19 de setembro de 2018

A Fonte da Ética na Política

Como Abrir Caminho Para
Uma Primavera da Fraternidade

Carlos Cardoso Aveline

Sigmund Freud e Helena Blavatsky



É inegável a responsabilidade cármica dos administradores públicos que deixam de lado a ética, usando mecanismos de poder coletivo para iludir e manipular os povos. 

A lei do carma não abre exceções. Quanto maior o poder, maior a responsabilidade. Um raja-iogue dos Himalaias escreveu:

“...Para nós um lustrador de botas honesto é tão bom quanto um rei honesto, e um varredor de ruas imoral é muito melhor e mais desculpável do que um imperador imoral”. [1]

Nenhum detentor de poder político, econômico ou “espiritual” está acima da lei do carma. A seu tempo, todos colhem os resultados de suas ações, certas e erradas.

Porém, os dirigentes públicos desonestos não são os únicos responsáveis pelos abusos que cometem. Todos os aspectos da vida se interrelacionam. Não é suficiente combater exclusivamente este ou aquele indivíduo desonesto. Devemos examinar as premissas das quais os “Irmãos Metralha” partem, e ver quem as produziu.

O problema inclui uma dimensão cultural. A desonestidade tem uma causa. A sua fonte está em uma visão falsa da felicidade como se ela fosse produzida meramente pela posse de dinheiro e pelo poder egoísta. A origem da desonestidade está também na ideia de que o ser humano não tem acesso próprio à sabedoria nem à felicidade interior e eterna.    

Há 15 séculos a teologia do Vaticano insiste em descrever o ser humano como um “pecador” que só pode ser salvo por alguma força externa e graças a uma crença cega, mas não por mérito próprio. Cria-se então a farsa do clientelismo divino: a crença em que Deus salvará como um favor pessoal aqueles que obedecerem cegamente a um clero interessado no dinheiro dos fiéis. Este cristianismo falso está hoje desmascarado e vai destruindo a si mesmo, primeiro no plano moral.  

Na mesma linha, desde o século 20, as correntes dominantes da Psicologia descrevem o indivíduo humano como um ser manipulável, sem alma, escravo dos seus instintos, e completamente controlável através de estímulos deste ou daquele tipo. O behaviorismo é a principal destas correntes, e alimenta os mecanismos de marketing e propaganda dominantes na mídia, assim como no mundo político e econômico.

A Psicologia autêntica pretende descrever a natureza interior do ser humano. Ela valoriza os laços humanos profundos. A psicologia convencional, por outro lado, transformou-se em grande parte numa pseudociência mercantil que ignora tanto a existência da alma como a necessidade cármica da honestidade.

O pensador judeu Sigmund Freud formulou uma psicologia ética e profunda, embora impotente diante das forças destrutivas de seu tempo.

Carl G. Jung, por sua vez, teve proximidade com o nazismo e distorceu as descobertas de Freud, levando-as para um território destituído de respeito pela vida.

Quando um psicólogo se apresenta como conhecedor do ser humano e ao mesmo tempo ignora a Ética, inventando meios para manipular as pessoas, está na verdade praticando Magia antievolutiva. No tempo certo, o Carma destruirá as ilusões egocêntricas construídas por tais pseudocientistas.

Os “especialistas da consciência humana” que buscam obter dinheiro de modo egoísta definem implicitamente o cidadão como um ser menor, tão instintivo como os ratos. Veem-no como controlável por um sistema sutilmente autoritário de estímulos e desestímulos dirigidos ao nível involuntário da sua consciência e fabricados pela indústria da propaganda.

Entre as consequências desta falsa visão do processo humano está o surgimento de várias gerações de cidadãos egoístas e de políticos antiéticos. A popularização do consumo de drogas e álcool - estimulada por uma certa elite - é uma forma de inutilizar a juventude, de roubar o discernimento dos cidadãos e boicotar o poder humano de renovar a vida.

A corrupção na política é, portanto, apenas a ponta do iceberg. O mundo das instituições reflete o que vai na mídia e em outros setores da sociedade.

Combatendo a Fonte da Desinformação

Para a filosofia esotérica a ação desonesta deve ser compreendida em suas causas.

A vida se desdobra assim no céu como na terra. A ignorância ocorre tanto no plano do materialismo como na esfera religiosa. Há uma semelhança profunda, portanto, entre a psicologia superficial, que busca a mera adaptação do indivíduo à ignorância coletiva organizada, e a teologia dogmática, que visa dominar as mentes dos seus fiéis reduzindo-as à obediência cega. Ambas tratam o ser humano como simples coisa e como animal instintivo.

O pensamento científico mercantilizado possui pontos fundamentais em comum com as igrejas dogmáticas.

Enquanto a religiosidade superficial define o ser humano como alguém irresponsável, nascido para obedecer cegamente, as escolas de pensamento “científico” que obedecem a interesses monetários descrevem o cidadão como alguém igualmente irresponsável, que pode ser manipulado completamente por mídia, propaganda e promessas de “líderes carismáticos”.

Nos meios chamados “esotéricos”, os seguidores de Carl G. Jung, Annie Besant, Jiddu Krishnamurti e outros preparam o caminho da irresponsabilidade fazendo de conta que a lei do carma pode ser esquecida, e sugerindo que a opção entre sinceridade e hipocrisia tem pouca importância.

Estas várias escolas de pensamento e suas doutrinas devem ser enxergadas com clareza. Para que floresça a paz social, é necessário que os indivíduos conscientes se libertem do relativismo ético.

Do século vinte para cá, Erich Fromm, Viktor Frankl, Pitirim A. Sorokin, Fritz Künkel e Karen Horney estão entre os numerosos pensadores honestos da Psicologia. Seus livros têm afinidade com a filosofia esotérica, assim como as obras baseadas na Análise Transacional. A psicologia, associada à ética, abre caminho para o nascimento da primavera da fraternidade que, segundo H. P. Blavatsky, deve ocorrer antes do final do século 21, resgatando o melhor de cada religião e da tradição cultural de todos os povos. [2]

A teosofia clássica e a psicologia profunda atuam em harmonia com os grandes sábios de todos os tempos. Elas mostram que o ser humano está em evolução. Sua etapa presente, de relativa ignorância espiritual, constitui um momento passageiro.

Nada escapa à ação da Lei do Carma. Tudo tem sua hora.

A fonte do sentimento de boa vontade está na alma imortal do indivíduo. No momento certo da vida dos povos, surgem lideranças capazes de trazer outra vez a ética para a agenda diária da população. Nada pode atrasar o momento em que surge o novo dia. Na hora adequada de cada ciclo, os povos veem a Oportunidade cármica à sua frente, e a ação comunitária e a ajuda mútua passam pelo devido processo de renascimento.

NOTAS:

[1] “Cartas dos Mahatmas”, Ed. Teosófica, Brasília, Volume I, Carta 29, p. 158.

[2] “Collected Writings”, H. P. Blavatsky, Volume XIV, TPH, Wheaton, EUA, 1985, 733 pp., página 27. Em português, veja o subtítulo “O Mestre Mais Severo Anuncia a Vitória” no artigo “O Lado Luminoso de Saturno”.

000

Uma versão inicial do texto acima foi publicada, sem indicação de nome de autor, na edição de agosto de 2009 de “O Teosofista”, pp. 1-3. Sua publicação como artigo independente em nossos websites associados ocorreu dia 19 de setembro de 2018.

000


000