéria; pensamos que
existimos na matéria e que dependemos da matéria para existir. Pensamos
materialmente. Nossa religião é materialista, nossa ciência é materialista, e
nossa filosofia é materialista. Tudo isso se deve ao mau uso do poder da
sugestão e à nossa aceitação de ideias sem investigá-las, sem compará-las, e
com base apenas nesta ou naquela autoridade. Nós acreditamos, mas não sabemos.
Não pode haver quaisquer Divindades, a menos que elas tenham
surgido do Espírito Uno. Cada ser Divino é uma evolução. Onde quer que se fale
de divindade, o tema é a evolução de um ser. Toda inteligência tem como base o
poder de perceber, e este poder existe em cada graduação da escala da
existência. A inteligência é o poder de conhecer. Esta ideia põe de lado grande
número de sugestões das quais talvez nós tenhamos dependido. Seria correto não
dependermos de nada exceto do nosso próprio poder inerente de aprender e de
libertar-nos das nossas dificuldades. Todos os nossos poderes nasceram conosco;
todas as nossas experiências passadas estão conosco, mas elas são afastadas de
nós por um grande número de sugestões dadas a nós quando éramos crianças, e
pelas falsas ideias que nós ainda alimentamos. Nada exceto a Verdade nos poderá
jamais libertar, e cada um de nós pode descobrir e seguir a Verdade, e assim
chegar a conhecer por si próprio.
NOTA:
[1] Trata-se do registro
estenográfico de uma palestra de Robert Crosbie. “O Poder da Sugestão” (“The
Power of Suggestion”) foi mais tarde incluído no volume “The Friendly
Philosopher”, Robert Crosbie, Theosophy Co., Los Angeles, 416 pp., 1934-1946-2008,
ver pp. 320-325. O artigo é aqui reproduzido da edição de dezembro de 2011 de “O Teosofista”.
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