6 de outubro de 2014

A Metafísica é a Alma do Progresso

O Papel da Filosofia e da Ética
No Desenvolvimento dos Povos

Carlos Cardoso Aveline 

 
 
 
A filosofia metafísica expande a mente de um povo, fortalece o seu pensamento e o torna mais apto para o êxito nas diferentes dimensões da vida. Sua ausência, por outro lado, dificulta o progresso cultural e econômico.
 
Quando o ponto de vista é estreito, o essencial é invisível aos olhos: e mesmo assim o essencial não deixa de existir.
 
Não é a ambição cega que impulsiona o progresso dos povos, mas a força mental dos seus cidadãos, e a sua capacidade de criar. Daí a frase famosa atribuída a Monteiro Lobato:
 
“Um país se faz com homens e livros.”
 
O estudo das filosofias universais e clássicas expande a capacidade de pensar das comunidades. Em qualquer momento histórico, os países mais poderosos e criativos do mundo possuem filosofias profundas.
 
O país que valoriza o estudo vivencial da filosofia - definida como amor à verdade e à sabedoria - é semelhante ao ser humano individual que preserva o contato com sua própria alma.
 
Os sábios e pensadores de gerações anteriores são mestres e fontes de inspiração para as gerações atuais. A filosofia universal se apoia no pensamento livre e na sabedoria sem fronteiras, que desafia as visões dogmáticas. A atitude ética diante da vida está na base da paz e da prosperidade dos povos.
 
O maior entrave enfrentado pelas  nações não é social ou econômico. Tampouco está em meros sintomas como a falta de uma honestidade mais forte na administração pública.
 
A força moral maior ou menor dos dirigentes nacionais é basicamente um sintoma da força cultural do povo como um todo. O grande adversário do progresso não está em um partido político ou uma ideologia qualquer: trata-se da preguiça mental, sempre estimulada pela busca cega da satisfação imediata.
 
Ampliando o Processo do Alvorecer
 
A importância da filosofia teosófica não deve ser subestimada.
 
Nos diferentes povos, são fundamentais as obras escritas que explicam o mistério da alma imortal e ativam no ser humano a ponte entre o eu superior e o eu inferior, a secreta “escada de Jacó” entre a consciência celestial e a consciência terrestre.
 
O pensamento ético universal deve fazer a ponte entre a essência das diferentes filosofias religiosas,  ao mesmo tempo que mostra o caráter falso das suas cascas externas dogmáticas.
 
A força do pensamento correto renova a vida dos países. O ponto de vista teosófico é a perspectiva da alma espiritual. As filosofias clássicas do Oriente e do Ocidente alargam os horizontes de todos.
 
É ilimitado o potencial positivo de qualquer país que faça brilhar a sabedoria antiga e as tradições éticas.  É lento o despertar das nações para uma visão universal que respeite a independência de cada povo e preserve a autonomia de toda pequena comunidade. A consciência espiritual não pode ser estabelecida por decreto. O amanhecer acontece através do indivíduo. A luz do novo dia surge na hora certa, sem alarde.
 
Cada átomo é um resumo do sistema solar, e do mesmo modo todo cidadão é um centro vivo do conjunto do despertar humano. Quanto mais cedo ele entrar em ação, melhor. A luz física e espiritual do amanhecer é imensa. O seu centro oculto está secretamente presente na consciência dos seres humanos sensatos.
 
000
 
U
ma versão inicial do texto acima foi publicada de modo anônimo na edição de março de 2014 de “O Teosofista”.  O texto foi  atualizado em 20 de abril de 2021. 

Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.


Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”.

000