5 de agosto de 2016

Ensaio Sobre o Conhecimento

O Último Escrito de um
Pioneiro da Filosofia Esotérica 

Farias Brito

Farias Brito (1862-1917), em foto de 1916 



Nota Editorial de 2016

O texto a seguir constitui um testamento filosófico de Farias Brito. Escrito durante os meses finais da sua vida, foi encontrado entre os papéis do pensador quando ele morreu em 16 de janeiro de 1917.

O Ensaio é o último escrito de Brito, porém a sua importância não foi reconhecida de início. Em 1920 foi publicado apenas um fragmento dele. Em seguida o texto caiu no esquecimento, permanecendo ignorado cerca de 40 anos.

Em 1959, a viúva de Farias Brito reencontrou o manuscrito em um velho arquivo e repassou-o a uma sobrinha, que fez contatos com editores. O Ensaio foi publicado na íntegra pela primeira vez quase meio século depois da morte do autor, na Revista do Livro, em março de 1964.

Farias Brito expressa nos dois capítulos do texto a seguir uma visão teosófica do mundo que foi prontamente rejeitada não só pelos seus contemporâneos, mas também pela quase totalidade dos que estudaram sua obra desde então.   


000

Sobre o crescimento interior e a transformação pessoal no século 21, leia a obra “O Poder da Sabedoria”, de Carlos Cardoso Aveline.


O livro foi publicado pela Editora Teosófica, de Brasília, tem 189 páginas divididas por 20 capítulos e inclui uma série de exercícios práticos. Está na terceira edição.  

000