Quando Buscamos Algo
Valioso, a Perseverança é Natural
Carlos Cardoso Aveline
* Há quem se apegue à mera aparência de espiritualidade e a imite em
suas práticas diárias. A vã esperança alimentada por alguns é de que a
espiritualidade irá migrar desde os níveis superficiais de consciência para as
camadas mais profundas do ser. Os resultados obtidos são tão superficiais
quanto os esforços feitos.
* Ao invés de priorizar a aparência, a atitude correta coloca o
foco na compreensão interior. As nossas visões mais profundas sobre a Vida
devem ser ampliadas racionalmente. A combinação de um estudo ativo da
literatura teosófica com a busca de percepções mais transcendentes deve estar
associada à prática da ação correta. E é importante saber que a ação altruísta
não se limita a sorrir para os pobres na rua. É algo probatório. Inclui
desmascarar as estruturas da ignorância organizada: para que a vida cresça, é
preciso quebrar a casca.
* Quando o objetivo é melhorar a vida, o esforço deve ser feito de
dentro para fora.
* Na medida em que colocarmos em movimento as Causas do
Autoaperfeiçoamento, o Tempo e o Carma estarão entre os nossos melhores amigos.
* A vigilância ajudará a não cair na armadilha das coisas pequenas
e do tempo de curto prazo. Não há nada de errado com o curto prazo em si:
devemos estar conscientes das diferentes escalas de tempo e não ficar limitados
a nenhuma delas, mas viver principalmente nas que são mais amplas.
* Sábio não é quem finge saber tudo. Sábio é aquele que
humildemente dá as boas-vindas a novas lições, que abre caminho para a
renovação da vida, e cuja meta de longo prazo é melhorar a si mesmo.
* Para alguns peregrinos, decidir que querem ter amigos sábios
pode ser o mesmo que escolher pela solidão, pelo menos a curto prazo. Através
do poder de estar sozinho, o indivíduo cria o bom carma de seguir a sua
consciência: a aparência de solidão será destruída a seu devido tempo através
da lei natural da afinidade. A cooperação e a ajuda mútua são uma lei da
evolução. Elas são onipresentes, mas só se tornam visíveis diante daquele que
transcende o território da rejeição e do apego.
* Não há duas manhãs iguais. Cada primavera é diferente das
outras. Quem está familiarizado com algum rio em especial sabe que ele muda
todos os dias, na turbidez da água, nas características do vento, no
comportamento dos pássaros e outros animais. Portanto, devemos prestar uma
atenção ilimitada à vida, sem pensar que algo do mundo visível continuará
igual. O universo inteiro está em movimento, e ele ilumina cada folha de grama.
* A característica básica da mente superficial é a inclinação para
a novidade. Aquele que gosta de fatos superficiais verá como cansativa toda
forma de persistência. Para uma mente mais profunda, no entanto, o tédio da
busca de novidades é insuperável. Quando buscamos algo valioso, a perseverança é
natural.
* O verdadeiro conhecimento da vida é inseparável de um impulso
por melhorá-la.
* Toda filosofia real é um modo amável de olhar para o mundo, e
inclui a tentativa de ajudar. Conhecimento autêntico é o conhecimento associado
à boa vontade. Há milhares de anos, os grandes pensadores têm sido filantropos
e amigos da humanidade que frequentemente fazem esforços extremos para ajudar
projetos solidários.
* Os desinformados praticam com alegria ações erradas enquanto o
carma não amadureceu. Mais tarde vivem uma infelicidade duradoura. Aqueles que
possuem informações corretas sobre a vida se dedicam a combater a ignorância e
a cegueira, e deixam a cargo da Lei do Carma apresentar os resultados visíveis
disso.
* Todo estudante de tradições esotéricas pode plantar diariamente
as sementes do bem-estar incondicional, dentro dos limites do seu livre
arbítrio.
* Cada dia vem até nós com o seu próprio regime de ventos e marés.
Precisamos estar conscientes do que nos rodeia, para dar ao dia uma forma
desejável. A vontade de construir a vida do modo que consideramos correto deve
estar combinada a uma capacidade de ser flexível em relação às circunstâncias.
Ao longo do caminho para a sabedoria, o desapego e a renúncia são inseparáveis
da posse de uma vontade purificada, firme como diamante.
* Alegria e tristeza são dois polos da vida emocional, e eles se
alternam assim como a vitória e a derrota de nossos esforços. O contentamento
transcende a polaridade inferior dos sentimentos, porque não depende de fatos
externos. Sua fonte está em nossa consciência e na percepção realista de que
fizemos, no rumo correto, o que estava ao nosso alcance fazer. O Devachan e o Nirvana
não são preparados pela obtenção de vitórias pessoais. O caminho para eles é
aberto enquanto fazemos o melhor que nos é possível - e ficamos contentes por
isso.
