23 de agosto de 2019

Lições dos Judeus Sobre Humildade

Dois Exemplos de uma Sabedoria Prática

Malba Tahan


A Torá tradicional do judaísmo


0000000000000000000000000000000000000000000

Nota Editorial:

Malba Tahan foi o nome literário e o
autor-personagem criado pelo professor
de Matemática brasileiro Júlio César de
Mello e Souza (1895-1974). A sua obra ensina
a sabedoria ética universal ao mesmo tempo que
promove a paz e o entendimento inter-religioso.

As duas narrativas a seguir são reproduzidas do
livro “Lendas do Bom Rabi”, de Malba Tahan,
Edição Saraiva, SP, Brasil, 1951, 197 páginas. O
primeiro conto está à p. 170. O segundo, à p. 130.

A obra “Lendas do Bom Rabi” está publicada
também sob o título de “Lendas do Povo de Deus”.

(Carlos Cardoso Aveline)

0000000000000000000000000000000000000000000000



1. Humildade do Rei


Discorrendo sobre a humildade, um sábio ensinou ao rei Tejuan que o homem humilde está fadado a longa e ditosa vida.

A fim de usufruir desse dom conferido aos humildes, meteu-se o monarca num trajo surrado, mudou-se para um casebre e proibiu que seus súditos lhe tributassem a menor deferência. Examinando-se, porém, de boa-fé, averiguou que, na sua humildade aparente, se tornara ainda mais soberbo. O filósofo advertiu-o:

- Podeis abandonar esses andrajos e cobrir o vosso corpo com ouro e púrpura conservando, porém, a humildade em vosso coração.

E para revelar ao rei no que consiste a falsa humildade, o sábio narrou a seguinte história:

- “Um homem instruído, inteligente e caridoso, tinha infelizmente o defeito da soberba. Disseram-lhe que, se aprendesse a ser humilde, se tornaria perfeito. Ele seguiu o alvitre: estudou todas as regras de humildade, até sabê-las inteiramente de cor. Certa vez um pobre campônio, ao passar por ele, esqueceu-se de o saudar com o devido respeito.

O pretenso humilde, voltando-se para o campônio protestou:

- “Idiota! Não sabes então que, desde que aprendi a humildade, sou um homem de caráter perfeito?”

E o filósofo concluiu:

- Era a voz recalcada do orgulho que assim falava. Naquele homem havia, apenas, a aparência de humildade. Aparência e ... nada mais.

Esse trecho é inspirado nas “Máximas de Baal Schem-Tov”. Os humildes são, pelos sábios israelitas, exaltados em todos os momentos. Em certos textos não se referem os mestres aos “santos” mas sim aos “humildes”. O espírito de santidade estará forçosamente ligado ao mais profundo e sincero sentimento de humildade. (Cfr. A.Cohen, “Le Talmud”, trad. de Jacques Marti, Payot, Paris, 1933.)

2. Humildade


Um fabricante de sandálias, num momento de exaltação, feriu com grave ofensa o Rabi Johanan. Um dos discípulos procurou o sábio no mesmo dia e, muito solícito, disse-lhe:

- Mestre, permite que eu castigue aquele homem deseducado e estúpido que vos injuriou?

- Não é digno de respeito - corrigiu com sereno semblante o sábio - aquele que concede a outrem permissão para proceder mal.

E logo justificou, dogmático e conciliador:

- Quem não domina o seu gênio carece de inteligência. Quem é poderoso? O que responde à insânia com humildade e sabe reprimir os impulsos condenáveis. Quem não domina os seus furores muito menos saberá corrigir a cólera alheia. A origem do êxito do humilde é que os seus semelhantes o ajudam, graças à sua submissão. Mais amparo encontra o homem na sua própria humildade do que na força dos poderosos.

Distinguem-se os rabinos pelo espírito de humildade que revelavam. O perdão das ofensas alheias figura entre os preceitos talmúdicos, Yoma 23.a; Chabbat, 151, b. São inúmeros os exemplos colhidos a tal respeito na imensa literatura religiosa de Israel.

000

Os contos reunidos sob o título de “Lições dos Judeus Sobre Humildade” foram publicados nos websites associados dia 23 de agosto de 2019.

000

Clique para ler o artigo O Mundo de Malba Tahan”, de Carlos Cardoso Aveline. Veja outros contos filosóficos de Malba Tahan.

000