* Se alguém elogia algo mas não defende a coisa elogiada quando a
vê ser atacada injustamente, então não houve elogio: houve lisonja, que é uma
forma de falsidade. Algumas pessoas insinceras desmascaram a si mesmas através
da lisonja, o elogio impensado.
* Quando alguém adota de fato uma filosofia, o processo vai além
da superfície. Depois de algum tempo a pessoa passa a ser capaz de expressar o
ensinamento e de argumentar a seu favor. Se um indivíduo parece adotar um
ensinamento e não é capaz de argumentar a seu favor, talvez não haja uma opção
real por ele. Uma aproximação oportunista em relação à filosofia esotérica,
tentando tirar dela um proveito inferior, seria uma perda de tempo.
* O egoísmo impede que haja um benefício real na aproximação da
filosofia teosófica. Só a generosidade abre as portas da percepção.
* Assim como os sapatos devem ser deixados à porta de certos
templos, as preocupações pessoais precisam ser colocadas de lado para que nos
aproximemos da sabedoria universal. Esse procedimento tem o dom de curar os
problemas pessoais do peregrino.
* Nada que se possa dizer a alguém tem a mesma força que uma
percepção direta do indivíduo. E nenhuma percepção interna pode durar, a menos
que seja validada na vida diária. A lei da analogia ajuda a testar
possibilidades. A percepção verdadeira não fica congelada em um sistema de
crenças, e só é verdadeira enquanto dinâmica. No entanto, os princípios
universais e os métodos de trabalho devem ser estáveis. É preciso tomar
decisões, e elas devem ser firmes, se queremos ir a algum lugar.
* É recomendável examinar as maneiras práticas como jogamos fora o
tempo e a força vital disponíveis, dificultando a eficiência na busca da
sabedoria. Todos podem reduzir o índice de desperdício de recursos valiosos.
* Embora a calma e a paciência sejam úteis, na ausência da
vigilância elas levam à autoindulgência, que abre o caminho para a derrota.
* Uma visão de longo prazo da vida não nos autoriza a postergar
coisa alguma, nem convida a esquecer que a porta para a eternidade está sempre
localizada no momento de agora.
* Vale a pena manter a mente focada no silêncio que rodeia o som,
e no espaço eternamente presente em torno dos objetos. Quando o barulho conclui
o seu ciclo, o vazio interior liberta a consciência. No silêncio mental e
emocional, a sabedoria emerge e uma cura
misteriosa acontece. Nosso verdadeiro eu vive na ausência de sons, e no puro
espaço.
* Para ver diretamente a essência dos fatos em seu contexto, cabe
paralisar sentimentos e pensamentos de ordem pessoal. Interromper estas duas
atividades, no entanto, não é um fato mecânico. Talvez possa ser melhor
descrito como “transcender a sua dinâmica”. E isso só é possível quando
adquirimos conhecimento suficiente dos variados pensamentos e sentimentos que
há em torno dos fatos, e quando olhamos para eles com uma compreensão razoavelmente
serena e equilibrada.
* O resgate coletivo da ética faz com que todos renasçam
internamente num nível de consciência mais luminoso. À medida que se cura
lentamente a alma de uma coletividade, cura-se no plano individual a alma de
cada um dos seus membros.
* Sempre que uma Sociedade ou Civilização é incapaz de renovar-se
desde dentro para fora, a Vida a renova de fora para dentro. Se um indivíduo ou
grupo não procura pelas lições que deve aprender, as lições procurarão por ele,
e o acharão.
* O filósofo russo Ivan A. Il’in escreveu: “Não se deve pensar que o estado religioso da alma é a mesma coisa que o
seu estado eclesiástico ou sua crença. Isso já fica claro pelo fato de que uma
pessoa religiosa pode não fazer parte de qualquer tipo de crença, nem de
qualquer igreja.” [1] De fato,
quando um indivíduo sabe que possui um templo sem muros situado em sua própria
consciência superior, ele vai além das crenças baseadas em rotina ou na suposta
autoridade sacerdotal.
NOTA:
[1] Do
livro “The Essence of Legal Consciousness”, de Ivan A. Il’in: Wildy, Simmonds
& Hill Publishing, 2014, Reino Unido, 391 pp., ver p. 325.
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O artigo acima foi publicado como texto
independente em 17 de abril de 2019. Uma versão inicial e anônima dele está
incluída na edição de abril de 2016 de “O
Teosofista”.
Embora o título “Ideias ao Longo do
Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the
Road”, do mesmo autor, não há uma identidade exata entre os conteúdos das
duas coletâneas de pensamentos.
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